Roberto Baia

21 de setembro de 2018

E o livro da Célia?

Já mudou de autor o livro sobre a vida da ex-prefeita e candidata a deputada estadual, a médica Célia Rocha. A jornalista Eliane Aquino havia sido contratada para redigir a obra, mas, após mais de um ano, não cumpriu o prazo estabelecido.

 

Bandeira

Esta semana, Célia contatou o, também jornalista e publicitário, Carlo Bandeira, para editar a sua história.

Agora, de acordo com a jornalista Cinara Corrêa, o livro finalmente deve sair. Pelo menos, é a esperança dos incrédulos.

 

Polêmica em Arapiraca

E o secretário de Educação de Arapiraca, Janeo Melanias, foi a “sensação” das redes sociais dessa semana, mas, infelizmente, por uma atitude agressiva e covarde.  Esse senhor, que segundo relato de testemunhas e registro policial, atropelou, em um passado recente, e matou um pai de família em Arapiraca, aparece em um vídeo, gravado durante reunião com ex-servidores das Oscips que estão com salário atrasado, onde afirma que 90% dos radialistas de Arapiraca são “vagabundos”.

 

A vítima

A vítima de Melanias foi o jovem comerciante Edvaldo Jacinto da Silva, de 28 anos.

Janeo conduzia um Fiesta Sedan MVA-6676. O caso aconteceu na AL 220, em trecho que corta a cidade de Arapiraca e o atual secretário apresentava sintomas claros de embriaguez.

 

Mais ataques 1

Sobre as denúncias, o secretário criticou a oposição e disse que havia pessoas que eram contratadas só para falar das coisas erradas ou “inventar”. A declaração continua com um ataque direto aos veículos de comunicação e aos profissionais.

 

Mais ataques 2

“90% do pessoal da imprensa trabalha desse jeito. Isso é radialista. Conheço meia dúzia que trabalha direito. O resto é vagabundo”, afirma Janeo no vídeo.

No vídeo, Janeo diz que a gestão se desorganizou porque houve muitas denúncias e que o Ministério Público achou por bem solicitar ao juiz o cancelamento dos contratos (Com Oscips).

 

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Arapiraca se manifestou por meio de nota oficial, onde “ esclarece, sobre vídeo com a fala de um secretário municipal, que o conteúdo não reflete o pensamento da administração pública acerca dos profissionais de imprensa ou veículos de comunicação. A relação da prefeitura e seus funcionários com jornalistas e radialistas sempre foi pautada no respeito mútuo, na ética e na transparência. A fala do secretário expressa uma opinião pessoal e não representa o pensamento do Poder Executivo Municipal”.

Trocando em miúdos: O secretário não será punido e continua trabalhando como se nada tivesse acontecido.

 

Nota do SINDIRÁDIO

O SINDRÁDIO (Sindicato dos Radialistas) também se manifestou, meio que acanhadamente. O sindicato pede ao secretário para nominar os profissionais e lembra que é papel dos comunicadores “servir como porta vozes da população”.

Esqueceu, no entanto, um principio básico que acusar sem provas  é um crime e também “esqueceu” de informar que vai entrar ou não com ação na Justiça buscando punição para os danos causados aos profissionais arapiraquenses.

 

Alerta de prevenção

O aumento de casos de suspeita de dengue, atendidos no Hospital Regional de Arapiraca no mês de agosto (154 contra 129, detectados em julho), reforçam a preocupação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia para os cuidados com a prevenção.

“A população precisa ficar alerta e nunca deixar de lado a prática dos rituais preventivos”, disse a chefe do departamento, Nelva Rubia.

 

Maior vigilância

Apesar do aumento ser considerado pequeno, não provocando riscos de uma epidemia ( 19% se comparado ao mês de agosto), os casos suspeitos atendidos no Regional refletem a necessidade de uma maior vigilância doméstica.

 

Ações caseiras

Para a Coordenadora, o mosquito transmissor da dengue, chamado Aedes Aegypit, precisa ser combatido cotidianamente com ações caseiras, a exemplo de se evitar acúmulo de água em recipientes, tapar recipientes para o lixo e usar repelentes.

 

 

… “Depois de todas as campanhas é natural que as pessoas fiquem mais acomodadas, mas esse é o risco. Então é preciso reforçar sempre as informações”, comentou o Diretor Médico do Hospital, Ulisses Pereira.

 

 

… Para o provedor Geraldo Magela Pirauá – que recebeu semana passada o Prêmio Melhores do Ano, Trofeu Imprensa Tv OOPS, pelo trabalho realizado à frente do Hospital- as medidas preventivas devem ser sempre priorizadas.

 

…  “Estamos aqui para atender a população, que precisa de informações para se precaver de doenças que podem ser evitadas. A prevenção sempre será o melhor remédio”, falou.

 

 

20 de setembro de 2018

Deve renunciar

O presidente do ASA, Isve Leão, deve renunciar à presidência do clube, ainda neste ano devido à precariedade financeira do clube. O time, que há seis anos venceu o Palmeiras na Copa do Brasil, está totalmente falido e defendendo apenas o Campeonato Alagoano deste ano.   Encontros macrorregionais O Conselho Estadual de Saúde e o […]

19 de setembro de 2018

Nota de repúdio

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão no Estado de Alagoas (SINDRÁDIO/AL) emitiu nota de repúdio contra a fala do Secretário de Educação de Arapiraca, Janeo Melanias, que foi flagrado chamando radialistas de “vagabundos.” O sindicato pede ao secretário para nominar os profissionais e lembra que é papel dos comunicadores “servir como […]

18 de setembro de 2018

Ataque covarde

A divulgação de um vídeo durante encontro do secretário municipal de Educação de Arapiraca, Janio Melanias, com ex-funcionários das Oscips que estão sem receber salários, causou uma grande repercussão nas redes sociais. Na reunião, Jânio atacou os radialistas da cidade, afirmando que “90% dos profissionais são vagabundos”. Janio é professor do Colégio Nossa Senhora do […]

15 de setembro de 2018

Atividades paralisadas

Funcionários municipais que eram ligados às OSCIPs paralisaram às atividades na sexta (14), em Arapiraca. A maior parte dos serviços prejudicados são em escolas e creches, por atingirem profissionais do antigo PSS da Educação.   Sem impedimento Os servidores estiveram na manhã de sexta no Centro Administrativo municipal e no Ministério Público de Alagoas. A […]

14 de setembro de 2018

Desrespeito

O prefeito Rogério Teófilo (PSDB) teve uma atitude que pegou de surpresa toda a classe política e a sociedade arapiraquense. Teófilo exonerou a secretária Amilka Melo, titular da Assistência Social e Políticas Públicas para a Mulher. Amilka é esposa do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque, um dos mais importantes aliados na campanha vitoriosa do prefeito.   […]

13 de setembro de 2018

Liquidação de dívidas

Em regime de urgência especial, a presidente do legislativo arapiraquense, Professora Graça Lisboa, colocou em votação, o termo de liquidação de dívidas do pequeno agricultor, com o Banco do Nordeste, oriundos a empréstimos para Agricultores Familiares.   Projeto aprovado O projeto, que foi aprovado pelos 10 vereadores presentes, autoriza o executivo municipal a firmar Termo […]

12 de setembro de 2018

Campanha cresce

“Esta casa está de portas abertas às 24 horas do dia, desde a época dos meus pais, Deputado Nezinho e Dona Paula, que sempre demonstraram um amor muito grande a nossa Arapiraca e a nossa gente”. A afirmação foi feita na noite de segunda-feira (10), pelo deputado estadual e candidato à reeleição Ricardo Nezinho (MDB), […]

11 de setembro de 2018

Eleições 2018

Na manhã de segunda-feira (10) os candidatos a deputado federal, Severino Pessoa, e deputado estadual, Randerson Pessoa, visitaram a empresa SPessoa Distribuidor, de propriedade do empresário Sinaldo Pessoa, respectivamente irmão e tio dos  candidatos. Colaboradores Acompanhados da vice-prefeita Fabiana Pessoa, Severino e Randerson apresentaram suas candidaturas e propostas aos colaboradores, onde ressaltaram a importância da […]

7 de setembro de 2018

Investigação em Palmeira

O ex-prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, tem muito que explicar ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE). A coordenadora geral de operacionalização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) e de acompanhamento e distribuição da arrecadação do salário educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Annelise Ragone de […]