Roberto Baia

18 de maio de 2019

Biu Cidadão de Arapiraca

O ex-senador Benedito de Lira (77) vai receber o título de cidadão honorário de Arapiraca. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal que aprovou a indicação do vereador Pablo Fênix (PRB).

 

Data será anunciada

Posteriormente, a Casa Legislativa irá informar a data para a sessão especial de outorga do Título de Cidadão ao ex-senador que nasceu na cidade de Junqueiro em 1942 e que iniciou a vida pública aos 24 anos de idade. Benedito é pai do deputado federal Arthur Lira (Progressistas).

 

Justa homenagem

“Essa homenagem é uma das mais justas. Benedito de Lira foi político praticamente durante toda a sua vida e deixou na história de Alagoas e especialmente nas cidades do Agreste e Sertão do Estado, a marca da coerência e da firmeza e um grande trabalho em benefício dos alagoanos”, justificou Pablo Fênix.

 

Carreira política

Benedito de Lira é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Começou sua carreira política como vereador em Junqueiro, sua cidade natal, entre 1967 e 1970 e depois foi vereador por Maceió por dois mandatos consecutivos, entre 1973 e 1976 e de 1977 a 1982, este último sendo mandato de seis anos. (Com Paulo Marcelo).

 

OAB na Uneal

O presidente da Subseção Arapiraca da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Arapiraca), Hector Martins, foi um dos convidados para a abertura do Parlamento Jovem Universitário (PJU) no campus Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O PJU é uma iniciativa da Comissão de Capacitação do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL) que tem a professora universitária Nadja Peixoto como coordenadora dos estudos no campo da Educação como Prevenção à Corrupção.

De acordo com Hector Martins, este é um momento oportuno para levar à comunidade acadêmica a discussão sobre o combate à corrupção.

 

Combate à corrupção

”Sinto-me honrado com o convite realizado pela Uneal, na pessoa da professora Nadja, para prestigiar esse tão importante encontro de instalação do Parlamento Jovem da Uneal, tratando, nesse momento sobre combate à corrupção. O espaço acadêmico é o mais oportuno para se pensar em mecanismos de combate à corrupção, as quais estão no dia a dia, nos pequenos gestos e que são replicados em maior monta no cenário político e ramificada nas gestões governamentais. Nos cabe cada vez mais enaltecer a academia, a Educação. Qualquer retrocesso nos custará muito caro, pois é justamente na academia onde temos uma massa pensante e que é responsável por transformar uma nação”, afirmou.

 

Abertura do evento

A instalação do PJU aconteceu na noite de quinta-feira (16) no auditório do Campus I da Uneal. Após o acolhimento feito pelo reitor, professor Odilon Máximo, o evento foi aberto pelo coordenador estadual do Focco/AL, Claudivan da Silva Costa.

 

Parlamento Jovem

Antes de abrir espaço para o presidente da OAB/Arapiraca e demais integrantes da mesa para falar à plateia, o professor Gilson Sales de Albuquerque Cunha ministrou palestra sobre Constituição: Direitos e Garantias, e a professora Nadja Peixoto apresentou o que é Fórum de Combate à Corrupção e como irá funcionar o Parlamento Jovem Universitário.

 

Exploração sexual

Empregando linguagem de fácil assimilação e distribuindo material informativo, durante toda a semana, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS e em parceria com a Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar, levou orientação e conhecimento para pais e alunos da rede municipal de ensino de Olho D´água Grande.

 

Tema importante

A secretária de educação Danielle Vanessa, ressalta que esse é um tema muito importante e, por isso, deve ser amplamente discutido na sociedade.

“Com a união de todos os órgãos, sociedade e estudantes para debater, disseminar conhecimento e trocar experiências, é possível fortalecermos a rede de proteção das nossas crianças e adolescentes. Precisamos mostrar que é necessário quebrar o silêncio, falar abertamente sobre o assunto e levantar a bandeira de luta para ecoar em cada canto o nosso grito de basta ao abuso sexual”, enfatizou.

 

 

… A Comarca de Paripueira realizará um mutirão com 302 audiências pautadas nos dias 22, 23 e 24 de maio. A ação terá início às 8h no Fórum da Comarca, e terá audiências de conciliação e de instrução, além de julgamentos de processos de menor complexidade.

 

… As audiências serão conduzidas pelo magistrado da unidade, André Parízio.

 

… O mutirão é a concretização da Portaria nº 01/2019, que estabelece que a Comarca de Paripueira realize periodicamente mutirões para dar celeridade e diminuir o número de processos que tramitam na unidade.

 

 

 

17 de maio de 2019

Última esperança

O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho é um referencial importante para a saúde pública em Arapiraca e mais 47 municípios das regiões Agreste e Sertão de Alagoas. Com base nessa condição, dados recentes apontam para a superlotação na unidade de saúde filantrópica cujos serviços são direcionados às classes de menor poder econômico, pessoas […]

16 de maio de 2019

Protesto em Arapiraca

Ruas do centro comercial de Arapiraca foram tomadas nesta quarta-feira, 14, por estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino público instaladas na capital do Agreste alagoano. A manifestação é uma resposta às medidas do governo Bolsonaro contra as universidades e institutos federais, centros de ensino e pesquisa que sofreram cortes no orçamento. (Com Fernando […]

15 de maio de 2019

Parceria com a Caixa

Na segunda-feira, 12, O prefeito Rogério Teófilo recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal, o novo superintendente regional da Caixa, Rodolfo Augusto, além de secretários municipais. Na oportunidade o chefe do poder executivo arapiraquense agradeceu ao ex-superintendente pela parceria que sempre teve com o município e afirmou que o trabalho continuará.   Obras em […]

14 de maio de 2019

De mal a pior

Sem emplacar uma obra significativa, em dois anos e quatro meses de gestão, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar, segue sua via crucis que o coloca entre os piores gestores da cidade, que já teve como prefeito o honroso escritor Graciliano Ramos. Sua gestão tem sido apontada pelos palmeirenses como desastrosa e o […]

11 de maio de 2019

Homenagem às mães

Em comemoração ao Dia das Mães celebrado neste domingo, 12, o Complexo e o Anexo l, Tarcizo Freire estão provendo Oficina Terapêutica com seus pacientes e familiares. As atividades interdisciplinares acontecem durante toda semana na sede e na clínica. Mães com seus filhos participam ao lado de psicólogas, fonoaudiólogas e assistentes sociais.   Alegria e […]

10 de maio de 2019

Foi interditado

Uma Operação conjunta da Adeal,  IMA e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), na noite de quarta feira, 08, culminou com autuação e suspensão das atividades de empresa ligada a Frigovale – a Campo do Gado. De acordo com informações, a Campo do Gado, estabelecimento ligado à Frigovale que cuida da graxaria e resíduos do […]

8 de maio de 2019

Célia vice de Teófilo

A ex-prefeita Célia Rocha que chegou a revelar ao radialista Paulo Marcelo a sua disposição de disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Arapiraca em 2020, parece que mudou de planos. Nos bastidores fontes informam que Célia deverá mesmo disputar a Prefeitura de Arapiraca em uma chapa que seria encabeçada pelo atual prefeito Rogério […]

7 de maio de 2019

Foi empossada

O prefeito Rogério Teófilo deu posse, na manhã de ontem, segunda-feira (6), a nova secretária Municipal de Articulação Institucional, vereadora Professora Graça Lisboa. Professora e advogada, Graça Lisboa está em seu terceiro mandato como vereadora. Eleita novamente em 2016, com mais de 2.800 votos, a parlamentar assumiu, em 2017, à presidência da Câmara de Vereadores […]

4 de maio de 2019

Foi empossado

O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), prestigiou na manhã de ontem, sexta-feira (03), o ato de posse do novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Henrique Lúcio. “Fico muito feliz em poder participar desse momento ímpar para o município de Arapiraca. A expectativa é de muito trabalho, e de levar o de melhor para o […]