Roberto Baia

15 de novembro de 2018

Já vai tarde

E o deputado federal Cícero Almeida hein?

No final do seu mandato foi “cassado” pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão chega a ser hilária por ser, na verdade, tardia. O ex-prefeito da capital, figura polêmica que chegou ao poder graças ao dedo de João Lira, que depois se arrependeu da sua cria, foi “processado” pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que teve como fundamento principal a violação à proibição legal de desfiliação partidária sem justa causa.

Com uma atuação pífia e figura inexpressiva na Câmara Federal, Almeida já vai tarde. E a sua derrotada no último pleito para a Assembleia Legislativa de Alagoas prova claramente que os eleitores descobriram quem ele é de fato.

 

Atitude certa

A vereadora Aurélia Fernandes teve um requerimento aprovado para solicitar a Secretaria Estadual de Saúde informações sobre a continuação da obra de reforma e ampliação do Hemocentro Regional de Arapiraca, que se encontra parada há mais de dois anos. A sessão da Câmara Municipal de Arapiraca ocorreu na noite de terça-feira (13).

 

Reforma urgente

Segundo a vereadora, O Hemocentro necessita urgente da reforma, justamente porque não atende apenas os pacientes de Arapiraca, mas de toda a região do Agreste, por receber sangue de todos os hospitais da região. Os vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino solicitaram à administração municipal a construção de uma Escola no Sítio Poção.

 

Voto de pesar

Também foi aprovado Voto de Pesar, de autoria do vereador Pablo Fênix, pela morte da senhora Maria Júlia Moura Monteiro, ocorrida na semana passada, vítima de um infarto, quando conversava com familiares e amigos na residência dela. Ao justificar, Pablo Fênix destacou que a senhora Júlia Moura foi muito importante na vida dele e que demonstrava muita alegria e vontade de viver. A matéria também foi defendida pela presidente da Casa, Professora Graça, sendo solidária com a família da senhora Júlia.

Fábio Henrique

O vereador Fábio Henrique agradeceu à direção do Arapiraca Gardem Shopping, pela parceria com ele e com o vereador Léo Saturnino, por disponibilizar um espaço no cinema para a realização de um cursinho pré-vestibular gratuito para mais de 400 alunos. De acordo com Fábio Henrique, o shopping já entrou em contato com ele, se dispondo para mais uma parceria, desta vez, para a realização de outros eventos.

 

Obras em Arapiraca

O vereador Willomaks da Saúde lamentou que na semana passada tenha sido mal interpretado pela imprensa de Arapiraca, ao usar a tribuna da Casa sobre o requerimento solicitando as empresas as notificações por não terem concluído as obras em Arapiraca. De acordo com o parlamentar, ele nunca disse que queria a presença do prefeito, mas das citadas empresas.

 

Amostra Científica

A última a usar a tribuna foi a Professora Graça. Ela disse que participou na semana passada, na Escola Antonia Izaura de Lisboa, da Amostra Cientifica e Inovação Tecnológica, momento em que os alunos apresentaram um projeto que, inclusive, já recebeu prêmios no estado. Os alunos premiados desenvolveram um chipque será colocado ou no capacete dos motociclistas ou mesmo nos coletes, para que, em caso de acidentes, sejam acionados automaticamente ou o Samu ou a Unidade de Emergência do Agreste, informando o caso, sem mais a necessidade de alguém ter que ligar comunicando o acidente.

 

Projeto

Os alunos estão à procura de patrocinadores para que possam patentear o projeto. Outro estudo, segundo a Professora Graça, apresentado pelos alunos tem o intuito de detectar os problemas de cacimbas em Arapiraca, que porventura estejam prejudicando o Lençol Freático da cidade, com o objetivo de encontrar as soluções.

 

Crise em Arapiraca

O serviço de coleta de lixo na cidade de Arapiraca foi interrompido mais uma vez na quarta-feira (14). Os funcionários ficaram concentrados no Centro de Apoio, localizado no povoado Canaã e suspenderam as atividades alegando salários atrasados. (Com 7segundos).

 

Não pagou

Informações dão conta que o pagamento referente ao mês de outubro deveria ter sido efetuado há mais de uma semana, o que não teria ocorrido até o momento, segundo funcionários.

Trabalhadores afirmaram que a Prefeitura de Arapiraca não teria repassado o recurso para a direção da Eleva Ambiental, empresa responsável pelo serviço de limpeza.  Mas não há consenso sobre quem, de fato, é o responsável pelo atraso, se a Prefeitura ou a empresa contratada.

 

Crime no Sertão

Após quase um ano do assassinato do vereador do município de Batalha, Tony Carlos Silva de Medeiros, também conhecido como Tony Pretinho, a advogada Mabylla Loriato, da família de José Márcio Cavalcante, o “Baixinho Boiadeiro”, contou à reportagem do Cada Minuto, na quarta-feira (14), que o resultado da perícia de balística “inocenta” seu cliente.

Segundo ela, a perícia comprovou que o tiro que vitimou Tony Pretinho não saiu da arma de Baixinho, uma 45mm. Já a arma usada no assassinato do vereador foi uma de calibre 9mm.

 

Será revertida

“Nós estamos confiantes que pelo menos essa acusação com relação à questão do Tony vai ser revertida porque nós estamos comprovando que ele não tem nada a ver com aquela pistola 9mm”, afirmou Mabylla, acrescentando que irá requerer providências ao juiz responsável pelo caso.

 

 

… Questionada sobre o sentimento da família do Baixinho Boiadeiro com o laudo da perícia de balística, Mabylla informou que hoje a felicidade é muito grande.

 

… “Nós requeremos três vezes à juíza, nós tivemos que recorrer aos tribunais. Tivemos uma série de situações até conseguirmos a autorização para que a perícia fosse realizada. Tudo era negado. Então, esta foi à primeira conquista da defesa”, comentou a advogada.

 

… “Faz toda a diferença para nós, que é onde a história começou a mudar o rumo que estava tomando. Então, por isso tornou-se tão significativo”, finalizou.

14 de novembro de 2018

Severino em Brasília

O deputado federal eleito, Severino Pessoa (PRB), já iniciou suas articulações na capital federal, onde deverá trabalhar pelos próximos quatro anos. Nas últimas semanas, Pessoa tem circulando intensamente pelos corredores do Congresso Nacional, mostrando que em fevereiro, assim que tomar posse, já deverá estar “afinado” com o ritmo de Brasília.   Articulações Há pouco mais […]

13 de novembro de 2018

Prefeito falastrão

Eleito prefeito de Palmeira dos Índios, o jornalista Júlio Cézar, se revelava como uma grande promessa para tirar o município do abandono e do caos. Passados quase dois anos de administração, a cidade que teve como prefeito um dos maiores expoentes da cultura nacional, o mestre Graciliano Ramos, vive um estado de inércia, que parou […]

10 de novembro de 2018

Incentivo ao esporte

Na presença do vice-prefeito de Penedo Ronaldo Lopes (MDB), de secretários e vereadores, o prefeito Marcius Beltrão (PDT), assinou Termos de Permissão de Uso de Imóvel voltados à prática esportiva. No Gabinete, na quinta (08), o gestor também oficializou a liberação de recursos através do Programa Bolsa Atleta. Três desportistas que irão participar da Corrida […]

9 de novembro de 2018

Polêmica em Arapiraca

A informação é de um advogado que pediu para não ter o seu nome citado: “O ato normativo que alterou dispositivos do regimento interno, com a finalidade de convocar a eleição da mesa diretora para o biênio 2019/2020, padece de vícios que precisam ser corrigidos. Diante desse cenário, um grupo de vereadores avalia que deve […]

7 de novembro de 2018

Polêmica na Câmara

Desde 1990 vem rolando na justiça a questão do FGTS dos funcionários efetivos da Câmara Municipal de Arapiraca, que hoje gira em torno de R$ 1.700.000,00. A reunião aconteceu na terça (06), com a presença do Procurador da Prefeitura de Arapiraca, Luiz Roberto, a presidente da Mesa Diretora, Professora Graça Lisboa, e a associação dos […]

6 de novembro de 2018

Agora vai?

E o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, prometeu e cumpriu: em uma canetada só demitiu mais de 500 servidores comissionados. Nas redes sociais, Teófilo publicou uma gravação com as seguintes justificativas: “Estamos separando o joio e o trigo na administração. Muita gente dizendo que defenderia Arapiraca, mas queria defender só os seus próprios interesses. A […]

2 de novembro de 2018

Trabalho infantil

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de São Sebastião, participou de audiência pública, naquele município, para tratar da promoção de políticas públicas voltadas à prevenção e erradicação do trabalho infantil. Na ocasião, a promotora de Justiça, Viviane Karla, afirmou ser indispensável a implantação de projetos que culminem […]

1 de novembro de 2018

Muito complicado

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Núcleo de Combate à Corrupção, obteve a condenação de João José Pereira Filho, Joãozinho Pereira, por fraude em licitações de gêneros alimentícios, cometidas no exercício do mandato de prefeito do município alagoano de Teotônio Vilela, no ano de 2005.   Também foi condenada Pauline Pereira, então secretária […]

31 de outubro de 2018

Homenagem a Pereirinha

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, participou na manhã de terça-feira (30), no auditório da Casa da Cultura, da solenidade de lançamento de dois selos que fazem homenagem póstuma ao servidor da Prefeitura de Arapiraca, Severiano Pereira (Pereirinha), que trabalhou durante muitos anos como cerimonialista.   Sensibilidade Participaram também da solenidade, os […]