Roberto Baia

14 de junho de 2021

SP em Feira Grande

O prefeito Flávio do Chico da Granja esteve reunido com o chefe do Executivo estadual Renan Filho, na última semana, para firmar uma parceria de uma construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) em Feira Grande. O equipamento congrega em único ambiente, amplo e moderno, o trabalho das Polícias Civil e Militar.

Para o prefeito, um CISP em Feira Grande é muito importante pois irá garantir melhorias nos serviços prestados à população e facilitar o combate ao crime na cidade.

 

Parceria

De acordo com gestor municipal, o governador Renan Filho também prometeu projetos para infraestrutura na região. “O governador tem nos olhado com bons olhos, e recebido muito bem. Feira Grande só tem a ganhar com esta união “. Finalizou o prefeito Flávio.

 

Estão em funcionamento

Em Alagoas, já estão em funcionamento os CISPs de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro e Maribondo.

 

Leitos 100% ocupados

Os municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos registram, neste início de semana, ocupação de 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Em todo o interior de Alagoas, restam apenas oito vagas em leitos intensivos: quatro em Porto Calvo, duas em Penedo, uma em Coruripe e a última em União dos Palmares.

Foi divulgado
Estes oito municípios somam um total de 170 leitos intensivos, dois quais 162 estão ocupados. As informações são do Mapa Diário da Ocupação de Leitos, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), com dados atualizados às 16h do domingo, 13 de junho.

Pouca variação
De maneira geral, a ocupação de leitos de UTI-Covid é de 92%, média que se mantém com pouca variação nas últimas semanas, a diferença é que houve uma queda na ocupação nas UTIs de Maceió, que é de 89%, enquanto no interior houve alta e alcançou 95%. A Capital dispõe de um total de 220 leitos de UTI e 196 estão ocupados no momento, restando 24 disponíveis no momento. (Com 7 segundos).

 

Plano Municipal de Saúde

Este ano, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai construir o Plano Municipal de Saúde, um documento de cunho participativo que norteará as ações realizadas nos próximos quatro anos.

Para a construção do Plano, diversos atores sociais são imprescindíveis, dentre os quais está a população, inserida no processo através dos Conselhos Locais de Saúde. Mas, o que é isso?

 

Participação e colaboração

Tratam-se de órgãos colegiados, de caráter permanente e deliberativo, integrante à Unidade Básica de Saúde. Seus componentes tem poder de decisão, participação e colaboração efetiva nos programas e ações que são desenvolvidos em cada UBS.

 

Seguimentos representativos

O colegiado é composto de forma paritária, entre três seguimentos representativos, com 50% de usuários da própria unidade, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores. De acordo com a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa da Secretaria de Saúde, Emmanuelle Costa, os conselhos locais são essenciais para a comunicação entre gestão e usuário.

 

Hospital de Emergência

O fim de semana foi de trabalho intenso pra os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. De sexta-feira, 11, até o domingo, 13, a maior unidade de saúde pública no interior de Alagoas recebeu 329 pacientes.

 

Atendimento

Do total de usuários assistidos, 66 chegaram vítimas de acidentes no trânsito, sendo que 59 foram socorridas em acidentes envolvendo motocicletas. Ainda há o registro de 56 quedas da própria altura, 16 atendimentos por queda de altura e 38 pacientes receberam atenção dos profissionais por estarem com corpo entranho no ouvido ou narina, ou olho ou, ainda, na garganta.

 

 

…A Casa Integrada do Trabalho – CIT/SINE anunciou ontem, segunda-feira, 14 de junho, 13 novas oportunidades de emprego para a cidade de Arapiraca.

 

… Há vagas para consultor de vendas, encarregado de restaurante, motofretista, atendente de telemarketing , entre outras.

… O candidato que desejar concorrer a uma das vagas deve se dirigir à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto. O local funciona das 8 às 14h, seguindo todos os protocolos sanitários, para a segurança de servidores e do público em geral.

12 de junho de 2021

Sem São João

Para manter acesa a chama dos festejos juninos que, pelo segundo ano consecutivo, não serão realizados devido à pandemia da Covid-19, um grupo de crianças que fazem parte da tradicional quadrilha Canarraiá, do bairro de Canafístula, esteve no gabinete do prefeito Luciano Barbosa, na manhã de sexta-feira, 11. Mensagem de esperança “Estamos levando mensagens de […]

10 de junho de 2021

Projeto Viva Orla

Após apelo e empenho da gestão de Jorge Dantas, o governador Renan Filho atendeu ao pleito e enfim assinou a Ordem de Serviço do Projeto Viva Orla. Para concluir as obras da Orla Fluvial de Pão de Açúcar. A primeira etapa do projeto foi concluída em 2020, pelo ex-prefeito Clayton Farias. E havia uma perspectiva […]

9 de junho de 2021

Covid: Alerta máximo

Pouco mais de um ano após inaugurar a ala Covid, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Bom Conselho, de Arapiraca, está funcionando com sua capacidade de atendimento em níveis de alerta máximo. O problema, segundo o médico coordenador do setor, Warlisson Tenório, também se dá pelo fato de muitos municípios não darem suporte necessário […]

8 de junho de 2021

Girau do Ponciano

“Antecipando-se à crise econômica o prefeito David Barros, preocupado com as MEIs (Microempreendedores Individuais) existentes no município de Girau do Ponciano, procurou imediatamente a Desenvolve, logo após o lançamento do Pró-Renda”, disse Eduardo Brasil, diretor da Agência de Fomento para o desenvolvimento, responsável pela captação e repasses dos empréstimos para microempreendedores individuais, nos municípios alagoanos. […]

7 de junho de 2021

Mais leitos para Arapiraca

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, se diz preocupado com a alta taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 nos hospitais da cidade. Ele afirmou que o município está empenhado para aumentar a oferta de leitos hospitalares para os pacientes. O prefeito arapiraquense disse ser uma necessidade e uma exigência do momento. “Nós […]

4 de junho de 2021

Mais uma vítima

O empresário arapiraquense Everaldo Pinheiro da Silva, 65 anos, sogro do vereador Fabiano Leão, faleceu na sexta-feira, 4, vítima da covid-19. Sua esposa JosiMary de Barros Canuto faleceu há cerca de 10 dias também por complicações da Covid-19. Everaldo Pinheiro era proprietário das empresas Sandálias de Ouro e do Parque de Vaquejada de Ouro.   […]

2 de junho de 2021

Ritmo mais lento

O economista Cícero Péricles diz que o Estado entrou em uma fase em um ritmo mais lento, de março a agosto, o que ocorre em todos os anos, na economia, só que este ano contou com o agravante da pandemia. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), no mês de abril Alagoas […]

1 de junho de 2021

Segurança Viária

Na tarde de segunda-feira, 31, o prefeito Luciano Barbosa participou, do Webinar “Como a Agenda Convergente Mobilidade Sustentável e Saúde Pode Contribuir para a Segurança Viária”, realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Centro de Documentação em Cidades Sustentáveis (Cepedoc) e Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).   […]

31 de maio de 2021

Voltou para UTI

O empresário arapiraquense José Hipólito da Costa, proprietário da Distribuidora Asa Branca, voltou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einstein, onde está internado há 7 meses devido a infecção pela covid-19. Segundo a família, o empresário apresentou nos últimos dias uma nova infecção e está mais abatido e voltou para a […]