Gastronomia e Turismo

15 de fevereiro de 2020

Forno da Cacau, as pizzas por delivery mais italianas de Maceió

Antes de conhecer os segredos do Forno da Cacau, que se transformou no delivery de pizzas em Alagoas que não deve em nada as pizzas servidas em qualquer pizzaria italiana, na Itália, é bom saber que antes de se tornar famosa, a pizza era um prato elaborado para matar a fome dos pobres que habitavam o Sul da Itália. Chega então a Nápoles, já considerada a terra da pizza, o conhecimento da expressão ‘picea’, que tinha a conotação de um disco de massa assada, coberto com substâncias variadas. Os vendedores ambulantes adotaram esta receita para, com o uso de alimentos baratos, nutrir os mais pobres. Geralmente esta massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo.

Esta iguaria da gastronomia italiana foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho.

Ou seja, brasileiros sabem quase tudo de pizza. Mais ou menos. Nesses tempos globalizados, onde parece não existir mais segredos, especialmente em se falando de pizza, eis que surge um delivery de pizzas em Maceió, sim um delivery, que nos leva a entender que ainda existem segredos a ser desvendados, mesmo para a tão famosa, comentada e consumida pizza. O Forno da Cacau.

O Forno da Cacau é a realização de um projeto de duas amigas que se conheceram na faculdade de Gastronomia, Cláudia Macias e Jane Andrade. Cláudia, mais conhecida como Cacau, por ter um conhecido blog de gastronomia, trabalha na área desde 2011. Na infância, por conta do seu padrasto, ela conviveu com a colônia italiana em Recife, o que a fez se apaixonar pela culinária do bello país. Foi peça fundamental na implantação e funcionamento da Piccola Villa, restaurante do seu filho, com quem aprendeu os segredos da verdadeira pizza italiana. Jane, empresária do ramo da moda por 20 anos, psicóloga por formação, amante da boa mesa e tendo por hobby cozinhar para os amigos, resolveu cursar gastronomia.

Durante o curso as duas fizeram amizade e sempre alimentaram a vontade de abrir algo no ramo. “Seríamos inspiradoras de muitas mulheres que acreditam que depois dos 50, deveriam sossegar e cuidar dos netos”, afirmam elas. Em 10 de julho de 2019, no Dia Mundial da Pizza, nasce o Forno da Cacau! Um delivery de pizzas que chegou a Maceió com uma nova proposta para levar à casa dos clientes essas “redondas” deliciosas.

Então agora vamos aos segredos do Forno da Cacau:

Primeiro segredo: o Forno da Cacau usa farinha italiana Bio do tradicional Molino Grassi, importada da Itália, que pode aguentar até 72 horas de fermentação, monitorada a uma temperatura de 4°C. Essa fermentação prolongada confere à massa uma qualidade ímpar, trazendo inúmeros benefícios ao organismo, por sua alta digestibilidade, uma vez que todo o processo de fermentação foi feito fora do corpo, não deixando aquela sensação de estufamento, mesmo depois de comer uma pizza inteira sozinho.

Segundo segredo: A pizza é assada em forno à lenha (eucalipto de reflorestamento certificado) a uma temperatura próxima de 430°C por 60 segundos.

Terceiro e Quarto segredos: A massa é fininha no centro, com borda alta e alveolada, coberta com molho artesanal da casa, preparado 100% com tomates italianos e os recheios são ao gosto do paladar brasileiro, totalizando 21 sabores, que vão das tradicionais Mozzarella e Portuguesa, até as mais gourmets como a Veneziana (gorgonzola e cebola caramelizada)  e a Real (queijo do reino e goiabada trufada)

 

Últimos segredos: Frango Catupiry, Alho Poró, Queijo do Reino com goiabada trufada, Margherita, Quatro queijos, Calabresa, Portuguesa, Pizza branca com mix de linguiças picantes, Pizza branca tradicional e com gorgonzola, Pizza rústica, Veneziana e………..O resto precisa ser descoberto.

O Forno da Cacau fica situado na Rua Quintino Bocaiúva, 16, Pajuçara e atende de quarta-feira à domingo, das 18 às 23 horas. Os pedidos podem ser feitos pelos aplicativos Uber Eats e Ifood, e também diretamente pelo telefone (whatsapp) 98205-7172, onde as pizzas tem melhor preço.

5 de fevereiro de 2020

Buffet Assunção é um dos buffets revelação

O empresário Genilson Silva, 40 anos, natural de Rio Largo, casado com Edcleia Assunção, nem sabia ainda, quando trabalhava como supervisor de aviação civil, que seu futuro estaria intimamente ligado a gastronomia e muito menos a boa comida que se produz hoje em muitos buffes de Maceió. Mesmo assim começou a trabalhar, com o ramo […]

3 de fevereiro de 2020

Pot Salads, marca revelação de delivery de saladas de Maceió

Quem pensa que comida de entrega em domicilio ainda se encontra num estágio longe de ser considerada gastronomia, se engana redondamente. Ao pular o nome para delivery, trouxe junto também uma incrível variedade de comida que você recebe em casa e sobretudo, de extrema qualidade. Um bom exemplo disso é a marca Pot Salads, no […]

24 de janeiro de 2020

Conheça as delicias do Basilico, o melhor restaurante italiano de Maceió

O Basilico Ristorante, o mais autentico dos italianos em Maceió, tem a melhor comida italiana que alguém possa provar em todo o estado de Alagoas, com a vantagem de ter preços bem bacanas, o que é uma boa notícia para os amantes da culinária do belo país e, sobretudo das massas, além de ter ainda […]

15 de setembro de 2019

Primícias Buffet Maceió: um buffet em busca da excelência

É imperativo para um buffet reunir certas características que possam definir sua atuação e se diferenciar dos demais. Com a competividade cada vez mais acirrada é importante para empresários do setor buscar se adequar as mudanças exigidas por uma clientela cada vez mais exigente. Ter ciência do mercado e das demandas de seus clientes, oferta […]

1 de setembro de 2019

Empório Grão Pará, o melhor da culinária paraense ao seu alcance.

Quem conhece a gastronomia paraense, sabe que se trata de um mundo à parte de ingredientes e sabores exuberantes nascido da mescla da cultura indígena, portuguesa, africana e até de outras nacionalidades. Com a abertura do Empório Grão Pará, no Stella Maris, na galeria em frente ao restaurante Divina Gula (Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, […]

16 de agosto de 2019

Mister Brasa Roberto Silva se destaca na cena gastronômica de Alagoas

Roberto Silva é  o Mister Brasa de maior destaque em Alagoas Existem pessoas apaixonadas por churrasco e existem pessoas que fizeram do churrasco mais do que uma paixão, uma forma de viver e uma profissão invejável para quem gosta de carnes na brasa. Assim se apresenta o empreendedor Roberto Silva, mais conhecido como Mister Churrasco […]

6 de agosto de 2019

Maceió Pizza e Zeca Sandubaria, variedade de pizzas e sanduíches

O bairro de Jacarecica tem uma praia bonita? Com certeza. E tem bons locais para comer? Com certeza mais ainda. Nesse ponto a melhor referência em Jacarecica é a tradicional pizzaria Maceió Pizza, onde você pode encontrar 18 sabores de pizzas tradicionais, 11 de pizzas especiais e 3 de pizza doce, além de 8 tipos […]