Flávio Gomes

14 de fevereiro de 2020

Estranho privilégio

Vinícius Valfré, no “Estadão”: “Entre 2009 e 2011, a União gastou mais de R$ 4 bilhões por ano com o pagamento de pensões a filhas solteiras de militares, como apurou o Estado à época. No período, o benefício foi pago para 90.900 mulheres. O valor destinado às filhas solteiras representava 16% de todo o montante gasto com a Previdência dos militares. O privilégio foi extinto em dezembro de 2000, mas quem já era integrante das Forças Armadas naquela data teve a chance de manter o benefício, desde que aceitasse pagar 1,5% a mais de contribuição previdenciária. A remuneração das herdeiras militares não depende do estado civil, ao contrário da condição imposta a filhas de servidores civis – elas precisam se manter solteiras se quiserem continuar como pensionistas. Em entrevista ao Estado, na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que não se deve mexer em direito adquirido ao comentar o pagamento às filhas solteiras. “O que está aí temos acertado que a gente não mexe”, afirmou. Após a série de reportagens, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encomendou um estudo para verificar a possibilidade de entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de reverter o pagamento das solteiras do Legislativo. Os valores não são divulgados nem mesmo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Na prática, os militares vêm negando pedidos por interpretarem que as informações são de caráter pessoal.

Tendência

Dá-se como certo que Luciano Barbosa, vice-governador e secretário estadual da Educação, disputará a Prefeitura de Arapiraca. Com grandes chances de ter como vice na chapa a atual vice-prefeita, Fabiana Pessoa. A questão é convencer Ricardo Nezinho, deputado estadual, que disputou o cargo em 2016.

Honraria

Presidente da Usina Coruripe, Mario Luiz Lorencatto, ao receber o título de Executivo do Ano no Prêmio MasterCana Nordeste 2019: “Esse é um reconhecimento não apenas da minha gestão, mas do esforço conjunto de todos da Coruripe. Seguiremos juntos em direção ao desenvolvimento sustentável da nossa empresa.”

Chance

Até 6 de maio o TRE/Alagoas espera, para regularização, 356 mil eleitores que não votaram nem justificaram ausência por três eleições consecutivas. Caso haja dúvidas sobre a regularidade do título, basta acessar o site www.tre-al.jus.br. Ou então procurar os cartórios eleitorais ou postos nos shoppings.

Concorrência

O advogado Cauby Freitas deve ser mais uma vez candidato a prefeito de Murici, pelo PSDB, em oposição à família Calheiros, que comanda a política no município há vários anos. Ele se reuniu com o presidente do PSDB/AL, senador Rodrigo Cunha, e definiu as primeiras metas para a campanha deste ano.

Festa na orla!

Este sábado é o dia mais esperado em Alagoas por quem curte o pré-Carnaval, com o desfile de vários blocos na orla de Pajuçara e Ponta Verde, chamado de Sábado Maior pelos que fazem a Liga Carnavalesca de Maceió. Das 9 às 17 horas.  Domingo é a vez do Banho de Mar à Fantasia e do Bloco Vulcão.

Opinião

Chico Alves, no UOL: “A língua de Guedes já o traiu outras vezes, como quando disse que o problema da pobreza brasileira é do pobre que não sabe poupar, ao fazer coro ao presidente Bolsonaro para tecer críticas estéticas à primeira-dama ou na ocasião em que justificou a possibilidade da aplicação de um novo AI-5”.

*Cláudio Humberto Rosa e Silva: “O que faziam no Oscar, evento elitista, capitalista, e não-inclusivo, a herdeira da Andrade Gutierrez (empreiteira da Lava Jato) Petra Costa, um sujeito de boné do MST e uma índia fazendo cara feia?”

* Uma comissão do Sindicato dos Policiais Civis se reuniu com o secretário Fabrício Marques, da Seplag para tratar do piso salarial da categoria. O resultado da reunião será informado 2ª feira, 13 horas, no Clube de Engenharia.

*A secretaria estadual da Educação, lança, na próxima segunda-feira, o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração Criança Alfabetizada. O evento acontece a partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Maceió.

*A secretaria de Saúde de Maceió realiza, de segunda (17) a sexta-feira (21) próximas, mais uma edição do Bazar Inclusivo para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial das Residências Terapêuticas e pessoas em situação de rua.

*A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió informa que neste domingo (16) e no da próxima semana (23) não haverá o projeto Domingo de Lazer na Avenida Sílvio Viana, orla marítima da cidade.

*As festividades de Carnaval serão realizadas em oito pontos de Maceió, de 21 (Jaraguá) a 25 de fevereiro em diversos Polos: Pontal da Barra, Ponta Grossa, Fernão Velho, Benedito Bentes, Jacintinho, Pajuçara e Ipioca.

*O CRB joga neste sábado em Natal, contra o América/RN, às 16 horas, pela Copa do Nordeste. Domino é a vez de nova participação do CSA na competição, recebendo no Trapichão, às 18 horas, o Botafogo da Paraíba.

 

“No Posto Ipiranga do bolsonarismo, pobre só tem lugar como frentista”

Bernardo Mello Franco

Jornalista

13 de fevereiro de 2020

Língua solta

Josias de Souza, em seu blog: “Chamado de Posto Ipiranga, Paulo Guedes ainda não conseguiu abastecer Jair Bolsonaro de conhecimentos básicos sobre economia. Mas assimilou rapidamente um hábito deplorável do chefe. A exemplo do presidente, o ministro da Economia passou a falar dez vezes antes de pensar. Quando a pessoa não pensa no que diz, […]

12 de fevereiro de 2020

Guedes e o funcionalismo

Do ex-ministro Maílson da Nóbrega sobre a afirmação do ministro Paulo Guedes, da Economia, de que servidores públicos seriam “parasitas”: “Mesmo que extraída do contexto em que o ministro apontava inaceitáveis vantagens de que goza o funcionalismo público, a frase chocou. Não à toa, as corporações do funcionalismo e parlamentares da oposição reagiram, em grande […]

11 de fevereiro de 2020

Lula, um dilema do PT

Edoardo Ghirotto, Eduardo Gonçalves e Nonato Viegas, em “Veja”: “Se Lula for para a cadeia, o país vai pegar fogo.’ ‘Quando Lula for solto, vai incendiar as massas.’ Ditas e repetidas por aí, as frases apocalípticas acima não se materializaram. A mobilização em torno da prisão do ex-presidente decepcionou quem aguardava uma revolução. Sua libertação tampouco […]

10 de fevereiro de 2020

Bolsonaro, Congresso e STF

Ricardo Noblat: “Nada absurda a pretensão de deputados e senadores de que o Congresso ganhe maior protagonismo no processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Não existe uma receita única no mundo. Cada país tem a sua. Aqui, é o presidente da República quem escolhe. O nome é sabatinado pelo Senado e, uma […]

7 de fevereiro de 2020

A delação de Cabral

Jornalista Josias de Souza: “De repente, a paixão de Cabral pelo instituto da delação foi correspondida pela Polícia Federal, que recebeu do Supremo Tribunal Federal poderes para negociar acordos de colaboração judicial. Deu-se, então, um casamento de conveniência. Sabe-se agora que Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, homologou a delação de Cabral. Fez […]

6 de fevereiro de 2020

Conta de luz banca supérfluos

André Borges, no “Estadão”: “O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que gerencia o abastecimento de energia no país, tem usado dinheiro da conta de luz para bancar serviços sem nenhuma relação com suas obrigações. A lista de gastos, apurou o jornal O Estado de São Paulo, inclui a contratação sem licitação de empresas […]

5 de fevereiro de 2020

A paz Petrobras-Braskem

Victor Irajá, na “Veja”: “Uma reunião entre os presidentes da Odebrecht, Ruy Sampaio, e da Petrobras, Roberto Castello Branco, selou um acordo de paz entre as companhias, até então em guerra. A reunião, ocorrida na sede da estatal no Rio de Janeiro no começo de janeiro, teve como principal tópico a Braskem, a companhia petroquímica que os conglomerados […]

4 de fevereiro de 2020

A campanha está nas ruas

João Miras, publicitário: “Estou envolvido em alguns trabalhos e experimentando as possibilidades da nova lei e suas resoluções. Como já estou com a mão na massa, tenho uma primeira conclusão sobre o processo eleitoral deste ano. Com a nova permissão de ‘trabalhar a pré-campanha’ – coisa que antigamente era proibido -, e com o excesso […]

3 de fevereiro de 2020

Apelo ao entendimento

Claudionor Araújo, ex-secretário do PSDB/AL: “Em muitas conversas que tenho com vários correligionários, sempre convergimos para o entendimento de que o PSDB tem muita chance de continuar no comando da Capital Alagoana. E por quê? O Prefeito Rui Palmeira, em seu segundo mandato, dá um banho de gestão, continuando com importantes obras físicas e sociais. […]