Flávio Gomes

19 de outubro de 2020

Atitudes antagônicas

Percival Puggina, arquiteto, empresário e escritor gaúcho, no “Diário do Poder”: “Nem queimadas nem desmatamentos são novidades aqui ou alhures. Nunca antes foram transformados em arma política contra os governos anteriores e, menos ainda, serviram para instigar reações de nossos parceiros comerciais. Jamais antes algum brasileiro foi tão impatriota quanto Paulo Coelho para pedir boicote europeu aos produtos brasileiros. Os primeiros passos nessa direção foram dados já no processo de impeachment de Dilma Rousseff com as persistentes coletivas aos parceiros da mídia militante do exterior e apelos a folclóricos tribunais internacionais. Na etapa seguinte, estudantes nossos no exterior passaram a engrossar as manifestações contra seu próprio país e líderes políticos brasileiros a insuflar lá a animosidade internacional contra o governo daqui, pondo foco na questão ambiental e, a despeito de sua chocante docilidade,  numa suposta tirania do novo governo brasileiro. São duas atitudes diferentes, antagônicas. De um lado estão aqueles que querem do governo ações repressivas e preventivas contra crimes ambientais, como a operação Verde Brasil 2 que o Exército empreende na Amazônia. De outro, aqueles que sequer as mencionam, ou pior, tratam de questioná-las junto ao sempre disponível STF.  A democracia exige atuação oposicionista, mas não creio que o bem do povo brasileiro possa ser sequestrado como parte desse jogo.”

Aperto

Até mesmo candidatos de grandes partidos estão em dificuldades financeiras nessa reta final de campanha eleitoral em Maceió. A escassez de recursos atinge principalmente candidatos a vereador. Salvam-se apenas os que têm mandato e fazem uso excessivo de assistencialismo, principalmente no setor de Saúde.

Posição

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) reafirmou a necessidade de aprovação urgente da prisão em segunda instância. “A libertação de um líder do tráfico, criminoso condenado que cumpria prisão preventiva, é mais uma confirmação de que temos que aprovar urgente a prisão em segunda instância”, disse Rodrigo.

Ligação

A Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado aprovou cinco indicados por  Jair Bolsonaro para compor a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Dentre os indicados consta Nairane Farias Rabelo,  sócia de Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, secretário-geral do Senado, ligado a Renan Calheiros.

Orientação

O TRE/AL alerta: o horário de votação das 7 às 10 horas, nas próximas eleições, não é exclusivo para idosos, mas apenas preferencial para eleitores acima de 60 anos. Explica a assessora de Comunicação, Flávia Gomes de Barros: “Eleitores com 60 anos ou mais poderão votar em qualquer momento, entre 7 e 17 horas”.

Destaques

A Usina Coruripe consta no ranking “As Melhores da Dinheiro 2020”, com o primeiro lugar em “Responsabilidade Social” e destaque em “Sustentabilidade Financeira” e “Inovação e Qualidade”. Já a Santa Casa de Misericórdia de Maceió figura em 921º lugar, dentre 4492 empresas, como destaque em saúde.

Opinião

Adriano Soares: “A foto de uma feminista fazendo o sinal em uma igreja em chamas, no Chile, é apenas a demonstração do ódio a Cristo e à fé. E há autoridades eclesiásticas que silenciem e digam que o Cristão não deve lutar pela conversão dos povos, renunciando à máxima: ‘Vai e anuncia o Evangelho a toda criatura’.”

* A TV Mar, canais 25 e 525 da NET, iniciou ontem, com Davi Filho, entrevistas com candidatos a prefeito. Os próximos: Corintho Campelo (hoje), Cícero Filho (amanhã), Cícero Almeida (5ª feira) e Valéria Correia (6ª feira). Sempre às 8h30m.

*O Centro de Defesa dos Direitos da Mulher, parceiro da Prefeitura em ações do Maceió Rosa, faz acompanhamento de mulheres que enfrentam o câncer de mama e criou uma cartilha para orientar mulheres sobre saúde.

*A Ademi-AL abre, dia 22, o Salão do Imóvel 2020, mais importante vitrine de imóveis do Estado. Pela primeira vez será realizado no Parque Shopping Maceió, com rígido protocolo de higienização e prevenção contra a Covid-19.

*A Secretaria de Estado da Educação promove, desde ontem, uma formação para o uso da plataforma Canvas destinada a 1.475 professores. As aulas terão transmissão pelo Google Meet até o dia 26, com turmas pela manhã e à tarde.

* O Sebrae Alagoas realiza hoje (14 às 17 horas) a última etapa da oficina “Formação de preço de vendas para o artesanato”. Para participar, é necessário ser empreendedor do segmento do artesanato e ter registro no SICAB.

* A Companhia de Saneamento de Alagoas paralisa o Sistema Coletivo do Agreste por 48 horas, de zero hora de hoje até as 23h59 de amanhã. A medida faz parte das ações para promover melhorias no abastecimento de água.

*O CSA, que luta para entrar no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, recebe hoje o Botafogo de Ribeirão Preto, 19h15m, no Trapichão, como favorito. O time paulista está na zona de rebaixamento da competição.

“À medida que o Hemisfério Norte entra no inverno, vemos os casos se acelerarem, principalmente na Europa e na América do Norte”

Tedros Adhanom

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, ao dizer que “a segunda onda do Covid-19 está chegando”

16 de outubro de 2020

Vigarista com mandato  

“O Antagonista”: “Na decisão em que determinou o afastamento de Chico Rodrigues do Senado, o ministro Luís Roberto Barroso diz que há indícios da participação do senador em pelo menos dois esquemas com a Secretaria de Saúde de Roraima: um para compra de kits de testes rápidos para identificação de Covid-19 e outro para compra […]

15 de outubro de 2020

No rumo certo

Diversos profissionais e instituições médicas manifestaram, publicamente, apoio ao governador Renan Filho pela forma como o Estado de Alagoas tem tratado interesses divergentes durante a pandemia do Covid-19. Logo no início, houve certo inconformismo por parte da população, que, angustiada pela imposição rígida de distanciamento social, cobrava a abertura de atividades comerciais e de lazer. […]

14 de outubro de 2020

Caso PCC: não há ingênuos

Josias de Souza: “O Brasil virou um mato do qual não sai coelho. Sai jacaré, político corrupto, cobra, membro de facção criminosa, hiena, magistrado garantista, toupeira, eleitor distraído. Este é o país onde há a maior possibilidade de se criar um mundo inteiramente novo e ético. Caos e desfaçatez não faltam. O caso do traficante […]

13 de outubro de 2020

André do Rap e outros

Rosanne D’Agostino, no “G1”: “O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal concedeu neste ano pelo menos 79 pedidos de soltura com base no trecho do pacote anticrime que trata das prisões preventivas. O entendimento usado foi o mesmo que beneficiou o traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap. O levantamento exclusivo feito pelo G1 leva em […]

9 de outubro de 2020

Um triste legado

Pedro Valls Feu Rosa, desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo: “A Universidade do Porto, em Portugal, e a Universidade de Saint Gallen, na Suíça, desenvolveram um interessante indicador relativo ao estado dos países: o EQx, ou ‘Índice de Qualidade das Elites”, destinado a avaliar se o impacto das ações de grupos de líderes favorece ou dificulta […]

8 de outubro de 2020

Relações comprometedoras

Do portal de notícias “O Antagonista”, a respeito das relações espúrias de pessoas bem próximas a Luiz Inácio Lula da Silva com a direção da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, comprometendo inclusive o ex-presidente da República: “Segundo a Veja, Lula teve dois encontros com Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio que acusa Roberto Teixeira […]

7 de outubro de 2020

A primeira garrafa do dia

Ruy Castro: “Amigos me ligam para dizer que temem estar bebendo além da conta na pandemia. Quando um bebedor admite isso é porque já está bebendo além da conta. Uma constante nessa admissão é que, ao descrever uma jornada alcoólica mais animada, não o fazem mais com a antiga memória eufórica, mas com culpa – […]

6 de outubro de 2020

O STF numa toga justa

Josias de Souza: “Celso de Mello colocou o Supremo Tribunal Federal numa toga justa. Fez isso ao pedir a Luiz Fux que marcasse para antes de sua aposentadoria o julgamento do recurso que definirá o formato do depoimento de Jair Bolsonaro à Polícia Federal. O decano espremeu os colegas entre a incoerência e a cortesia. […]

5 de outubro de 2020

O drama petista

Carlos Madeiro, no UOL: “As eleições para prefeito nas capitais marcam uma separação do maior partido de esquerda do país, o PT. A busca é por recuperar parte do espaço perdido em 2016, quando conseguiu apenas uma vitória em capitais (Rio Branco). Para tanto, o partido vai enfrentar um isolamento imposto por outros dois dos […]