Flávio Gomes

14 de junho de 2021

Tribunal ou pizzaria?

De J. R. Guzzo, questionando a ministra Rosa Weber por impedir que o governador do Amazonas, Wilson Lima, seja ouvido na CPI da Covid: “… O STF meteu na cadeia um deputado federal em pleno exercício do seu mandato, e ninguém falou em interferência nenhuma. Dia sim, dia não, o tribunal manda o presidente ou algum dos seus ministros fazerem alguma coisa em ‘cinco dias’, ou, às vezes, menos: explicar por que não usa máscara, resolver em três anos o problema das penitenciárias, informar o que o Exército está fazendo na Amazônia, e por aí afora. (Acaba de autorizar a disputa de um torneio de futebol.) Falou-se, também, que o governador está sendo investigado pela polícia e, se fosse ouvido na CPI, corria o risco de incriminar a si próprio. Heimmm? Mas de que lado o sujeito está? Se ele não fez nada, e não tem nada a esconder, por que raios iria se incriminar? Bastaria dizer a verdade. A CPI é presidida por um senador do Amazonas – o lugar onde mais se roubou dinheiro da covid no Brasil, e possivelmente no mundo. Foi acusado de meter a mão na área da saúde, sua mulher foi presa pelo mesmo motivo e seus três irmãos também foram parar no xadrez. Se um cidadão assim pode ser o presidente da CPI, e ninguém está preocupado se ele vai se ‘incriminar’, qual é o problema com o governador? Fala-se do ministro Gilmar Mendes, mas Rosa Weber é a mesma coisa; todos, no fundo, são a mesma coisa. Daqui a pouco a turma que precisa de habeas corpus nem vai mais mandar advogado ao STF. Vão resolver por telefone.”

Protesto

A Associação dos Empreendedores no Pinheiro e Região Afetada e o Movimento Unificado das Vítimas da Braskem fazem ato público hoje, 9h30m, em frente ao prédio do Ministério Público Federal, no Barro Duro. As entidades cobram indenizações mais rápidas e justas às vítimas da catástrofe socioambiental.

Só na marra

No final de semana, vídeos circularam nas redes sociais criticando o governo do Estado pelo aparato policial na Praia do Francês reprimindo pessoas na faixa de areia. E foi um exagero, realmente. Mas tudo seria evitado se a população fosse obediente às restrições do decreto. Afinal, está em jogo a saúde pública.

Cautela

Para o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, o retorno presencial das aulas na rede municipal precisa ser mais debatido, pela insegurança do momento: “O Covid tem causado muitas surpresas, até para a ciência, que tem mudado sua visão. Optamos por vacinar a educação para fazer uma volta segura.”

Ficha limpa

Senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL): “Garantimos o apoio da Serasa para a realização dos mutirões da Lei Nome Limpo em diversas localidades de Alagoas. Nossa meta é beneficiar milhares de alagoanos honestos e trabalhadores, que ficaram sem poder pagar seus débitos e encontram restrições no acesso ao crédito.”

Resultado

O deputado federal Marx Beltrão (PSD/AL), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, integrou a comitiva do ministro do Turismo, Gilson Machado, a Alagoas. Em Marechal Deodoro, visitaram e reinauguraram obras com recursos obtidos por Max Beltrão quando foi ministro do Turismo.

Orientação

“O Globo”: “Médicos e especialistas alertam que, mesmo após 14 dias da aplicação da segunda dose, quando se completa o ciclo de imunização, é possível contrair e transmitir o vírus. Isso ocorre porque as vacinas disponíveis protegem principalmente contra o desenvolvimento de formas graves da Covid-19.”

 

*Hoje devem tomar segunda dose de AstraZeneca quem estava previsto para voltar em 20 de junho. Horários: 9 às 16, nos postos tradicionais; 9 às 21, no Estacionamento de Jaraguá, na Justiça Federal e nos Shoppings Maceió e Pátio.

*O ônibus da vacinação da Prefeitura de Maceió atende hoje a mais um bairro: de 9 às 16 horas a unidade aplicará a 1ª dose contra a Covid na Avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes, no Conjunto Graciliano Ramos.

* O governador Renan Filho assina hoje, 10 horas, ordem de serviço para implantação do trecho da rodovia ligando Barra de Santo Antônio a Barra do Camaragibe, em Passo do Camaragibe. O evento é no Palácio República dos Palmares.

*O município de Santana do Ipanema recebe hoje, 14 horas, a Casa do Empreendedor. Além da Sala do Empreendedor que já existia, o equipamento trará mais agilidade e conforto no atendimento aos empresários locais.

*A Casal e a Agreste Saneamento fazem, hoje de madrugada, manutenção preventiva no Sistema Adutor do Agreste. Só na madrugada de 5ª feira, 17, serão normalizados, de forma efetiva, os serviços da malha adutora do sistema.

* A Velhofobia, um dos tipos comuns de violência contra idosos, é o tema de live hoje, 15 horas, no perfil do Sesc Alagoas no Instagram (@sescalagoas), pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

*Pela Série B do Brasileiro, o CRB, em 4º lugar, visita o Goiás hoje, 21h30m; o CSA, penúltimo colocado, recebe o Guarani SP, 19 horas, no Trapichão. Pela Série D, no final de semana Murici e ASA se enfrentam, em Murici.

 

“O respeito a decisões judiciais é pressuposto do Estado Democrático de Direito”

Luiz Fux

Presidente do Supremo Tribunal Federal

12 de junho de 2021

Fingimento mútuo

Conrado Hübner Mendes, professor de direito constitucional da USP, na “Folha”: “Por quase 30 anos, o STF entoava orgulhoso o grito da ‘última trincheira do cidadão’ e do ‘guardião da Constituição’. Esbanjou heroísmo nas palavras e nas promessas salvacionistas, mas economizou em rituais básicos de construção do capital político, de respeitabilidade, de manutenção da autoridade […]

10 de junho de 2021

Manifesto polêmico

Jornalista Milly Lacombe: “Os jogadores da seleção brasileira conseguiram uma proeza: a elaboração de um não-manifesto. Talvez seja o primeiro na história, o que não é pouca coisa. Como se não bastasse, ainda deixaram com a gente a receita para que um não-manifesto seja escrito: é preciso um bocado de covardia, o talento para juntar […]

9 de junho de 2021

Sigilo, impunidade e escárnio

Josias de Souza: “O Exército decidiu manter em segredo por cem anos o processo disciplinar que deixou impune a indisciplina do general Eduardo Pazuello. Em resposta ao jornal O Globo, que requisitou acesso aos papeis sobre a participação de Pazuello em ato político ao lado de Bolsonaro, no Rio de Janeiro, em 23 de maio, […]

8 de junho de 2021

TCU favorece a desinformação

De “O Antagonista”, a respeito de mais uma polêmica envolvendo o Presidente da República, Jair Bolsonaro: “O ministro Benjamin Zymler é o relator no Tribunal de Contas da União (TCU) de assuntos relacionados à pandemia da Covid. Assim que soube que Jair Bolsonaro havia dito, em conversa com apoiadores, que um relatório do TCU mostraria que metade das mortes por Covid registradas […]

7 de junho de 2021

FHC reafirma apoio a Lula

De Gabriel Herbelha, no portal “IG”: “O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou em entrevista à TV Democracia que o encontro que teve com Lula (PT) recentemente foi um ‘gesto de civilidade’,  e que apesar de críticas de membros do partido, não precisa ‘consultar ninguém’ para realizar tais encontros. ‘Não foi um gesto politico, foi um gesto pessoal, depois eu […]

4 de junho de 2021

“Ambiente tóxico”

Tiago Vasconcelos, no “Diário do Poder”: “O presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Ribeiro, divulgou vídeo onde repudia o que classificou como ‘ambiente extremamente tóxico’ instalado na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia do Senado Federal. Para Ribeiro, a linha de frente do combate à Covid e a maior entidade de representação dos médicos […]

2 de junho de 2021

Manipulação da CPI

Ney Lopes, ex-deputado federal, no “Diário do Poder”: “Não existe delito no Código Penal brasileiro, nem legislação vigente, que puna o procedimento defendido pelas médicas Mayra Pinheiro e Nise Yamaguchi. O relator e membros da CPI têm o direito de discordar e optarem por estudos, que contestem tal tese. O que não se justificam são […]

1 de junho de 2021

A copa da discórdia

Wadson Regis, portal “AL1”: “… No Brasil, onde vivemos, o vírus político tem sido muito mais letal que o invisível chinês. Para as organizações Globo e seus parceiros, a linha editorial está voltada ao ataque diário no presidente da República. O exército contra Bolsonaro também é reforçado pela “imprensa” que não trata os dois lados […]

31 de maio de 2021

Bandeira preta, amor

Miguel Gustavo de Paiva Torres, diplomata: “Então assim: quase 500 mil famílias enlutadas no infectado país em que vivemos e os ‘estrategistas’ da política profissional brasileira convocam manifestações de militâncias partidárias para travar uma guerra campal e medieval entre bandeiras vermelhas e verde e amarelas. Quem não tem nada a ver com isso e nada mais do que trabalhar estava fazendo leva um tiro […]