Flávio Gomes

17 de abril de 2021

Indicação questionada

Site “O Antagonista”: “Opositores ao nome de Renan Calheiros para a relatoria da CPI da Covid, algo praticamente irreversível a esta altura das costuras políticaspreparam argumentos para tentar constrangê-lo na funçãoA comissão, provavelmente, será instalada na semana que vem. O foco do pedido inicial, apresentado no início de fevereiroé a conduta do governo federal na pandemiaMas há um consenso de que ‘fatos conexos’ incluindo prefeitos e governadores também poderão ser apurados Renan é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB)Senadores que se consideram ‘independentes’ vão colocar em dúvida a isenção do senador alagoano toda vez que a CPI tratar do repasse de recursos federais para o estado. Será posto à mesa o artigo 306 do regimento interno do Senado, que diz que ‘nenhum senador presente à sessão poderá escusar-se de votar, salvo quando se tratar de assunto em que tenha interesse pessoal, devendo declarar o impedimento antes da votação e sendo a sua presença computada para efeito de quórum’O grupo não vai tentar melar a relatoria de Renan Calheiros como um todo, mas pedirão que ele se declare suspeito sempre que forem abordados assuntos de Alagoas. Um senador com mais de 30 anos de Congresso e que não compõe a CPI comentou assim com este site sobre a provável relatoria nas mãos de Renan: ‘Isto é o que acaba com qualquer CPI: colocar cabrito para cuidar da horta’.”

Volta à ribalta

Informa Vera Magalhães, em “O Globo”: “Os senadores da CPI da Covid-19 fecharam nesta sexta-feira acordo para a composição dos cargos de comando da CPI da Covid-19. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator da investigação, o que vai desagradar o presidente Jair Bolsonaro.”

Contestação

O senador Rodrigo Cunha (PSDBAL) é contra Renan relatar a CPI da Covid. “Renan Calheiros é pai do governador Renan Filho. Esta relatoria e esta CPI precisam do máximo de independência e de neutralidade. Se houver algo que possa implicar o governador na CPI, como ficaria a atuação de seu pai?”, questiona.

Destaque

Além de coordenadora da bancada de Alagoas, a deputada Tereza Nelma (PSDB), única mulher alagoana no Congresso Nacional, foi eleita com 72% dos votos da bancada feminina para o cargo de Procuradora Geral da Mulher na Câmara dos Deputados. Ela vai exercer o cargo no período no biênio 2021-2022.

Ademi-AL

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas tem como novo presidente, para o biênio 2021-2023. o empresário Marcelo Raposo Saldanha, diretor da Sanco Engenharia, que substitui Jubson Uchôa. “É uma honra assumir uma gestão que herda uma estrutura tão consolidada”, diz Saldanha.

Opção

Os moradores do Loteamento Gurgury, em Guaxuma, litoral Norte, estão elaborando um laudo, com orientação de engenheiros, para oferecer ao prefeito JHC em alternativa à implantação de uma Estação Elevatória. A prefeitura anunciou, há dias, que pretende construir a estação numa praça do Gurgury.

Opinião

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão: “A curva da economia, a curva social, que foi a questão das linhas de crédito abertas, do auxílio emergencial que foi pago, ele deveria ter sido prolongado. Tínhamos que ter entendido que a pandemia iria prosseguir, não iria terminar em dezembro passado”.

* O ministro da Defesa, general Braga Netto, disse que a missão das Forças Armadas está dentro das “quatro linhas da Constituição”, mas sob a “autoridade suprema” do presidente da República, Jair Bolsonaro.

* A Prefeitura de Maceió vacina contra a Covid-19, a partir deste sábado, pessoas com síndrome de Down entre 18 a 59 anos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. É a primeira comorbidade que inicia o processo de imunização.

* Alunos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da Unit/AL estão cobrando a antecipação da colação de grau de estudantes que cumpriram 75% da carga horária acadêmica, como prevê a Portaria 383 do Ministério da Educação.

*Neste sábado e no próximo, 24 de abril, 44 campis da Faculdade Estácio, de várias partes do país, inclusive Maceió, farão plantão virtual para tirar todas as dúvidas sobre o da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física.

* O Mercado do Tabuleiro do Martins recebe nas próximas segunda-feira (19) e terça-feira (20) um mutirão de limpeza e sanitização coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, da Prefeitura.

*O “Arte que te Quero Viva – Lives” segue neste sábado com shows musicais de Fábio Zani e Wilma Araújo, no auditório da FMAC, às 19h30m e às 21 horas. Transmissão: instagram @fmacmaceio e FMAC Maceió – You Tube.

*Copa do Nordeste: neste sábado o CRB busca uma vitória inédita em Salvador, contra o Bahia, às 16 horas. O CSA encara o Fortaleza, no Ceará, no mesmo horário. Em caso de empates, pênaltis decidirão quem vai à próxima fase.

A ivermectina mata verme? Por isso a esquerda é contra.”

Jair Bolsonaro

Presidente da República, em nova declaração polêmica

15 de abril de 2021

A CPI do fim do mundo

Jornalista Ricardo Noblat, na “Veja”: “Nada pode haver de pior para um governo do que a abertura de uma CPI justamente no momento em que ele está mais fraco, e por ora, sem perspectivas de se recuperar. Se a CPI decolar e investigar a fundo o que deve, haverá chuvas e trovoadas em Brasília com […]

14 de abril de 2021

Do paraíso ao inferno

Fernando Gabeira: “… Dei um balanço em alguns momentos de êxito dos britânicos na pandemia. Um deles foi a capacidade de articular a energia e a criatividade no processo de conseguir vacinas e realizar a vacinação em massa. Outro foi o êxito em evitar, no auge da crise sanitária, que houvesse um colapso no sistema […]

13 de abril de 2021

O submundo das milícias

Ricardo Kotscho: “Como foi possível a sociedade carioca produzir um monstro com os requintes de crueldade do médico e vereador Jairo Souza Santos Junior (Solidariedade), o agora tristemente famoso Dr. Jairinho, acusado pela polícia de torturar até a morte o enteado Henry Borel, de 4 anos, sob os olhares cúmplices da mãe, a professora Monique […]

12 de abril de 2021

Manobra suspeita

Mário Sabino: “Brasília é um circo em que os cidadãos são os eternos palhaços no picadeiro. Esses requerimentos que querem incluir a investigação de governadores e prefeitos na CPI da Covid visam apenas a tirar o foco do objetivo inicial — debruçar-se sobre a atuação calamitosa do governo federal no enfrentamento da pandemia –, confundir o […]

9 de abril de 2021

Ambições no Polo Democrático

Mário Sabino: “Todos os signatários do Polo Democrático modelo 2021/2022 são potenciais candidatos a presidente da República. A intenção é mostrar que estão dispostos a unir-se em torno de uma candidatura única. Ciro é a exceção manifesta e perdedor nato. Quanto aos outros, Luiz Henrique Mandetta parece ser o mais viável neste momento. O único […]

Lobby contra a energia solar

Jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva, em sua coluna no portal “Diário do Poder”: “O bilionário lobby das distribuidoras de energia (empresas que emitem a conta de luz) tenta acabar com as regras definidas pela Aneel, agência reguladora, destinadas a estimular a utilização da energia solar no Brasil, inclusive residencial. As distribuidoras nunca se conformaram […]

7 de abril de 2021

Tratamento precoce da Covid

Médico Luiz Ovando, no “Diário do Poder”: “O novo coronavirus, é um parasita da célula epitelial que se encontra, preferencialmente, na árvore respiratória, figado, rins e vasos sanguineos. O virus tem uma chave que abre a porta da célula, a glicoproteina S, que é o Spike. A fechadura da célula é o receptor ECA-2 (Enzima […]

Insensatez suprema

Josias de Souza no UOL: “As decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas presenciais parecem inspiradas em Sérgio Porto (1923-1968), criador do Samba do Crioulo Doido. A diferença é que a loucura do crioulo de Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo atrás do qual se escondia o gênio de […]

1 de abril de 2021

A receita da falência

J. R. Guzzo: “O STF, pelas decisões que tomou nos últimos anos, transformou-se na maior ameaça à segurança jurídica no Brasil em que vivemos; como em qualquer país subdesenvolvido, aqui a mesma lei é diferente a cada vez que é aplicada pelo STF, e vai sempre na direção daquilo que os ministros estão querendo no […]