Antônio Pereira

4 de fevereiro de 2021

Lacradores do BBB21 não sobrevivem ao julgamento supremo das redes sociais

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro usa R$ 3 bilhões do dinheiro público para comprar deputados e senadores para que apoiem seus candidatos na Câmara e no Senado, milhões de brasileiros estão em frente à televisão ou clicando nas redes sociais sobre os participantes do programa global Big Brother Brasil – 21, da Rede Globo de Televisão.

Longe dos questionamentos éticos e morais que levaram à eleição dos presidentes do Senado e da Câmara, os brasileiros vão às redes para questionar, julgar e condenar atitudes dos chamados lacradores, homens e mulheres que se destacam nas redes sociais como artistas, mas também como julgadores da vida alheia, sempre tendo pronto receitas de conduta ou metendo o pau em outras pessoas que não seguem seus princípios unilaterais de como devemos atuar na vida.

A maior representante desse setor dos lacradores é a cantora e apresentadora Karoline dos Santos Oliveira, conhecida internacionalmente como Karol Com K. Uma mulher negra, mas que no ‘show de realidade’ da ‘casa mais vigiada do Brasil’ acabou por revelar todo um lado egocêntrico, levado à ira de brasileiros comuns e também de celebridades.

Karol Com K vivia ‘confortavelmente’ em sua bolha com quase dois milhões de seguidores no Instagram e tantos outros milhares de fãs nas outras redes sociais. De lá ela julgava, condenava e lacrava. Já no BBB21, Karol passou a ser julgada, e muito. Não sem uma dose extra de hipocrisia e deboche.

Os programas de show de realidade viraram uma epidemia global, sendo sucesso em dezenas de países ao redor do mundo, mas que no Brasil tem poderes de parar o país, literalmente. Sucesso dos negócios televisivos, esses programas contam com fortes doses de realismo, mas também muita manipulação por trás das câmeras, tudo para manter a audiência, faturando bilhões em publicidade.

No caso específico deste ano do BBB21, a realidade foi posta à prova, com a Rede Globo escalando pela primeira vez quase a metade dos participantes composta de pessoas negras, conhecidas e anônimas. Logo nos primeiros dias, essa relação quase igual a realidade do país levou alguns participantes a imaginar que poderiam lacrar e expor todas as mazelas do racismo estrutural que vivemos desde a chegada dos primeiros portugueses no nosso litoral.

As redes sociais tomaram conta da realidade nacional e até mundial. Atualmente, quem der o azar de ser o ‘escolhido para Cristo’ nas redes sociais amargará cancelamentos virais, julgamentos instantâneos e o fim de carreiras e vidas.

Nunca na história do Brasil tantas pessoas são julgadas culpadas e execradas publicamente.

No caso da Karol Com K sua postura contraditória no show de realidade da Globo deve render enormes prejuízos financeiros, mas também da sua imagem. Outros participantes do programa também estão tendo os seus momentos de cancelamento coletivo, com é o caso do rapper Projota, do comediante Nego Di, da psicóloga Lumena e do cantor Fiuk.

Celebridades ou não, os participantes, aos olhos do público, não estão tendo no programa uma conduta compatível com o que representavam nas suas bolhas sociais. Ao abrir para o Brasil tudo o que são, no jogo da vida da Globo, esses participantes acabaram fornecendo pólvora para as pessoas, canceladas por eles por atitudes semelhantes as que estão tendo no BBB21.

Carlinhos Maia, Neymar Júnior, Anitta e Jojo Todynho são os três representantes daqueles que são julgados e condenados nas redes sociais por pessoas como Karol Com K. Como uma espécie de forra, as celebridades polêmicas vão com todas as suas forças virtuais julgando e condenado os participantes do BBB21, meio que apontando o dedo para seus julgadores anônimos, que infestam os bites da grande rede.

Nesse jogo midiático interminável, ganham os politicamente incorretos, ávidos por apontar o dedo, mesmo que sem razão. Tudo para se safarem dos julgamentos instantâneos dos nossos dias atuais.

Veja a seguir uma série de prints de posts nas redes sociais sobre as posturas dos participantes considerados lacradores do BBB21: