Antônio Pereira

4 de janeiro de 2021

Brasil, de queridinho a chacota e escárnio mundial

Significado de Pária

substantivo masculino e feminino Quem está à margem da sociedade; excluído do convívio social.

Sinônimos de Pária

Pária é sinônimo de: ilota, excluído, desclassificado

Dez em cada dez brasileiros que viajam ao exterior sempre comentam a forma boa como somos recebidos pelas diversas civilizações mundo a fora. O brasileiro sempre é reconhecido como um povo simpático, do futebol. Assim era nossa sina ao conversar com qualquer outro cidadão de qualquer outro país. O brasileiro tem como referências em nível mundial sua história esportiva e de povo acolhedor, simpático e alegre. Muito dessa simpatia foi conseguida graças a Carmem Miranda, Pelé, Ayrton Senna e tantos outros brasileiros que têm uma imagem positiva no mundo todo.

Pois bem, de uns tempos para cá, nosso país passou a ser uma referência de maluquice, excentricidade e negação a tudo o que conhecemos como civilizatório. Além disso, o Brasil também passou a ser enxergado como algo ruim, nefasto, ultrapassado.

Toda essa onda negativa acontece, ‘coincidentemente’ com a eleição do capitão reformado do Exército, Jair Messias Bolsonaro e seu governo totalmente alinhado com o que há de mais atrasado em termos internacionais. O Brasil, sob a batuta de Bolsonaro e os seguidores do astrólogo, Olavo de Carvalho começou a votar e se posicionar em organismos internacionais ao lado de países governados pela extrema-direita, tendo como farol do conhecimento supremo o ainda presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump.

No campo doméstico o Brasil também se destaca negativamente, notadamente durante a pandemia do novo coronavírus, ou Covid-19. Desde o primeiro dia, Jair Bolsonaro tem feito de tudo para negar a existência da doença, incentivando o povo brasileiro a se infectar, pois assim a pandemia ‘passaria mais rápido, morrendo que tiver que morrer’. Ele também disse, ao comentar o número crescente de mortes, de que não era coveiro para saber desse assunto.

Agora, quando o mundo inteiro já está vacinando seus cidadãos, o Brasil não tem ainda nem seringas suficientes para o início da vacinação. Além disso, o presidente já disse por diversas vezes que por ele, não haveria vacinação alguma, pois deveríamos ser macho e encarar a doença de frente, sem frescura.

Todas essas declarações e ações transformaram a mítica imagem de povo bom, alegre e boa gente em chacota internacional. Hoje o brasileiro é sinônimo de idiota que se deixa governar por um imbecil.

Vida que segue.