Roberto Baia

8 de outubro de 2020

O clima é tenso

Candidatos a vereador pelo MDB vão disputar as eleições com as atenções voltadas para a Justiça que deve julgar, até o final desse mês, ação movida pelo partido em nível nacional e estadual, visando anular a convenção partidária realizada no dia 15 de setembro, que homologou a chapa Luciano Barbosa e Rute Pereira Nezinho.

O clima é de tensão e preocupação entre os candidatos a vereador e prefeito, que apesar do imbróglio estão em plena campanha eleitoral.

 

Tentam reeleição

Dos candidatos a vereadores emedebistas que disputarão uma cadeira na Câmara Municipal, três possuem mandato e vão tentar a reeleição no próximo dia 15 de novembro. São eles: Rogério Nezinho, Léo Saturnino e Fábio Henrique. Dos três, Rogério Nezinho, irmão do deputado estadual Ricardo Nezinho, aparece confortável em pesquisas de intenção de votos foram realizadas recentemente.

Em tempo: Rogério Nezinho  vai tentar se reeleger para exercer o seu quinto mandato.

 

Crime eleitoral

A Justiça Eleitoral determinou que a prefeita e candidata a reeleição Fabiana Pessoa (REPUBLICANOS), retire as postagens feitas nas redes sociais, no prazo máximo de 24(vinte e quatro) horas, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), além de outras cominações previstas no ordenamento jurídico. A decisão é assinada pelo juiz titular da 22ª Zona Eleitoral, Dr Rômulo Vasconcelos de Albuquerque.

 

Redes sociais

Conforme o documento publicado, o Partido CIDADANIA, através de seus procuradores legalmente constituídos, ingressou com representação e pedido de tutela de urgência, em face da candidata a prefeita Fabiana Pessoa (REPUBLICANOS) utilizar as suas contas pessoais nas redes sociais Instagram e Facebook, “para divulgar atos da Prefeitura Municipal de Arapiraca como se fosse ações pessoais, vindo assim a mesclar seu cargo institucional com a conduta política, afrontando desta forma o princípio da impessoalidade”, cita o juiz no documento.

 

Mudou de opinião

Ex-vereadora e ex-prefeita de Arapiraca por três mandatos, a médica Célia Rocha abraçou a candidatura de Luciano Barbosa para prefeito. Célia, que já tinha informado que não participaria de eleições, mudou de opinião e entrou com tudo na campanha de Barbosa acompanhando, inclusive, caminhadas pelos bairros da cidade e visitas aos eleitores da zona rural.

 

Encontro com profissionais

Na noite de quarta-feira (7), a candidata a prefeita Gilvania Barros e seu vice, Marcos Sena, tiveram encontro com profissionais do segmento cultural, em especial, na área da música no Espaço Cultura e Vida, sede do Coral Sons e Dons, no bairro Alto do Cruzeiro. Na ocasião, Gilvania e Marcos apresentaram as propostas elencadas no Plano de Governo de sua chapa, que defende o fortalecimento da valorização cultural local.

 

Combate à vulnerabilidade

“A cultura por si só já tem o poder de transformação, porque ela é uma ferramenta de combate à vulnerabilidade social, à evasão escolar e à violência. A cultura desenvolve talentos, disciplina e amplia o senso de comunidade e pertencimento.”, disse Gilvania na ocasião.

 

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão para as eleições municipais de 2020 começa a ser veiculada a partir desta sexta-feira (9). Os anúncios serão divulgados em dois formatos: nos blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, duas vezes ao dia, e serão usados para mostrar os candidatos a prefeito; e também por meio de comerciais, de 30 segundos ou um minuto cada, que serão exibidos ao longo do dia. Para as inserções, cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários.

 

Batalha jurídica

Em Arapiraca oito candidatos estão disputando a Prefeitura – o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) em uma batalha jurídica com o diretório estadual e nacional do partido. O diretório municipal chegou a realizar uma convenção, onde escolheu o nome do vice-governador Luciano Barbosa como pré-candidato formando chapa com a candidata Rute Pereira (PL), irmã do deputado Ricardo Nezinho.

 

Justiça Eleitoral

Porém, a formação dessa chapa será questionada na Justiça Eleitoral já que o MDB nacional e estadual não reconhece a candidatura de Barbosa. O próprio Luciano Barbosa decidiu não acatar a medida do diretório nacional e registrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) a sua chapa com Rute Pereira. Barbosa está em uma intensa campanha eleitoral em Arapiraca, por sinal muito bem organizada e estruturada.

 

Quando o jardim foi plantado deveria ser modelo de estrutura de residencial em Alagoas. Seria. Mas o Jardim das Paineiras, em Arapiraca, na prática é a imagem do abandono. Foi esta constatação feita pelo advogado Hector Martins, candidato a prefeito de Arapiraca pelo Cidadania 23.

 

… Os moradores do Jardim das Paineiras nunca tiveram o privilégio de ser vistos como cidadãos. As administrações que passaram nunca deram o devido valor às famílias que foram marginalizadas pela sociedade simplesmente porque moravam no Jardim das Paineiras.

 

… “As pessoas convivem desde sempre com a falta de estrutura no local. As áreas de lazer estão danificadas e sem manutenção”.

 

…A Corrente do Bem de Hector Martins esteve no Jardim das Paineiras para levar esperança para as famílias humildes, para aqueles que estão invisíveis aos olhos do Poder Público e dos políticos que só lembram da comunidade a cada quatro anos.