Edmilson Teixeira

29 de julho de 2020

Passo do Camaragibe

Na  cidade onde nasceu o dicionarista mais famoso do Brasil, Aurélio Buarque de Holanda, o partido Progressista liderado em Alagoas pelo ex-senador Benedito de Lira e que no Brasil conta com o líder nacional deputado Arthur Lira, vê com bons olhos a candidatura do jovem Luh Nogueira. É que depois de ter sido eleito na eleição passada como o vereador mais votado entre os nove classificados, Luh decidiu investir seu nome agora como pré-candidato a prefeito; sobretudo no calor da juventude, que segundo ele, quer inovação na administração pública.

Passo do Camaragibe II

O propósito de Luh Nogueira, conforme o PP em Alagoas é o de quebrar um tabu eleitoral que há 16 anos se reveza no poder; ou seja, Vânia do Passo (PSD) atual prefeita e a ex-prefeita Márcia Coutinho (MDB). Essas duas personagens vêm se revezando nas últimas quatro eleições; por sinal, integram um dado curioso no município, que aponta que candidato algum conseguiu até agora se reeleger como prefeito.

Origens

A família de Luh Nogueira agrega um histórico político no município, pois a Prefeitura já foi administrada pelo avô, seu Durval e depois a sua mãe, Cláudia Nogueira que comandou entre 1993 a 1996, isso depois de ter sido vereadora por dois mandatos. Outro dado curioso por lá, é que o atual vice-prefeito, Ricardo Nogueira é tio de Luh, porém está rompido com a prefeita Vânia do Passo e hoje se aliou com a adversária Márcia Coutinho na promessa de ser o vice dela na chapa da eleição deste ano.

Expectativa

Todo problema agora lá no Passo é saber se Márcia e Vânia vão se confrontar pela quinta vez nas urnas, cuja vitória última foi com uma diferença de apenas 173 votos prol Vânia. É que as duas acumulam broncas na Justiça por improbidade administrativa; pois, ambas foram condenadas em segunda e terceira instâncias; situação incômoda que também enfrentam outros ex-prefeitos da região Norte de Alagoas, aonde se situa o território do saudoso Aurélio Buarque.

Major Izidoro

Em Major Izidoro/AL o embate político para a eleição deste ano, está concentrado em apenas dois candidatos: Alex Mariano integrante da equipe de governo da prefeita Santana Mariano (MDB), contra o vereador Theobaldo Cintra (PP). Há bem poucos dias Alex Mariano (MDB) concedeu entrevista no programa do radialista Alves Correia (Gazeta-FM de Arapiraca) destacando a importância de seu grupo se manter no poder, sobretudo, como forma de assegurar, segundo ele, o clima de paz e progresso na região.

Major Izidoro II

A entrevista aconteceu por consequência de um fato inédito que ocorrera na política de Major este mês, quando os sete vereadores da oposição resolveram promover uma sessão extra (somente com eles), mesmo nesse período de recesso parlamentar, ocasião em que destituíram o cargo de Presidente da Câmara, do vereador Chaveiro do Gado. A polêmica tomou conta da cidade e o estranho caso ganhou repercussão na imprensa alagoana. Na semana seguinte a Justiça deu ganho de causa a Chaveiro do Gado, que automaticamente reassumiu legitimamente o comando da Casa Legislativa.

Porto de Pedras

Prefeito Henrique Vilela (MDB) apela para que a população não vacile diante da situação vivenciada nesse período de coronavírus  espalhado pelo mundo. Disse que depois que adotou a flexibilização em alguns meios do comércio, o número de casos de pessoas contaminadas voltou a subir um pouco. “Se as pessoas não contribuírem com o uso de máscara andando pelas ruas, a gente vai ter que adotar medidas drásticas” prometeu.

Porto de Pedras II

“Esta semana  a equipe da Secretaria de Infraestrutura resolveu  podar as árvores que margeiam a rodovia que dá acesso a cidade; pois estavam dificultando o trânsito dos veículos. Já a Secretaria de Saúde  esteve no último final de semana realizando na Unidade de Saúde do Curtume exames de eletrocardiograma. Pois mesmo diante dessa pandemia  do Covid-19,  a Secretaria  vem tomando todas as medidas para combater a disseminação do vírus” disse o prefeito Henrique Vilela.

Porto de Pedras III

O prefeito contabiliza que 40 ruas foram devidamente pavimentadas ao longo desses  três  anos e sete meses de governo. Espera fechar o mandato com a entrega de mais três. Esta semana inaugurou as reformas da Fonte das Mulheres, uma espécie de lavanderia pública que funciona na cidade. Além do mais, entregou uma nova moradia dentro de um programa mantido pela Prefeitura “Casa Nova, Vida Nova”, ao tempo em que assinou a ordem de serviço para a construção de mais duas. O programa atende as pessoas que estão com suas casas totalmente debilitadas, quando são demolidas e reconstruídas no mesmo terreno.

Arapiraca

O petista deputado federal Paulão (PT-AL), membro da Mesa Diretora da Câmara, entrou com ação no Ministério Público Federal (MPF) contra a Mineradora Vale Verde. O parlamentar denunciou que a mineradora invadiu terras quilombolas no município de Arapiraca, para desenvolver a exploração de minérios.

Arapiraca II

Paulão disse que na manhã de quinta-feira, da semana passada a Comunidade Quilombola Carrasco foi surpreendida com máquinas da mineradora Vale Verde escavando o solo no interior de uma propriedade que fica dentro do território da comunidade tradicional. “A comunidade não foi nem informada sobre o tipo de atividade que estaria sendo explorada no terreno e de acordo com os relatos no local, a mineradora estaria escavando em busca de jazidas de ouro” relatou.