Sérgio Toledo

28 de março de 2020

Em tempo de quarentena.

O novo corona vírus é um vírus que provavelmente sofreu mutação. Existem outros corona vírus. Os médicos e cientistas já conhecem os outros. O desafio é agora conhecer o novo corona vírus.
Por que então os meios de comunicação não centram suas baterias para os testes, as pequisas, enfim o trabalho que irá conhecer totalmente o novo corona e produzir o tratamento e/ou sua vacina?
Será porque não dá ibope? Ou não dá audiência? Ou não vende a revista e o jornal? Não quero acreditar.
Tudo que vejo, ouço ou leio é coisa ruim. É desgraça. É álcool na fogueira das rivalidades: politica, social e econômica.
Agora abri uma página na internet e as notícias dizem o placar das mortes e que a Espanha hoje é a campeã. Que o ministro tal foi caminhar na praia. Que o juiz qual foi também. Agora são fiscais do “Sarney” as avessas. Senhores jornalistas! Informem. Não deformem algo que já está tão complicado.
Outra notícia. Querem os estados e municípios derrubar o ministro da saúde. Ora veja. Não coloquem álcool na fogueira! Novamente escrevo. Deveria haver um poder central? Se não concorda ou concorda diga porque. Deveria haver uma descentralização? Cada estado faz uma coisa e cada município faz outra coisa. Certo ou errado?
Quem deveria comprar os produtos necessários? Medicamentos, aparelhos, vestimentas de proteção? Quando tem uma centralização tudo fica mais fácil. O que existe é uma forma de vaidade doentia que impede que o ser humano veja o melhor a ser feito.
Sei que a situação é séria e complicada. Se ficar o bicho come. Se correr o bicho pega.
Quarentena: vertical ou horizontal? Saúde e economia? Economia ou saúde? Vamos debater! Vamos encontrar solução! Juntar os melhore em suas áreas e conversar. Unir as força ao invés de cada vez mais dispersar. Unidos seremos sempre fortes. Dispersos o inimigo com certeza irá triunfar.