Blog do Dresch

10 de novembro de 2018

Prioridade para as ações de saúde

Alagoas vive um momento importante na assistência à saúde da sua população. Os números deste trabalho foram apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, em reunião com representantes do Ministério da Saúde e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas. Segundo ele, o governador Renan Filho está investindo cerca de R$ 199 milhões em todas as áreas da saúde, beneficiando moradores das diversas regiões do Estado.

A saúde como prioridade 2

Christian citou os investimentos nos hospitais regionais como o da Zona da Mata, em União dos Palmares, do Regional Norte, em Porto Calvo, do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia e ainda a construção dos hospitais Metropolitano e da Mulher, estes em Maceió. Além disso, a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está sendo totalmente renovada e o Estado está adquirindo 130 novas ambulâncias para o transporte sanitário.

 

O desmonte dos sindicatos

Os sindicatos brasileiros perderam quase 2 milhões de associados no período entre 2015 e 2017, segundo dados coletados por um módulo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada quinta-feira pelo IBGE. O país tinha 16,3 milhões de pessoas associadas a algum sindicato em 2017 (empregadas ou não), o que representava 11,5% dos trabalhadores brasileiros. Dois anos antes, o número de sindicalistas era de 18,2 milhões de trabalhadores, equivalente a 13.1% da população. De acordo com a pesquisa, todas as grandes regiões tiveram redução na taxa de sindicalização de 2015 para 2016. No ano passado, o Centro-Oeste mostrou uma recuperação do indicador. O Nordeste tem a maior taxa de sindicalização do país, de 13,5% em 2017.

Concurso na Fazenda

Em um despacho publicado no Diário Oficial do Estado, o governador Renan Filho autorizou que fosse elaborado o edital para concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda. Serão ofertadas 80 vagas, sendo 45 para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual (AFRE) e outras 35 para o cargo de Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação (AFCA). Estima-se que o edital com as normas do certame deve ser divulgado ainda em novembro.

 

Câncer mata transplantada

Uma paciente que sofria de fibrose cística, desenvolveu um câncer logo após receber os pulmões de uma mulher fumante, segundo a revista Lung Cancer. A paciente era acompanhada desde a infância por fibrose cística. Após uma rápida deterioração de suas funções respiratórias, típica da fibrose, os médicos decidiram, em novembro de 2015 realizar um transplante pulmonar.

 

Câncer mata transplantada 2

“De acordo com a base de dados dos doadores, os pulmões transplantados foram retirados de uma mulher de 57 anos, que fumava um maço de cigarros por dia, durante 30 anos” aponta o estudo, conduzido por médicos do Hospital Universitário de Montpellier, na França. Os exames realizados no momento da morte encefálica da doadora não revelaram anormalidades.

Câncer mata transplantada 3

Em junho de 2017, a paciente transplantada, bem doente, foi internada na unidade de oncologia torácica do Hospital de Montpellier.  Dois meses depois, ela morreu de câncer de pulmão sem qualquer tentativa de terapia. Os sintomas apontaram para um câncer causado pelo tabagismo. “O curto espaço de tempo entre o transplante e o aparecimento da anomalia radiológica sugere que a doença começou durante a vida do doador e foi acelerado pelo tratamento imunopressor seguida pela paciente para evitar a rejeição dos pulmões” declarou a equipe médica.

 

 

  • A população de sete municípios do sertão de Alagoas poderão buscar orientação jurídica junto ao chamado “Expresso da Cidadania”, que dá início a sua jornada nesta segunda-feira, dia 12.
  • O caminhão da Defensoria Pública estará à disposição do público sertanejo para fornecer informações sobre o andamento de ações cíveis e criminais, orientação jurídica e triagem para o ingresso de ações na justiça.
  • Os defensores públicos estaduais iniciarão o atendimento por Olho D’Água das Flores (dias 12 e 13), seguindo depois para Monteirópolis (no dia 14), Pão de Açúcar (dias 19 e 20), e Palestina (dia 21).
  • No dia 26 o atendimento será feito na cidade de Belo Monte, e depois em Batalha, nos dias 27 e 28. A etapa será encerrada em Jacaré dos Homens, dias 29 e 30.
  • Os interessados em ingressar com ações de qualquer natureza, devem procurar o Expresso com os documentos (pessoais ou para cada ação). Os documentos necessários, dependendo da natureza da ação, podem ser consultados no Disque Defensoria, 129, cuja ligação é gratuita.