Roberto Baia

12 de julho de 2018

Um crime covarde

A Polícia Federal já criou um grupo para combater o fake news. Isso ninguém tem dúvida. E preciso, com urgência, voltar às atenções para os grupos de whatSapp, onde esse tipo de crime desafia as autoridades. Para se ter uma ideia, o pré-candidato a deputado federal, atual deputado estadual Severino Pessoa, foi vítima dessa “onda” que tem como objetivo agredir com mentiras e atingir a dignidade de cidadãos que exercem ou não cargos públicos. Ontem circulou em grupos uma chamada de uma “matéria” que seria do site 7Segundos, afirmando que o deputado, que é casado com a vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, foi flagrado desviando água.

Uma mentira covarde. O próprio site tratou de desmentir a autoria.

 

Alô polícia

Em Arapiraca é de domínio público que a família Pessoa rompeu politicamente com o atual prefeito Rogério Teófilo e a suspeita é que sem o conhecimento do gestor algum psicopata tenha planejado tal crime, contando com comparsas para disseminar a mentira nos grupos do aplicativo.

Com a palavra a Polícia Federal.

 

Emitiu nota

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão no Estado de Alagoas (Sindirádio) emitiu nota de repúdio a pelo menos dois casos envolvendo integrantes da categoria em Arapiraca, e considerados como ‘coronelismo’ pela entidade.

O relato mais recente foi do radialista Isve Cavalcante, que desabafou afirmando que a gestão municipal “pediu sua cabeça” por estar “falando demais”.

 

Repudiou

Em um trecho da nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão no Estado de Alagoas (SINDRÁDIO/AL), repudiou a atitude antidemocrática do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, que devido às cobranças e críticas sofridas sobre sua administração por parte de profissionais da imprensa local, resolveu se vingar daqueles, com ameaças e cancelar os contratos com as empresas de radiodifusão, pedindo a demissão de profissionais renomados por abordarem em seus horários da programação assuntos relativos à sua má administração.

 

Papel dos comunicadores

Em outro trecho o Sindirádio afirma que “Temos a plena consciência que a imprensa não tem o direito de fabricar fatos ou notas para servir como conteúdo a seu favor, preservando inclusive a integridade moral e intelectual dos profissionais, no entanto se a administração do prefeito não é satisfatória, é natural que a população que o elegeu faça reclamações e cobranças. Este é o papel dos comunicadores em geral: servir como porta vozes da população do município”.

De igual modo, a Câmara dos vereadores deve fiscalizar a gestão, que é sustentada com recursos públicos. E como bons guardiões da sociedade, cumprimos nosso papel de utilidade pública através da comunicação.

 

Guarda municipal

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo município, a Prefeitura de Palmeira dos Índios tem superado alguns desafios. E por isso, o Governo Municipal convocou na quarta-feira (11), às 15h, no Salão Nobre da prefeitura, mais 30 concursados da Guarda Municipal, aprovados em Concurso Público em 2014, mas que ainda não tinham sido chamados para assumir as funções. Esta já é a terceira convocação dos guardas e mais um compromisso de campanha do prefeito Júlio Cezar que se cumpre.

 

Segurança

Os novos guardas terão um importante papel de contribuir com a segurança pública da cidade. Eles se juntam a outros 19 guardas municipais, já nomeados, e, juntos com o coordenador da Guarda, formam um contingente de 50 agentes. Eles poderão auxiliar a Polícia Militar e criar uma cultura de segurança no município.

 

Novos agentes

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a Guarda Municipal, o videomonitoramento que será instalado nas ruas da cidade e as viaturas que também chegarão, darão uma maior sensação de segurança aos palmeirenses. “Além de tudo isso, os novos agentes guardarão o nosso patrimônio público municipal, como prédios, museus e repartições. É papel das prefeituras ajudar na segurança pública das cidades e, com muita dificuldade, estamos na contramão da crise que atinge municípios e estados. Fizemos uma parceria com o Ministério Público Estadual e quero agradecer ao promotor de Justiça dr. Jomar Moraes, que tem nos ajudando muito. Agora, buscamos parcerias para a formação dos agentes. Já estamos conversando com a Polícia Militar, para a formação prática, e com o Ifal para a formação teórica”, disse o prefeito Júlio.

 

Arapiraca 1

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e SMTT, começou ontem, quarta-feira (11),  com serviços de terraplanagem na estrada que liga o Sítio Breu ao Povoado Canaã.

O acesso pela estrada vicinal estava difícil, uma vez que há trechos muito úmidos e até com alagamentos na altura do Conjunto Residencial Luar do Cavaco. No entanto, a patrol com o trabalho de nivelamento da via está deixando a estrada em condições favoráveis de trafegabilidade.

 

Arapiraca 2

Segundo o secretário de Infraestrutura, Daniel Oliveira, só foi possível enviar a máquina para o Sítio Breu nesta quarta-feira porque os serviços no Sítio Barreiras foram concluídos na tarde dessa terça-feira (10) e devido à parceria com o superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza.

“Mesmo seguindo a programação estabelecida no cronograma das ações de terraplanagem nem sempre podemos adiantar a máquina para outra localidade. De toda forma, estamos trabalhando para beneficiar todas as comunidades que precisam desse serviço”, explicou Daniel Oliveira.

Os trabalhos de terraplanagem vão permanecer de acordo com o cronograma definido pela Seminfra, assim como os serviços de tapa-buracos com asfalto nos bairros de Arapiraca.

 

 

… Os serviços de pavimentação asfáltica no centro da cidade não param. As equipes da Seminfra estão dando continuidade no corredor de ônibus da Rua São Francisco.

 

… O último trecho concluído foi entre as ruas Boa Vista e Esperidião Rodrigues, melhorando toda a trafegabilidade de um dos principais acessos ao centro da cidade.

 

 

… Outro trabalho paralelo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) é o conserto das tampas de galerias e bocas de lobo na região central de Arapiraca. (Com Ascom).