Edmilson Teixeira

11 de julho de 2018

Batalha

No município de Batalha/AL, uma grande campanha foi montada pela Secretaria de Saúde, a fim de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura apela para que a população faça também a sua parte, eliminando os focos do mosquito, entendendo que a prevenção é a maior arma contra o tal inseto.

Batalha – ações

Ainda sobre Batalha, a prefeita Marina Dantas otimista pelo desempenho de sua equipe de trabalho, disse que iniciou a semana com mais uma inauguração, dessa vez na Escola Antônio Rodrigues de Melo. A unidade segundo ela, acabou de ganhar mais três  salas de aula, sobretudo com estrutura moderna e confortável, que trará melhores condições de aprendizagem e ensino, proporcionando maior rendimento escolar aos alunos. Na semana passada foi entregue um posto de saúde no povoado Dionel e um automóvel para atuar com os agentes de endemias.

Barra de Santo Antônio

 

Depois de um filhote de baleia que apareceu morto na segunda-feira na praia de Ipioca, agora foi a vez de uma lontra no litoral norte alagoano. Pois na manhã desta terça-feira, pescadores encontraram com vida uma lontrinha, animal de porte médio semi-aquático na praia da Barra de Santo Antônio. O Instituto Biota ainda não sabe, no entanto, se o animal encalhou na praia durante um processo de migração ou se foi pescada acidentalmente.

Porto Calvo

No outro domingo, dia 22, um momento interessante acontecerá na histórica cidade de Porto Calvo. A data registra os 383 anos do enforcamento Domingos Fernandes Calabar. Pois, por meio da Secretaria de Cultura do município, haverá o “julgamento” desse caso. “Heroi ou traidor? Vilão ou oportunista?”. Calabar, o personagem mais polêmico da história do Brasil finalmente será julgado para sentenciar o seu papel de destaque do período holandês no país, cuja apreciação será feita especialmente no Fórum Domingos Fernandes Calabar, no Tribunal de Júri Dr. Alfredo Alves. O personagem já foi alvo de vários livros, documentários, estudos, e agora vai a júri.

 

Porto Calvo

No julgamento não haverá réu, porém contará com a presença de autoridades do judiciário alagoano; pesquisadores, estudiosos, jornalistas, entre outros que formarão o copo de júri composto por  pessoas. A missão é para selar o veredito de Calabar, sobre a polêmica  situação histórica que envolve três países; Brasil, Portugal e Holanda.

Imbróglio

A figura polêmica de Domingos Fernandes Calabar é o personagem mais importante do período Holandês no Brasil. Ele foi taxado de traidor na época por ter desertado do lado português para o holandês. Calabar foi preso em uma emboscada em julho de 1635 e acabou sendo enforcado e teve o corpo esquartejado pelas ruas históricas de Porto Calvo. No século XX, alguns historiadores passaram a considerá-lo herói por ter tido a visão que o domínio holandês seria melhor para o Brasil. Herói ou traidor? O resultado será no próximo dia 22.

Paulo Jacinto

Pela 66ª vez, a pacata cidade de Paulo Jacinto será palco de mais um grande Baile da Chita. O evento é tão consagrado que já chegou a receber o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. O Baile da Chita nasceu de um movimento da juventude paulojacintense, na década de 1950, com o objetivo de angariar fundos para a campanha de emancipação política do povoado que, à época, pertencia ao município de Quebrangulo.

Conceito

O evento fez sucesso, desde o primeiro momento. Virou referência. Até Luiz Gonzaga passou por lá. E mesmo com o passar dos anos e mudanças de hábitos, até hoje o Baile da Chita é capaz de lotar a cidade, unir gerações de paulojacintenses e atrair pessoas de vários cantos de Alagoas e de outros estados.

Minador do Negrão

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa (Ibrape) nos 102 municípios alagoanos, divulgada pelo site Cada Minuto, aponta que o município de Minador do Negrão, lidera o ranking das Prefeituras com maior aprovação popular, com 87%. O instituto de pesquisa ouviu 75.600 pessoas para saber o índice de aprovação e desaprovação das gestões municipais.

Minador – procedência

Ao que se sabe, o prefeito Gleysson Cardoso vem equilibrando contas, economizando gastos e investindo em saúde, educação, assistência, agricultura, infraestrutura e diversos outros setores, o que tem garantido o pleno desenvolvimento do município. “É um dos menores índices de rejeição em Alagoas, colocando nosso prefeito à frente de nomes conhecidos da população e quebrando recordes de aprovação” disse uma assessora.

Satisfação

A pontuação de Minador do Negrão, mostra a visível evolução, amadurecimento e otimização da qualidade dos serviços prestados no município. “O resultado desta pesquisa demonstra que estamos no rumo certo. Um reconhecimento muito importante para que possamos continuar trabalhando mais por um Minador do Negrão para todos”, comentou o prefeito.

 

De olho nos espertos

Terça e quarta da próxima semana, a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) estará oferecendo um curso muito interessante. Trata-se da discursão  dos processos Administrativos Disciplinares e Assédio Moral. Na verdade são  duas situações recorrentes que acontecem habitualmente nos serviços públicos municipais que precisam ser discutidas. A programação transcorre nos dois horários.

Diferenciação

O processo administrativo disciplinar tem por objetivo aplicar as regras de comportamento sobre deveres e proibições, bem como a previsão da pena a ser aplicada entre a Administração Pública com seu corpo funcional. Já o processo de assédio moral caracteriza-se por condutas que evidenciam violência psicológica contra o empregado.