Blog do Dresch

7 de julho de 2018

Simpósio debate a Pindorama

A experiência positiva obtida com a agroindústria da cana-de-açúcar e o cooperativismo, será um dos destaques da 35ª edição do Simpósio da Agroindústria da Cana, marcado para acontecer entre 11 a 13 de julho no Centro de Convenções de Maceió. O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos fará uma palestra sobre a Cooperativa como modelo de diversificação e agregação de valor à produção.  “É nosso desejo dividir nosso modelo de trabalho que está se sobressaindo e obtendo resultados interessantes em meio aos impactos negativos dos últimos cinco anos” afirmou Klécio.

Ciro vaiado na CNI

Ao participar de um evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo, o pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes confrontou os empresários presentes após ser vaiado pelos mesmos. Ciro disse que a reforma trabalhista era “uma selvageria contra os trabalhadores” e foi vaiado pelos presentes. Ele rebateu “vai ser assim mesmo. Se quiserem presidente fraco, escolham um desses aí que vêm com conversa fiada para vocês”. Depois pediu que a plateia colocasse a mão na consciência. “50 milhões de compatriotas nossos estão vivendo o pão que o diabo amassou na informalidade. Vamos colocar a mão na consciência, cavalheiros” afirmou o pedetista. Depois, para agradar a plateia, disse que o problema da indústria brasileira não é o salário dos trabalhadores e sim a política de câmbio e de juros do governo. Disse que iria agir sobre “os dois preços centrais que estão desindustrializando o Brasil: o Câmbio e os juros. Vou agir para a indústria sobreviver e competir” prometeu Ciro Gomes.

Condenação atrasada

A Justiça chilena anunciou esta semana a condenação de nove militares pelo homicídio do cantor e compositor Victor Jara, assassinado com 44 tiros, após ser preso e torturado por militares do golpe de estado que instalou a ditadura de Augusto Pinochet em 1973. Jara, uma das vozes mais conhecidas da música popular do Chile, foi detido um dia após o golpe, levado para o Estádio Nacional do Chile (onde foi disputada a Copa do Mundo de 1982) com mais de 5 mil pessoas, consideradas inimigas do novo regime militar. Ali foi torturado durante dias e posteriormente morto com 44 disparos e jogado em uma rua próxima ao estádio.

Condenação atrasada 2

Nove militares reformados do Exército do Chile foram condenados a 15 anos de cadeia pelo crime e outros três anos pelo sequestro. Os militares têm patentes de tenente, coronel e brigadeiro. Vitor Jara era professor da Universidade Técnica do Estado, local em que foi preso em 12 de setembro de 1973, um dia após o violento golpe que culminou com a morte do então presidente Salvador Allende.

De volta ao lar

Depois de passar mais de ano em um hospital do Rio de Janeiro se recuperando de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o cantor e compositor Arlindo Cruz retornou para sua casa, onde dará sequência ao tratamento. A família acredita que ele possa melhorar de forma mais rápida no contato direto e diário com familiares, amigos e objetos domésticos. Para o filho, Arlindinho, ele já dá demonstração de melhora interagindo com a família “já riu, chorou, olhou para a gente, reconhece” disse.

De volta ao lar 2

Para a esposa do compositor, Babi Cruz, a Copa do Mundo deve contribuir com sua recuperação, uma vez que sempre foi um grande torcedor, especialmente do Flamengo. Segundo ela, o tratamento terá sequência em casa com uma home care e enfermeiros conforme a recomendação médica. Mas não há expectativa para que Arlindo volte a se apresentar. Por enquanto vai ficar recebendo a torcida de seus fãs do Brasil. E foi escolhido como enredo da Escola de Samba X-9 Paulistana no próximo carnaval.

Ampliação na Emergência

O Hospital de Emergência Daniel Hoully em Arapiraca inaugurou esta semana, as obras de reforma e ampliação, triplicando a oferta do número de leitos (de 40 para 120) na sala de internação, e aumentando os leitos da UCI de 13 para 20. Ao entregar os serviços, o governador Renan Filho salientou a importância daquela unidade no Agreste, atendendo a cerca de 50 municípios há 15 anos, quando foi construída, e nesse período realizou mais de 600 mil atendimentos.

 

 

  • Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) confirmou aquilo que qualquer alagoano observador já havia constatado: hoje temos, circulando pelas ruas, mais motos do que automóveis. Isso acontece em 79 dos 102 municípios de Alagoas.
  • No Nordeste, onde a diferença é ainda mais acentuada, a frota de motos chega a 7,49 milhões contra 6,67 milhões de carros.
  • Em Alagoas estão nas ruas 317.406 motocicletas o que equivale a 1,2% da frota total do país, que é de 26.427.751 unidades. Só em Maceió existem 74.401 motos soltas no trânsito.
  • Ainda segundo a CNM o aumento do número de motos no país se deve a facilidade do crédito, baixo preço das prestações, incentivos do governo e a deficiência do transporte público.
  • Na nossa região, o estudo aponta que há claros sinais de substituição dos animais de tração, como cavalo, jumento e burro, pela moto.