Flávio Gomes

30 de junho de 2018

A caminho do brejo

Jornalista Josias de Souza, em seu blog: “Às vésperas do início das férias do meio do ano, a Segunda Turma do Supremo anulou provas contra um petista (o ex-ministro Paulo Bernardo), suspendeu uma ação penal contra um tucano (o deputado estadual Fernando Capez), manteve solto um lobista ligado ao MDB (Milton Lyra) e consolidou sua política de celas abertas, libertando dois condenados em segunda instância: o grão-petista José Dirceu e o ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu. Muita gente vem chamando a atenção do Supremo. Mas os alertas têm se revelado insuficientes. Quanto mais se critica a Suprema Corte, mais desmoralizada ela se empenha em ficar. A instância máxima do Judiciário revela-se incapaz de resistir aos seus impulsos autodestrutivos. Isolado, Edson Fachin, o relator da Lava Jato, empurrou o julgamento do recurso sobre a libertação de Lula para agosto, transferindo a decisão para o plenário do Supremo. Fachin pressentiu que, na Segunda Turma, levaria uma sova. Esse ambiente de guerrilha pulveriza a supremacia da Corte, desmoraliza o esforço anti-corrupção e aproxima as togas do que há de pior no Legislativo e no Executivo. A diferença é que os outros poderes foram arrastados para o lodo pela Lava Jato. O Poder Judiciário toma o caminho do brejo por conta própria.”

Coincidência?

Para alguma coisa valeu a presença de Téo Vilela na festa de 30 anos do PSDB: informa a coluna “Estadão”, do jornal “O Estado de São Paulo”, que Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato tucano à Presidência da República convidou Aldo Rebelo (Solidariedade) para ser seu vice. Vilela e Rebelo são conterrâneos de Viçosa.

Registro

Do ex-governador Téo Vilela, sobre os 30 anos do PSDB: “Sinto-me honrado em ter presidido nacionalmente o PSDB por três mandatos consecutivos, um partido que estabeleceu como regra a gestão de desenvolvimento e tem, no parlamento, homens e mulheres em defesa de uma Nação justa e igualitária para todos”.

Desinteresse

Dados do TSE indicam que muito menos jovens devem votar na eleição deste ano. Para o presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, há uma explicação: “Um possível desinteresse natural por conta da desilusão gerada em virtude do complicado momento político que o Brasil atravessa”.

Comemoração

O deputado federal Paulão (PT/AL) festejou a decisão de Ricardo Lewandowski, ministro do STF, impedindo a privatização da Eletrobras Alagoas: “Sem autorização do Congresso o governo não poderá vender nem a Ceal nem qualquer outra empresa do setor elétrico. Como aposentado da Ceal, louvo a iniciativa da justiça”.

Economizando

Ricardo Mota, “Tudo na Hora”: “Para o governo do Estado a soma do que perdem os servidores chega a algo em torno de R$ 10 milhões – só o correspondente ao reajuste do mês de maio. O valor, aproximado, considera o reajuste de várias categorias que tem salários atrelados ao do governador, que também receberá o reajuste de 2,95%.”

 

Opinião

Site “O Antagonista”: “De Modesto Carvalhosa, ao comentar que Gilmar Mendes ‘não tem mais nenhum pudor em defender corruptos’, que o ministro ‘tem julgado processos em que é suspeito’ e que ‘embolsa parte do dinheiro de doações para o IDP’. ‘É uma pessoa absolutamente marginal que nós temos dentro no STF’.”

 

*Mensagem que circula no território livre da Internet: “Na pesca esportiva você fisga o peixe, tira a foto e depois solta. O Brasil inventou a prisão esportiva: a polícia prende, o jornal tira a foto e o Supremo Tribunal Federal solta.” Cômico, se não fosse trágico.

* Renan Filho entrega hoje, às 10 horas, o primeiro trecho da duplicação Maceió-Arapiraca, a AL-220, com 18,3 km de extensão, ligando Barra de São Miguel a São Miguel dos Campos. Ao total, serão duplicados 81 km entre Maceió e Arapiraca

*Hoje, feriado pelo Marechal Floriano Peixoto, comércio, bancos e shoppings irão funcionar normalmente. Governo do Estado, Prefeitura de Maceió e os órgãos do Poder Judiciário não terão expediente. Nem na 2ª feira próxima, dia de Brasil x México.

* O comodoro Moacir Albuquerque lembra que o Iate Cube Pajussara realiza hoje o tradicional “Forró dos Pedros”, a partir das 21h30m. Como atração, o Trio Forró Pesado, de Garanhuns. Não associado também tem acesso. Contato: 3231.8877.

* Gabriel Novis, Gustavo Mata, Gustavo Pereira, João Facchinetti, Luna Gavazza, Thiago Laion e Thiago Sobral participam, só até hoje, da coletiva de fotos EOS, com curadoria de Roberto Fernandes. Das 14 às 19 horas, na Galeria Gamma.

*O CSA precisa de uma vitória hoje, contra o Coritiba, para voltar ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida tem início às 18 horas, no Estádio Rei Pelé. O CSA está empatado com o Figueirense, com 21 pontos, mas tem um jogo a menos.

 

 

 

“O próximo presidente vai ser impichado”

 

Antônio Delfim Netto

 

Economista e ex-ministro, sobre a expectativa em relação ao futuro presidente da República, seja quem for