Roberto Baia

3 de julho de 2018

Festaço em Palmeira

O compositor e músico Petrúcio Amorim e a cantora Kátia Cilene (ex-vocalista da banda Mastruz com Leite) lotaram o pátio da Estação do Forró, no último dia 29, em Palmeira dos Índios. Milhares de pessoas foram prestigiar as atrações, que marcaram várias gerações em todo o Brasil. No sábado (30) o cantor pernambucano Jorge de Altinho encerrou às festividades juninas do município. No penúltimo dia do São João do Povo 2018 também houve a final do Concurso de Quadrilha Junina e depois muito forró no palco principal.

O resultado do concurso ficou assim:  1º lugar: Xodó Quebrangulense,

2º lugar: Alegria de Viver, 3º lugar: Beija-Flor.

 

Justa homenagem

O homenageado do São João do Povo deste ano é o instrumentista palmeirense Luiz Ricardo da Silva, o Lula Demó, que foi acordeonista do cantor Mano Walter. A prefeitura preparou uma bonita festa, com oito dias de duração, e que só terminou no dia 30 de junho, com a ressaca do São João, na Praça do Skate, e não em Palmeira de Fora, como divulgado anteriormente. A festa conta com cidade cenográfica da Vila do Forró, apresentações folclóricas, praça de alimentação e parque de diversões. Tudo isso no Arraiá Lula Demó, no entorno da Praça do Skate e na Estação Ferroviária, no Centro da cidade.

Penedo

O governador Renan Filho (MDB), acompanhado do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), participou no município de uma série de inaugurações no domingo, 1º de julho. A primeira obra inaugurada foi à sede do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e, em seguida, o 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). A educação também ganhou duas escolas e dois ginásios reformados.

 

Policiamento

Responsável pelo policiamento ostensivo do Baixo São Francisco e parte do Litoral Sul, atendendo sete municípios, o BPM de Penedo por anos funcionou em prédios alugados e em diferentes bairros. A área para a construção foi doada pela administração atual.

“Hoje é um sonho para mim, ver este prédio concluído. Tenho convicção que vai contribuir com a segurança pública desta região. Só tenho que agradecer aos que contribuíram com este momento”, comemorou o comandante do BPM, o coronel PM, Joanilson Sampaio Júnior.

 

Valorização

O Baixo São Francisco também ganhou uma nova sede do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Além desses dois investimentos em segurança, em fase de conclusão a Casa de Custódia da Polícia Civil, projetos lembrados pelo secretário de Segurança Pública, o coronel PM, Lima Júnior. “Eu queria mais domingos iguais a estes, em que a nossa tropa passa a ser valorizada, ao ganhar sede própria e totalmente estruturada. Hoje é um grande momento para a segurança, que recebe grandes investimentos do Governo. Alagoas vive um momento bem diferenciado, onde o governador investe muito nesta região. O que não acontecia há anos”, ressaltou o secretário.

 

Alto do Sertão

Uma colisão envolvendo dois carros de passeio deixou três pessoas feridas, na tarde de domingo (1), em um trecho da AL-130, nas proximidades do município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas.

De acordo com informações de testemunhas, um Volkswagen Saveiro, de cor branca atingiu um Fiat Strada, que realizava uma manobra na pista. Os veículos trafegavam no mesmo sentido.

 

Vítimas

Duas das vítimas, com ferimentos graves, identificadas apenas como ‘Elison’ e ‘Nem’ foram socorridas e levadas para o Hospital Regional Doutor Clodolfo Rodrigues de Melo.

Já o condutor do Strada teve ferimentos leves e não precisou ser hospitalizado.

 

Outra grande festa

Com Elaine Rafaela: Entre os dias 28 e 30 de junho, a Praça Dr. Campelo de Almeida no centro de Anadia, transformou-se em um verdadeiro arraiá. É que a prefeitura, por meio das diretorias de cultura e eventos, promoveu as festividades de São Pedro, onde, ao som de Danielzinho Aprovados e Forró Supapo, Wanessa Ferraz; Dinha Soares e Banda Hebanus; e das bandas Brega Light e Brasas do Forró, anadienses e visitantes se divertiram com muita animação e segurança.

 

 

 

Esteve presente

Ao lado da primeira-dama, Vane Santos, familiares, vereadores e secretários municipais, o prefeito Celino Rocha prestigiou, no meio do povo, todas as noites de festa, chamando a atenção pela sua disposição, animação e simplicidade.

 

Orgulhoso

“A beleza dessa festa me deixa muito orgulhoso, é um prazer dividir esse sentimento de alegria com tanta gente que veio prestigiar o evento, que foi preparado com muito carinho. Sabemos o quanto as festas juninas são aguardadas por todos, por isso, com um planejamento financeiro responsável, conseguimos possibilitar a realização desse momento de alegria, além de também contribuirmos para o aquecimento da economia local”, disse.

O que mobilidade urbana, língua de sinais e patrimônio histórico têm em comum? Os temas são bases de três projetos desenvolvidos em Marechal Deodoro e apresentados ao Brasil neste fim de semana, na programação do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu). O evento é realizado na cidade de Natal, no Rio Grande Norte, e recebe delegações de todo o país.

 

 

Marechal Deodoro

Os projetos de Marechal Deodoro aprovados no congresso são desenvolvidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Um deles, o Observatório da Mobilidade Urbana, coleta dados e promove debates em escolas sobre formas e desafios de se locomover nas cidades. Outro trabalho oferece cursos gratuitos de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade deodorense e cria videoclipes musicais sinalizados, com participação de artistas alagoanos. Ambos são coordenados pela jornalista Acássia Deliê.

 

… O terceiro projeto, coordenado pela professora Rogéria Vieira, busca valorizar o patrimônio cultural de Marechal Deodoro, por meio do reconhecimento dos bens materiais, imateriais e naturais do município, com a construção de ferramentas que irão contribuir na divulgação, promoção e realização da atividade turística.

 

… Todos os trabalhos também contam com a participação de estudantes bolsistas, como Abgail Alves, do curso técnico em Meio Ambiente. Aos 17 anos, pela primeira vez participa de um congresso nacional, já com a responsabilidade de defender o trabalho do qual participa, o Observatório da Mobilidade Urbana.

 

… “Estou achando muito legal participar, porque estou conhecendo gente de todo o Brasil. Fiquei um pouco nervosa na apresentação, mas os participantes me ajudaram com perguntas. Foi muito bom”, conta.

 

… Uma curiosidade sobre a comitiva do Campus Marechal Deodoro no Cbeu deste ano é que todos os segmentos da comunidade escolar foram representados: estudantes, professores e técnicos-administrativos.