Alisson Barreto

7 de agosto de 2019

Lembrarmo-nos de quem somos

Lembrarmo-nos de quem somos

Por Alisson Barreto

Publicado em 07/8/2019.

Parte 1

De tempos em tempos é preciso lembrarmo-nos de quem somos.

Lembrarmo-nos de quem um dia fomos,

antes de nossos pecados. Lembrarmo-nos de quem somos

para irmos aonde podemos.

.

É preciso lembrarmo-nos de saber

quando dar ouvidos ou esquecer.

Dizer sim ou não, palavrear ou calar.

E nem todo o que se aproxima nos ajuda a levantar.

.

É preciso lembrarmo-nos de que uma videira não dá mamão.

E agirmos, sabendo que a água de nossas escolhas

tem o formato do nosso coração.

.

Uma luz não se deixa apagar, diante do escuro, evita tombos.

O Sol não deixa de brilhar, por cara feia.

O amor não deixa de amar, ele semeia.

É preciso lembrarmo-nos de quem somos!

Parte 2

Não somos o que disseram que seríamos. Somos seres em realidade que se realizam ao realizar. Somos seres amados que só se realizam no ato de amar.

Não importa se tentem nos negar essa realidade. Aos erros dos outros respondam os outros. Podemos, se livremente, ajudar; porém, primeiramente, temos que nos realizar no anseio mais profundo do nosso coração: primeiramente, amar!

Se tentam derrubar-nos ou se nos tentam a desacreditarmos de nós, que Nossa Senhora desate esses nós! Pois Deus nos fez para realidades mais excelsas e o Espírito Santo não desiste de nós. Uma águia não pode deixar de levantar voo por quê os ratos rastejam!

Precisamos levantar a cabeça – não por prepotência ou arrogância, que enganam – mas por não nos negarmos à vocação de buscar o que é do Alto. Precisamos persistir, resistir, lutar, buscar; silenciando ou gritando, cochichando ou proclamando: precisamos amar!

Amar não é mero sentimento. Amar inflama a fé e sustenta a esperança, fortalece o acreditar e realiza o fazer. Sem amar, tudo é desperdiçar, tudo é tempo a perder. Sem amar minhas palavras não vão até você. Sem amar eu não estaria a escrever. Afinal, é preciso lembrarmo-nos de quem somos.

Maceió, 06 de agosto de 2019.

Alisson Francisco Rodrigues Barreto1

1 Poeta, filósofo (Seminário Nossa Senhora da Assunção); bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado (Escola Superior de Magistratura de Alagoas). Autor do blog “A Palavra em palavras”, em TribunaHoje.com, desde 2011. @alissonbarreto1 (LinkedIn, Twitter e Instagram)