A Palavra em palavras

13 de fevereiro de 2019

Já tomou o rosário baricêntrico? Parte 1/4 – o que é

Já tomou o rosário baricêntrico?

O que é, quais os benefícios, como orar e como surgiu

Por Alisson Francisco

Esta é a primeira de 4 postagens acerca do rosário baricêntrico: o que é, quais os benefícios, como orar e como surgiu tal oração. Boa leitura!

Parte 1 – O que é.

Rosário baricêntrico é o rosário cujas meditações dos mistérios contemplados são feitas também no baricentro das ave-marias. É chamado de baricentro da ave-maria o centro da oração. Ora, o centro de toda oração é Cristo, Ele é o foco, o caminho e o destino de toda oração. Na oração da ave-maria, no meio da oração é pronunciado o nome “Jesus”, logo antes de se iniciar a segunda parte da oração (a qual inicia com “Santa Maria, Mãe de Deus”). No terço baricêntrico [o terço é a quarta parte de um rosário; portanto, também é rosário. É chamado terço porque, antes da inclusão dos mistérios luminosos, representava 1/3 do rosário, a terça parte do rosário. Como, normalmente, as pessoas rezam a parte do rosário correspondente ao dia (que era 1/3 e hoje é ¼) o objeto utilizado para rezar o grupo de mistério do rosário passou a ser chamado de terço (o rosário tem 4 grupos de mistérios e cada um desses grupos é chamado de terço, porque, no passado representava um terço do rosário, como foi dito.], reza-se o grupo de mistérios salvíficos do dia correspondente. O rosário é composto de quatro grupos de mistérios, também chamados de terços. Nesta ordem, saber: mistérios gozosos, mistérios luminosos, mistérios dolorosos e mistérios gloriosos.

(continua)

Você sabia? O grupo de oração dos Amigos Marianos Missionários da Eucaristia – Amme – realizará encontro de oração, neste sábado, 16/02/2019, às 15h, e lá rezarão o terço baricêntrico. Uma oportunidade para quem deseja conhecer melhor o rosário baricêntrico. O encontro será realizado na igreja matriz de Santa Rita de Cássia, no bairrro do Farol, em Maceió-AL.

Maceió,  13 de fevereiro de 2019.

Alisson Francisco Rodrigues Barreto[1]

[1] Alisson Francisco é poeta filósofo; bacharel em Direito, pós-graduado. Autor de “A Palavra em palavras”, desde 2011, e do livro “Pensando com poesia”. Fundador dos Amigos Marianos Missionários da Eucaristia – Amme e administrador de páginas, no Instagram e Facebook, como @amme.33 , @apaixonadospormaceio , @apaixonadosporbebeseanimais. Twitter do autor: @alissonbarreto1.