Flávio Gomes

15 de setembro de 2018

Puberdade democrática

Vera Magalhães, “O Estado de São Paulo”: “Quanto vale a democracia para você? E para o seu candidato a presidente da República? Para mim ela é um valor absoluto, não passível de negociação, flexibilização, tergiversação ou relativização. O compromisso com ela tem de ser total. Questão de princípio. Um limite rígido, que separa o aceitável do inaceitável. No Brasil, a democracia entra na puberdade. Como todo adolescente, se acha plena, invencível. Testa seus próprios limites correndo riscos tolos, bestas. Olha para o passado dos pais com desdém, como aquele passado embolorado que aconteceu com eles, porque são velhos, mas jamais se repetirá com ele, o jovem malandrão. Nas democracias mais velhas, portanto menos fanfarronas, a institucionalidade é um bem, não a tia chata que você tem de driblar a toda hora para pegar o carro escondido. É algo com que não se brinca, porque se sabe que qualquer quebra institucional, por aparentemente menor que seja, abre uma brecha para outras maiores e pode levar o barco a afundar. No Brasil adolescente, um presidente da mais alta Corte da Justiça combina com o presidente do Senado de mudar nas coxas a lei que trata do impeachment e fica tudo por isso mesmo. Um partido força os limites das instituições até esgarçar seu tecido, insistindo na candidatura à Presidência da República de um preso, condenado em duas instâncias por crimes comuns (corrupção e lavagem de dinheiro), e tudo bem. Já passou da hora de o Brasil superar a adolescência. Sob pena de ficar senil sem nunca ter sido adulto.”

Registro

Neste domingo, 16 de setembro, a Rádio Difusora de Alagoas completa 70 anos. O editor desta “Conjuntura” não poderia deixar de registrar seu vínculo com a “Pioneira”: foi lá, em agosto de 1973, que me iniciei no jornalismo, num estágio conseguido pelo então diretor, Guilherme Fontes Braga. Lá se vão 45 anos… (FGB)

Agenda

O senador Fernando Collor, candidato do PTC a governador, será sabatinado na próxima segunda-feira, na Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas. Com ele, a APE/AL encerra a programação de debates com candidatos ao governo e ao Senado. A sabatina começa às 15 horas, no auditório da entidade.

Maldade

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) tem surpreendido como forte candidato a uma das duas vagas em disputa para o Senado. Incomodados, adversários têm utilizado meios mesquinhos para prejudicá-lo. Como, por exemplo, dizer que se for eleito ele iria concorrer à Prefeitura de Maceió, em 2020, e renunciar ao mandato.

Exemplo

A Federação dos Municípios da Paraíba enviou a Maceió um dirigente, Pedro Dantas, para conhecer o modelo de parceria entre as prefeituras, Ministério Público e governo estadual que acabou com “lixões” no Estado. O representante da Famup ficou sabendo do sucesso de consórcios entre municípios, sob a supervisão da AMA.

Praia limpa

Hoje é o dia mundial da limpeza das praias. Em Maceió, voluntários farão um trabalho conjunto de recolhimento de resíduos na orla marítima. A ação se inicia às 8 horas, no Posto Sete, na Jatiúca, e vai até a Balança do Peixe, na Pajuçara. Parceria entre Prefeitura, Estado, Abrasel, ABIH, Sindicato de Hotéis e Viva Ambiental.

Opinião

Josias de Souza e a campanha do PT: “A retórica azeda talvez não traga de volta os votos da classe média. Uma gente conservadora que acreditou na Carta aos Brasileiros, o documento em que Lula renegou o receituário radical que o impedia de chegar à Presidência da República. Sem esse pedaço do eleitorado, será mais difícil vencer.”

*Seguem abertas, até este domingo, as matrículas para os cursos técnicos na modalidade Educação a Distância ofertados na Rede Senac EAD. Há vagas para Comércio, Design, Gestão, Informática e Meio Ambiente. Contato: www.ead.senac.br/cursos-tecnicos.

*O Shopping Pátio Maceió recebe, até este domingo, pela primeira vez em Alagoas, a atração “Mar – Mistérios & Aventuras”. A proposta é fazer com que o público de todas as idades tenha a sensação de estar no fundo do mar e viva experiências únicas.

*A Pista de Dança Geruza Malta, no canteiro da Avenida Silvio Vianna, orla de Ponta Verde, recebe neste sábado, das 19 às 22 horas, o “Tango e Jazz na Rua”, ação gratuita de iniciativa da “T e W Dança de Salão”, dedicada aos amantes da dança e curiosos.

*Acontece na próxima 2ª feira, dia 17, o coquetel de apresentação do Restaurante Baobá Raízes e Tradições, que também é espaço cultural, na Serra da Barriga – Patrimônio Cultural do Mercosul. A partir das 20 horas, no Centro de Convenções de Maceió.

*O grupo MCZ Stand Up Comedy apresenta neste domingo “Saneamento Básico”, às 20h30m, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. O show tem participação de Fellipe Coruja, Arthur Santos, Gabriel Luigi e Alessandro Berle. Informações: 98754-5539.

*Mais um chamado “jogo de seis pontos”, Brasil de Pelotas x CRB, neste sábado, às 16h30m, é mais um confronto pela Série B. O CRB tem 29 pontos, o Brasil tem 28. Quem perder garante presença, ao menos temporariamente, na zona de rebaixamento.

“O Brasil não precisa de um presidente por procuração, não agüenta outra Dilma”

Ciro Gomes

Presidenciável do PDT, criticando a indicação, por Lula, de Fernando Haddad para disputar a Presidência da República pelo PT