Blog do Dresch

12 de setembro de 2018

Maceió participa de ação de limpeza das praias

Alagoas recebe pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial de Limpeza nas Praias, que vai acontecer no próximo sábado (15) em várias partes do mundo. O lançamento oficial do evento acontece hoje (quarta-feira), ás 17h no Hotel Jatiúca. “É preciso que as pessoas participem, com familiares, amigos e ajude a limpar nosso bem maior, que são as nossas praias” afirma o presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis.  Os organizadores acreditam que deverão levar mais de 1500 pessoas para participar da ação.

Dia de limpeza nas praias 2

A ação ecológica terá dois pontos de partida: no Posto 7, na Jatiúca e na Balança do Peixe na Pajuçara, com início previsto para as 8h da manhã. No local, os participantes receberão um kit com camiseta, boné, copo retrátil, luvas e sacolas para a coleta do lixo. No final dos trabalhos, será pesado o lixo recolhido, sorteio de brindes e um abraço simbólico na orla de Maceió. Milton Vasconcelos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), uma das organizadoras do evento, salienta para a importância da ação. “É somente um dia, mas o ato de não sujar as praias e reforçar a conscientização das pessoas sobre não jogar lixo nas nossas praias deve ser um ato diário, para não sujar a orla mais linda do Brasil” defende Vasconcelos.

ONU insiste por Lula

O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) votou a recomendar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja liberado para concorrer nas eleições deste ano. O Comitê reforçou a decisão em caráter liminar, destacando que os Três Poderes brasileiros devem respeitar acordos internacionais e dar cumprimento á medida. Segundo a defesa de Lula, o novo comunicado será anexado a recursos que correm contra o indeferimento da candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Para a ONU “todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além das mais altas autoridades públicas ou governamentais, e a qualquer nível –nacional, regional ou local- estão em posição de absorver a responsabilidade do  Estado-parte”. O documento é assinado por dois peritos da entidade, que responderam aos advogados do ex-presidente sobre a decisão do TSE de impedi-lo de continuar na disputa eleitoral deste ano. A recomendação da ONU mantém sua validade mesmo com a troca de Lula por Haddad na disputa presidencial.

Balanço da Independência

Dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal sobre os quatro dias da Operação Independência, nas rodovias federais que cortam Alagoas, mostram que aconteceram nove acidentes com um óbito. Os acidentes (quatro de natureza grave) aconteceram nas BRs 101, 104 e 316, sendo que a morte aconteceu em Santana do Ipanema e teve como vitima um motociclista. Ainda segundo a PRF mais de 1300 veículos foram fiscalizados e 1445 pessoas foram identificadas. Além disso foram realizados 400 testes de alcoolemia. Dez condutores foram detidos por dirigirem embriagados e mais de 400 autos de infração foram lavrados.

Tratamento da obesidade

O Ministério da Saúde encerrou ontem (11) a enquete pública que reuniu colaborações da sociedade civil e de profissionais da saúde para elaborar o primeiro Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para tratamento dos casos de obesidade e sobrepeso. O objetivo é aprimorar e qualificar o atendimento e a conduta terapêutica de pacientes na atenção básica e especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o Ministério, o protocolo pode contribuir para prevenir e controlar a obesidade e o sobrepeso no país, além de garantir mais segurança e efetividade clinica e científica aos profissionais de saúde.

Pelo fim da impunidade

Milhares de pessoas marcharam no último  domingo no  Chile, 45 anos após o golpe militar dado pelo  general Augusto Pinochet, exigindo o fim da impunidade após a liberação de ex-agentes da ditadura presos por violações de direitos humanos. Fotografias de rostos em preto e branco, de assassinados e desaparecidos durante a ditadura, fizeram parte desta marcha tradicional, que todos os anos segue pelas ruas de Santiago até o cemitério geral da capital chilena. O ato termina aos pés de um memorial com os nomes das vítimas da ditadura, iniciada em 11 de setembro de 1973 e durou 17 anos.

Pelo fim da impunidade 2

Os manifestantes gritavam palavras de ordem pelo acolhimento, em julho passado, pelo Supremo Tribunal chileno de um pedido de liberdade provisória de sete ex-agentes da ditadura presos por crimes contra a humanidade. Entre eles um ex-coronel condenado pela morte de três cidadãos uruguaios. Durante a ditadura de Pinochet, cerca de 3.200 pessoas morreram ou desapareceram, enquanto que 38 mil (ou mais) foram torturadas, segundo os registros oficiais.

  • A polícia britânica devolveu a Alta Comissão da Índia, uma estátua do Buda do século XII, roubada na Índia há 57 anos.
  • A estátua de bronze com o revestimento em prata, foi uma das 14 unidades roubadas em 1961 do sítio arqueológico do Museu de Serviço Arqueológico da Índia em Nalanda.
  • O artefato passou por diversas mãos desde que foi roubado até ser identificado em uma feira em março deste ano.
  • Os integrantes da unidade de arte e antiguidades da Polícia Metropolitana de Londres foram homenageados pelas autoridades indianas pela colaboração e pela devolução da estátua.