Flávio Gomes

12 de setembro de 2018

Lula livre, sim. Mas recorrer à ONU é demais!

Cláudia Petuba, secretária estadual de Esportes, em seu blog no portal “Cada Minuto”: “Incluo-me na luta dos que defendem que Lula deve ser solto, existem muitos argumentos jurídicos para serem explorados, não têm prosperado nas últimas tentativas pelo notório caráter político das investidas contra sua pessoa e pela grande probabilidade de ser eleito o próximo presidente da República caso seja solto e declarado elegível. Mas chegar a recorrer à ONU? Penso que se trata de um excesso!… Recorrer à ONU no caso da tentativa de garantir o legítimo direito de Lula ser candidato, neste caso, não apenas apequena o Estado brasileiro, contribui para o esfacelamento da soberania nacional, dá poderes para um órgão decidir sobre competências que ele não possui. A ONU, sem sombra de dúvidas, joga um papel importante nas questões sociais e humanitárias, sua atuação é política, o que não se confunde com uma instância judicial. Neste caso não haveria uma decisão jurídica de um tribunal especializado e com competência legal para tanto, mas a intromissão nas questões internas de um país cuja autonomia e independência devem ser respeitadas. Não podemos defender este tipo de conduta apenas quando nos convém e criticar este tipo de organismo quando ele fecha os olhos para os desmandos do seu principal financiador, ou apoia a invasão de países vítimas da sede americana por petróleo e pelo domínio global. Importantíssimo o Brasil ser um dos Estados-Membros da ONU, mas, mais importante ainda é não trocar alhos por bugalhos.”

Vitória

Rodrigo Cunha, deputado estadual que disputa o Senado, conseguiu da desembargadora eleitoral Valéria Lins Calheiros a suspensão de propaganda de Renan Calheiros, um dos seus adversários. No guia eleitoral Renan dizia ser responsável pela repactuação da dívida do Estado, quando, na verdade, quem decidiu isso foi o STF.

E aí?

Em sua coluna, veiculada no portal “Diário do Poder”, o jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva faz um questionamento: “O candidato do PT, Fernando Haddad, esteve em Maceió ao lado do senador Renan Calheiros e do filho governador, mas ao publicar fotos da visita nas redes sociais cortou os dois. Vergonha de quê?”

Roteiro

Coluna “Labafero”, site “Cada Minuto”: “Após Ciro Gomes ter colocado Alagoas na lista dos estados para buscar votos, a candidata à Presidência, Marina Silva (Rede) também vem a Alagoas. A intenção de Marina é de investir no eleitorado do Nordeste. A candidata terá agendas em Alagoas, Bahia e Sergipe na próxima semana.”

Avanço

Pela primeira vez a Secretaria de Saúde de Maceió fará chamamento público, de 17 a 28 deste mês, para credenciar entidades filantrópicas para serviços de assistência à saúde, em complemento ao SUS. Para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a regulamentação dos serviços possibilita clareza e transparência.

Mau exemplo

Na festa da Independência, no dia 7, chamou atenção a quantidade de viaturas militares que desfilaram na Avenida da Paz. E, igualmente, o fato de que muitos condutores não usavam cinto de segurança. Nos veículos houve casos de criança no colo do motorista, duas crianças no banco da frente e quase nenhuma usando cinto

Opinião

Jornal “O Estado de São Paulo”: “Já se perdeu a conta de quantos recursos a defesa de Lula apresentou para impedir a prisão, para soltá-lo da cadeia ou para permitir sua candidatura. Todos foram inúteis até agora, mas ajudaram na estratégia pré-definida de vitimizar o ex-presidente. Muitos mais recursos ainda virão.”

*A fim de ajudar pequenos e médios empresários a tirar proveito da quarta revolução industrial, o Senai realiza hoje em suas unidades, em todo o Brasil, o evento Desvendar 4.0. Em Maceió, ele será realizado na Casa da Indústria, no bairro do Farol, às 19 horas.

*A programação do projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato” prevê para hoje, a partir das 19h30m, apresentações das cantoras Adélia Magalhães e Maria de Jesus. No show “Elas por Elas”, as duas apresentam clássicos da música brasileira e internacional.

*As inscrições para palestra com o arquiteto Marcelo Rosenbaum e a empresária Míriam Lima, no 2º Seminário de Economia Circular, se encerram hoje. O evento será realizado nos dias 19 e 20, na Associação Comercial de Maceió, de forma gratuita.

* “Quilombada – Portal de autores alagoanos” e o jornalista e escritor Geraldo Câmara convidam para sessão de autógrafos/lançamento, hoje, de “Por causos da vida”. Às 19 horas, na “Erva Doce & Doce Erva” da Avenida Mário de Gusmão, Ponta Verde.

*A FAT e o Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas promovem hoje (Unidade Antares) e amanhã (Unidade Barro Duro), 19 horas, palestras sobre Empreendedorismo e Marketing Digital com Sávio Carnaúbae Raphael Falcão. As inscrições são gratuitas

* O projeto Edufal Itinerante, reunindo títulos com descontos de 40%, chega hoje à feira de livros que acontece em Santana do Ipanema, na Casa da Cultura. Haverá lançamento do livro “Formação Histórica de Alagoas”, com presença do autor, Cícero Péricles.

“Ele está sendo punido por graves crimes de corrupção. Eu considero que ele é corrupto.”

Marina Silva

Candidata da Rede à Presidência da República, sobre o ex-presidente Lula, em entrevista a “O Globo”, “Valor Econômico” e “Época”