Flávio Gomes

11 de setembro de 2018

Descolamento da realidade

Jornalista Leonardo Sakamoto, no portal UOL: “Enquanto Jair Bolsonaro estava sendo operado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, após o lamentável atentado que sofreu em uma atividade de campanha no centro da cidade mineira, parte das redes sociais começava a trilhar um caminho sombrio. De um lado, antibolsonaristas questionavam a veracidade da facada, apesar dos boletins médicos e de toda a cobertura midiática. De outro, bolsonaristas diziam as que cúpulas de partidos políticos orquestraram a facada, mesmo que nada apontasse para isso e que a hipótese mais provável até agora tenha sido a da ação de um lobo solitário. Dada a ultrapolarização que nos assola, militantes de ambos os lados ignoraram até mesmo que todos os candidatos envolvidos na disputa presidencial repudiaram o ataque, externaram desejos de pronta recuperação ao candidato e pediram equilíbrio e tranquilidade à população. Preferiram acreditar em notícias falsas que correram as redes sociais, como a de que Bolsonaro teria entrado andando e sorrindo no hospital (mesmo que as imagens fossem de um momento anterior) ou a de que não havia sangue na camisa para justificar uma fraude (como se ser viciado em séries médicas na TV garantisse diploma de medicina). Enquanto isso, na campanha do ex-capitão, houve líder partidário declarando ‘guerra’’, líder militar fazendo ameaças ao vento e líder religioso promovendo linchamento virtual de pessoas que não estão entre as acusadas.”

Agenda

Empresários de turismo apresentam hoje ao governador Renan Filho (PMDB), que concorre à reeleição, propostas para o desenvolvimento do setor. Às 9 horas, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Na 5ª feira, também às 9 horas, serão apresentadas as propostas ao candidato a governador Fernando Collor (PTC), no Hotel Jatiúca.

Parabéns

O trágico assassinato do vereador Silvânio Barbosa (MDB) demonstrou a eficiência da polícia na sua elucidação. Um trabalho de apuração muito bem feito resultou na prisão do criminoso, na Paraíba. Em lugar Silvânio será efetivada Ana Hora (PSD), que vinha assumindo em lugar de Galba Netto, presidente do Procon/AL.

Afinidades

Blog “Política 82”: “O prefeito Rui Palmeira esteve reunido com o deputado federal e candidato à reeleição, Ronaldo Lessa. Na pauta do encontro, assuntos pertinentes à cidade de Maceió. O prefeito, que goza de boa relação com Ronaldo – e vice e versa -, se disponibilizou a ajudar efetivamente na campanha do deputado.”

Empenho

Primeira suplente do senador Benedito de Lira (PP), a médica Lúcia Teófilo (PSDB), esposa do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), tem tido grande participação na campanha. Diariamente ela se reúne com lideranças, pedindo apoio. Hoje, às 19 horas, promete lotar o Clube dos Fumicultores de apoiadores à candidatura.

Registro

Informação do site “O Antagonista”, ontem: “O terceiro-secretário da Câmara, deputado JHC, acaba de protocolar requerimento de informações sobre a visita de Adélio Bispo de Oliveira, ocorrida em6 de agosto de 2013. O objetivo é saber se Adélio, então filiado ao Psol, esteve com algum deputado deste ou daquele partido.”

Vice que fala

Site “Migalhas”: “General Mourão vai, de certa forma, assumir durante um tempo o protagonismo na campanha. Bolsonaro ganha com isso, pois Mourão é um homem preparado. Conhece o país como poucos. Há alguns dias, num encontro com investidores no BTG Pactual, já tinha ficado claro que ele tem preparo.”

 

* Maceió está entre as cinco capitais brasileiras com o menor valor médio mensal de dívidas das famílias, em 2017, com valor aproximado de R$ 909,00. A estimativa é da Fecomércio, na 8ª edição da Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras.

* “A função social do tributo” é o tema da palestra de Plínio Alves Feitosa, delegado da Receita Federal no curso “Disseminadores de Cidadania”, parceria entre Instituto Sílvio Viana e Ufal. Hoje, às 19 horas, no auditório do Senac Poço. Contato: 99969.8770.

*Encerra-se hoje o seminário “Conjuntura Política, Trabalho e Educação”, no Centro de Educação da Ufal. A atividade começa às 10 horas, com o debate “Previdência Pública: quais as alternativas”, com Menezes Gomes (Ufal) e Antônio José de Carvalho (Ajufe).

* A segunda edição da campanha “Somos Todos Pestalozzi”, voltada a arrecadar fundos para ajudar na manutenção e aumentar o número de doadores da instituição, acontece hoje, na sede da instituição, em Arapiraca. Contato: 3530.8330 e 99928.9651.

* O campanha Setembro Amarelo, um movimento em nível mundial, foi iniciada ontem, pela Prefeitura de Arapiraca. A abertura teve o seminário “Escuta, Acolhimento e Educação em Saúde como ferramenta na prevenção da automutilação e suicídio”.

*Após vencer por 2×1 o Figueirense, fora de casa, o CSA põe em jogo a vice-liderança da Série B hoje, 19 horas, no Trapichão, contra o Vila Nova/GO. O CRB empatou em 1×1 com o Guarani/SP, ronda o rebaixamento e só joga sábado, contra o Brasil/RS.

 

“Não sou dessa esquerdinha boboca que alisa bandido”

Ciro Gomes

Candidato do PDT à Presidência da República