Flávio Gomes

7 de setembro de 2018

O petismo virou religião

Jornalista Josias de Souza, em seu blog, no portal UOL: “Diante do veto da Justiça Eleitoral à candidatura de Lula, o PT parece ter descoberto uma solução engenhosa para o seu drama ético-político. O partido se comporta como se tivesse desistido de operar no ramo partidário, para se reorganizar como uma religião. Entre uma derrota judicial e outra, o PT reforça a devoção dogmática que obriga os fiéis de Lula a aceitar todas as presunções da divindade-presidiária a seu próprio respeito. Em matéria penal e eleitoral, isso inclui concordar com o dogma segundo o qual Lula tem uma missão na Terra de inspiração divina e, portanto, indiscutível. Um pedaço do grupo religioso, com a fé já meio cansada, esperava que, barrado pelo TSE, Lula ungisse imediatamente Fernando Haddad como seu enviado às eleições de 2018. Mas o messias petista decidiu esticar a corda. O prazo para o fim da encenação é o dia 11 de setembro. O PT se dividiu. Os descontentes abaixam a cabeça. Os devotos são mais assustadores, porque não estão sendo cínicos. Eles acreditam mesmo que a autocanonização de Lula dá a ele o direito de desafiar não só a Justiça, mas o próprio bom senso.

Reação

Flávio Moreno, candidato a senador do PSL, informou que o atentado contra Jair Bolsonaro implica no cancelamento da programação do presidenciável a Maceió, na 4ª feira. E adverte: “É um atentado ao estado democrático de direito. Mas esses canalhas não nos intimidam. Vamos às ruas para ganhar no primeiro turno.”

Preferido

Candidato a deputado federal, o vereador Eduardo Canuto (PSDB), líder do prefeito na Câmara, tem o apoio irrestrito de Rui Palmeira. Seja em cartazes, no guia eleitoral ou em atividades públicas de campanha, o prefeito deixa evidente a sua preferência. O que pode garantir a Canuto uma votação expressiva em Maceió.

Destaque

O analista político Marcelo Bastos concedeu entrevista a Sarah Esher, do jornal inglês “The Economist”, sobre política alagoana, que tem dentre seus protagonistas um ex-presidente da República (Collor) e um ex-presidente do Congresso Nacional (Renan). Aproveitou para entregar seu livro sobre as eleições no Estado.

Empenho

Candidato ao Senado, o deputado federal Maurício Quintella (PR) falou, em Arapiraca, do seu empenho, quando foi Ministro dos Transportes, em viabilizar um novo aeroporto para o município: “Nos últimos dois anos não existia sequer um papel. Hoje temos convênio, área definida e verbas garantidas no orçamento da União”.

Sugestão

Para a deputada estadual Jó Pereira, candidata à reeleição, as ações na Saúde precisam priorizar a atenção básica: “Apenas 27% da capital tem cobertura do PSF, o que leva à busca pelo HGE e pelas UPAS. Quando chega nos Cacons um paciente com suspeita de câncer, já vem com a doença em estágio bastante avançado”.

Aborto, não

Bruno Toledo, deputado estadual e candidato à reeleição pelo PROS, tem uma posição definida quanto ao aborto, pelo que disse ao site Cada Minuto: “Sou definitivamente contra o aborto. Não se pode relativizar a vida, sobretudo quando se trata dos mais inocentes. O milagre e a beleza se dão desde a concepção.”

Vara curta

Site “Migalhas”, sobre Michel Temer: “Alckmin e o Centrão olvidaram os alertas recebidos e trataram o presidente como um exangue, um cachorro morto. Ontem, no vídeo que fez circular, Temer mostrou os rubros caninos. Sendo bem utilizado, o vídeo pode vir a fulminar a candidatura do ex-governador paulista.”

*O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), candidato ao Senado, é o convidado da próxima 2ª feira, 10, para sabatina na Associação dos Procuradores do Estado. O bate papo com os procuradores se inicia às 15 horas, no auditório da APE/AL.

*A Frente Estadual pela Segurança Pública anuncia para hoje um ato público com concentração às 9 horas, na Praça Sinimbu. É a primeira mobilização de rua da FESP, que visa obter dos candidatos propostas para a segurança pública.

*A Prefeitura de Arapiraca comemora, hoje, os 196 anos da Independência do Brasil, em desfile com participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, entidades de classe e escolas públicas. Início às 7h30m, com missa na Concatedral.

*A programação do Setembro Amarelo, movimento mundial que estimula a prevenção do suicídio, será aberta 2ª feira, 10, em Arapiraca, em iniciativa da prefeitura. Haverá atividades no Planetário e na Casa da Ciência, além da Caminhada pela Vida.

* A convite da campanha “Setembro Vermelho”, promovida pelo Hospital do Coração, a Filarmônica de Alagoas fará apresentação gratuita na Praça de Alimentação do Parque Shopping Maceio, às 18h30m de hoje, apresentando composições clássicas e modernas.

*O CRB tem hoje mais uma etapa na maratona para evitar o rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro. Encara o Guarani de Campinas, que está na parte de cima da tabela, a partir das16 horas, no Trapichão. Outro jogo da série “Vencer ou vencer”.

“A guerra está declarada”

Gustavo Bebianno

Presidente do PSL, em declaração à “Folha de São Paulo” sobre o ataque a faca contra Jair Bolsonaro, candidato do seu partido à Presidência da República