Roberto Baia

7 de setembro de 2018

Investigação em Palmeira

O ex-prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, tem muito que explicar ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE).

A coordenadora geral de operacionalização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) e de acompanhamento e distribuição da arrecadação do salário educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Annelise Ragone de Mattos, protocolou um ofício, cujo documento informa sobre o relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que aponta supostas irregularidades na aplicação dos recursos do FUNDEB naquele município.

 

Nomes envolvidos

Além de James Ribeiro, que é candidato a deputado estadual, mais três ex-secretários que ocuparam a pasta de Educação também tiveram os nomes citados no relatório. São eles: Maria Aparecida da Costa (30/07/2012 a 27/03/2015); Luiz Lobo (27/03/2015 a 01/09/2016) e Robson Feitosa (a partir de 01/09/2016).

 

Prejuízos

O relatório da CGU foi realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, entre 01/01/2014 e 31/12/2016. Ele informa que James Ribeiro deu prejuízo ao erário na ordem de R$ 2.843.369, 02 (dois milhões, oitocentos e quarenta e três mil, trezentos e sessenta e nove reais e dois centavos).

 

Fiscalização do TCE

Relatório foi divulgado no dia 22 de agosto de 2018 no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AL, que irá fazer a fiscalização, a apuração de irregularidades, de ilegalidades e, consequentemente, a responsabilização do ex-prefeito James Ribeiro e todos os envolvidos.

 

Mudanças no trânsito

Nove cruzamentos de acesso à Avenida Rio Branco, no Centro de Arapiraca, serão bloqueados para o desfile de 7 de setembro, que acontecerá nesta sexta-feira, na cidade. Os ônibus do transporte coletivo do município também vão fazer um novo itinerário pela região central, durante o desfile pelos 196 anos da Independência do Brasil.

 

Ruas bloqueadas

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) irá bloquear nove cruzamentos de ruas para manter a segurança no trânsito e durante o desfile. (Veja os bloqueios nos pontos vermelhos do mapa e as ruas no final da matéria).

 

Nova rota

A SMTT também já preparou uma nova rota dos ônibus para não atrapalhar o desfile e facilitar a vida dos usuários e da população na região da Avenida Rio Branco, uma das principais vias do Centro, onde acontecerá o desfile da Independência.

 

Desfile cívico-militar

De acordo com o diretor de Transportes, Ailton Pereira, a Rua São Francisco será interditada a partir das 6 horas da manhã até o final do desfile cívico-militar, do trecho que compreenderá a Rua Boa Vista à Rua Padre Cícero, ao lado do Hospital Regional de Arapiraca (HRA), que fica na Rua São Francisco.

 

Outras mudanças

Segundo o diretor de Transporte, os coletivos que circulam pela Rua Dom Jonas Batingas irão entrar pela Rua Boa Vista e seguir sentido Parque Ceci Cunha.

Já os ônibus que passarem pelo bairro Cacimbas vão seguir pela Rua José Lopes da Silva, por trás do Mercado Público Municipal, no bairro Centro, e subirão pela Rua Padre Cícero com sentido à Rua São Francisco para seguirem seu destino final.

 

Terminal

Ailton Pereira explicou, ainda, que os ônibus que saírem do Terminal Rodoviário Urbano (TRU), no Parque Ceci Cunha, em direção ao bairro Baixa Grande e adjacências passarão pela Rua 15 de Novembro, Praça Manoel André, Rua Lúcio Roberto até o bairro de destino.

 

Taxistas e mototaxistas

 

Devido à mudança no itinerário dos ônibus e na interdição das ruas no centro da cidade, os taxistas que trabalham na Avenida Rio Branco vão ficar no ponto de táxi do Largo Dom Fernando Gomes, assim como os mototaxistas que já trabalham no ponto de mototáxi do Largo Dom Fernando Gomes. Eles terão autorização para se deslocarem retornando pelo calçadão, passando por um trecho da Rua Dom Vital e seguirem pela Rua Manoel Leão para seus destinos.

Já os taxistas do Largo Amphilóphilo irão trabalhar no ponto do transporte alternativo ao lado da linha férrea, no bairro Cacimbas.

 

… Para comemorar o dia da Independência do Brasil Palmeira dos Índios prepara, pelo segundo ano consecutivo, o Desfile Cívico de 7 de Setembro. Este ano o evento acontecerá na Avenida Antônio Matias, no Centro da cidade, a partir das 8h, com concentração no antigo Cruzador.

 

… A programação será um compacto do que aconteceu no dia 20 de agosto, data em que foram comemorados os 129 anos da Emancipação Política do município.

 

… Para a sexta-feira (7) desfilarão na Avenida as escolas da rede municipal de ensino, a Orquestra Sinfônica Graciliano Ramos e o Tiro de Guerra TG 07-007.