Flávio Gomes

6 de setembro de 2018

Lula, leve e solto

Eliane Cantanhêde, no “Estadão”: “Sabem aquela história do ‘falem mal, mas falem de mim’? É exatamente o que ocorre com o ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba, mas corre livre, leve e solto na mídia. É pelo ‘recall’ do seu governo, mas também pelo excesso de exposição, que Lula se mantém disparado na liderança do Ibope, apesar de ser flagrantemente inelegível. A cada habeas corpus, Lula ganha boa visibilidade tanto no pedido quanto na negativa.Lula conseguirá transferir seu imenso capital de votos para o ‘vice’ Haddad, que aparece com apenas 4%? Sem Lula, o que aumenta é o estoque de votos brancos, nulos e indecisos (38%), enquanto os demais candidatos, à exceção de Dias, beliscam votos do ex-presidente. Até Bolsonaro e Alckmin ganham dois pontos cada, e Ciro Gomes, quatro. Mas quem mais lucra é Marina, que dobra seu porcentual. Contra o crescimento de Haddad e a consolidação de Bolsonaro trabalham Ciro e Marina, que perderam a guerra pelas alianças, e Alckmin, que tem várias vezes mais tempo na TV e mais estrutura de campanha. É exatamente por isso que Ciro e Marina deixam Haddad e Bolsonaro para lá e focam suas baterias contra o tucano. Querem impedir que cresça. Significa que, na tentativa de isolar Alckmin, Marina, Ciro e também Alvaro Dias podem estar trabalhando efetivamente para garantir o segundo turno entre Bolsonaro e Haddad. Os três não têm força para ganhar, mas têm para derrotar o PSDB e, enfim, eleger PT ou Bolsonaro.”

Compromisso

Em sabatina na Associação dos Procuradores do Estado o senador Benedito de Lira (PP/AL) revelou que a necessidade de uma reforma da Previdência é um consenso entre os candidatos à Presidência da República, para o início do mandato. Mas garante que, reeleito, votará a favor de preservar os direitos adquiridos.

Satisfação

Téo Vilela usa as redes sociais para enaltecer a atuação de Pedro Vilela na Câmara dos Deputados, pela avaliação do “Ranking dos Políticos”: “Tenho a honra de ver figurar como melhor deputado de Alagoas meu sobrinho Pedro Vilela. Sinto-me extremamente feliz ao ver o seu trabalho na Câmara reconhecido em nível nacional!”

Estilo

Do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), candidato ao Senado, ressaltando seu modo de atuar: “Tenho condições, sim, de fazer com que o alagoano bata no peito e tenha orgulho, porque eu consegui o que é mais difícil na política, que é ter autonomia e coerência. Nossa missão é é refazer o modo de fazer política em Alagoas”.

Modismo

O vereador Eduardo Canuto (PSDB) tirou quatro meses de licença, para se dedicar à campanha de deputado federal, e deu vaga ao ex-vereador Cleber Costa (PP), candidato a deputado estadual. No mesmo dia Jônatas Omena (PPL) assumiu a vaga de Francisco Sales. No Senado, Givago Tenório já substitui Benedito de Lira.

Imortal

O Procurador de Estado e escritor Arnaldo Paiva Filho foi eleito para a Academia Alagoana de Letras. Ele concorreu com Rainey Marinho à Cadeira 4, cujo patrono é Torquato Costa e foi ocupada por Jayme de Altavilla e por Costa Filho, que passou à condição de sócio honorário. Dos 28 votos, Arnaldo obteve 22.

Opinião

Do jornalista Diego Escosteguy: “O caso da publicidade digital secreta do PT não se resume a um bafo de redes sociais. Não se trata do mau comportamento de influenciadores. Trata-se do uso, ao que tudo indica, organizado e estratégico das redes sociais para influenciar indevida e ilegalmente o processo eleitoral”

* Do portal “O Antagonista”: “Octavio Barros, que foi economista-chefe do Bradesco, avalia que Marina Silva vencerá no segundo turno, seja qual for o adversário. A afirmação foi feita no Congresso Internacional do Alumínio, em São Paulo.”

*O policial federal Flávio Moreno (PSL), candidato ao Senado, é o convidado de hoje para sabatina na Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas. O bate papo com os procuradores se inicia às 15 horas, no auditório da APE/AL.

*O Hospital do Coração e a Fundação Cordial dão sequência hoje à campanha “Setembro Vermelho”, no Parque Shopping. Às 17 horas, com a “Receita Amiga do Coração”, com os chefs Serginho Jucá e Felipe Lacet, do Restaurante Sur.

*O projeto “Quinta no Arena” de hoje apresenta o cantor José Mílton, em apresentação de lançamento do CD “Meu jeito de samba”. A partir das 19h30m, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, na Praça Deodoro, em iniciativa da Diretoria de Teatros de Alagoas.

* A FAT abriu matrículas para pós-graduação em Educação Especial, voltado para professores, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais interessados nos processos da aprendizagem humana. Contato: 3311.5620.

*Ao golear o Londrina, em Maceió, por 4×1, o CSA teoricamente precisa de mais três pontos para se garantir na Série B do Brasileiro em 2019. Longe disso, o CRB perdeu de 1×0 para o Avaí, fora de casa, e mantém sério risco de rebaixamento à Série C.

“A grande novidade deste ano de eleições são as redes sociais, que permite que a gente cresça”

João Amoêdo

Candidato do Partido Novo à Presidência da República