Roberto Baia

5 de setembro de 2018

Foi bem

O município de Palmeira dos Índios foi um dos poucos brasileiros a ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional contra o Sarampo e Poliomielite 2018. A campanha aconteceu entre 6 a 31 de agosto e foi um sucesso no município.

Na terra dos Xucurus-Kariris quem está à frente da Secretaria de Saúde é Kátia Born, ex-prefeita de Maceió e que tem larga experiência na área de saúde pública.

Empenho das equipes

Apesar de o Estado de Alagoas, como um todo, não ter alcançado a meta preconizada pelo Ministério, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os setores de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, comemoram o sucesso da campanha e o empenho das equipes.

Vacinação

Contra a poliomielite, o município atingiu 99,35% da cobertura vacinal; já para a vacina contra o sarampo o município atingiu 100,22% de crianças vacinadas. A campanha foi destinada para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Foi boato

A SMS desmente o boato de que houve um registro de sarampo no município. O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, ao saber da notícia, tomou as devidas providências e visitou a família da criança que, supostamente estava com sarampo, e constatou que se tratava de um registro de catapora, e eliminou a possibilidade de sarampo em Palmeira dos Índios.

Resultado do IDEB

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram na segunda-feira (3) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para ver o desempenho por escola, estado ou município, o Inep disponibilizou, em seu site, um guia. (Com 7segundos).

Abaixo das medias

O IDEB em Arapiraca está abaixo da média Abaixo da média. Em todos os índices nacionais, que foram 5.8 para 5º ano fundamental, 4.7 para 9º ano e 3.8 para 3º ano do nível médio. Os índices em Alagoas também estão abaixo das médias nacionais, sendo 4.9 para 5º ano, 4.0 para 9º ano e 3.3 para 3º ano médio.

Foi melhor

A nota para o Ifal Arapiraca, única escola federal do município, foi de 5.7, uma das melhores do estado para ensino médio. As escolas estaduais de Arapiraca tiveram média de 4.4 para 9º ano, sendo a melhor escola o Colégio Tiradentes, com incríveis 6.9 de média, seguido da Escola Estadual Adriano Jorge, com 5.0. O pior desempenho nesta faixa ficou com as escolas Aurino Maciel e Rotary. No ensino médio, a melhor escola é a

Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), com 3.9, e o pior índice é do Costa Rêgo, com 2.9.

Mostra cultural

A XI edição da Mostra Arte Cultural de Campo Alegre – MAC, foi realizada no final de semana, nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, com apresentações no centro da cidade e na Praça Multieventos do distrito Luziápolis. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação, Eventos e Promoção ao Turismo teve mais uma vez a parceria com a Secretaria de Educação e colaboração de outras secretarias municipais. A Mostra acontece todos os anos em agosto para comemorar o dia do Folclore Brasileiro.

Luziápolis

A Mostra Arte Cultural 2018, teve início na quinta-feira dia 30 no distrito Luziápolis, onde no anfiteatro da Praça Multieventos os grupos culturais das escolas municipais deram um show de apresentações culturais e de ritmos tradicionais brasileiros. Também teve a participação do Balé do Instituto Céu Aberto, Grupos de Capoeira e os grupos de dança Power Dance e Let’s Dance.

Apresentações

Na sexta-feira 31, belas e surpreendentes apresentações deram o tom do segundo dia da Mostra Arte Cultural realizado na Praça Central de Campo Alegre. As apresentações dos grupos culturais das escolas municipais aconteceram no palco do event. As escolas municipais apresentaram vários ritmos musicais como o Carimbó, o Country, o Xaxado, o coco de roda, a literatura de cordel, os grupos de percussão e flautas.

… Na segunda-feira (03), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a avaliação feita pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 – A última divulgação foi referente ao ano de 2015.

… O resultado aponta Santana do Mundaú como o município que mais cresceu na avaliação dos anos finais do ensino fundamental no Estado de Alagoas. No índice, a cidade passou de 2.5 para 4.7, um crescimento de 2.2, tornando-se também a cidade mais bem avaliada da Zona da Mata alagoana. Já nos anos iniciais, foi alcançado, também, o resultado maior que o índice projetado pelo MEC para 2021, 5.0.

… Comemorando a notícia, a secretária Daniele Márcia destacou que o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo SAEB (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).