Roberto Baia

1 de setembro de 2018

Mudanças no Sinteal

Com a proximidade das eleições no Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL), a atual gestão enfrenta severa oposição com a união de seis frentes compostas por profissionais da Educação e entidades civis organizadas.

Jorge Adriano Ferreira Alves, o “Professor Adriano”, conhecido por sua participação e luta junto aos profissionais da Educação e candidato a vice-presidente estadual da entidade, reforça os motivos que levaram ao surgimento de oposição, através da chapa 2, e revela, em linhas gerais, a plataforma que propõe mudanças nos rumos da política sindical da Educação, no estado. (Com arapiracanews.com).

 

Educação

A Educação em Alagoas lidera o ranking nacional no Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb). Os dados foram revelados ontem (30) pelo Ministério da Educação (MEC).

O ministro Rossieli Soares concedeu uma coletiva de imprensa e destacou o desempenho da Educação em Alagoas, na avaliação realizada entre outubro e novembro de 2017 com alunos de escolas públicas e particulares no país.

 

Aprendizado

O exame é realizado de dois anos, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No sistema de avaliação são analisados os níveis de aprendizado dos alunos das escolas públicas e particulares do Brasil no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e no último ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

 

Níveis avaliados

As informações do Saeb mostram que Alagoas apresentou um crescimento no índice de aprendizado em todos os níveis avaliados, em comparação com exame de 2015, aparecendo com a melhor variação positiva na média de aprendizagem nas duas disciplinas nos Anos Iniciais, melhor crescimento da média em Língua Portuguesa e a segunda melhor em Matemática nos Anos Finais, e em terceiro lugar no Ensino Médio, atrás apenas dos estados de Pernambuco e Espírito Santo.

 

Teotônio Vilela 1

A Promotoria de Justiça de Teotônio Vilela instaurou um inquérito civil público contra a Prefeitura de Teotônio Vilela. O motivo da investigação são denúncias relacionadas ao Matadouro Público Municipal.

 

Teotônio Vilela 2

A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça Ramon Formiga de Oliveira Carvalho, e divulgada no Diário Oficial de Alagoas nesta sexta (31). A base do inquérito é o parecer técnico da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), onde informava que irregularidades estariam comprometendo a qualidade da carne ali abatida e colocando em risco a saúde humana.

 

 

Eleições 2018

Passados 15 dias do início da campanha eleitoral, o Tribunal Regional de Alagoas (TRE-AL) já tem processos contra candidatos. Segundo o órgão, os casos ainda estão senda analisados pelos seus respectivos juízes.

O atual governador e candidato a reeleição, Renan Filho (MDB), pediu dois direitos de resposta ao jornal Gazeta de Alagoas que pertence à família do seu opositor, Fernando Collor (PTC), um é do dia 28 e outro do dia 29 de agosto.

 

Renan Calheiros

O senador Renan Calheiros também entrou com dois processos semelhantes pedindo direito de resposta ao mesmo veículo. Em ambos os casos, os processos ainda estão sendo analisados.

 

Rodrigo Cunha

Já Rodrigo Cunha (PSDB) entrou com dois processos solicitando acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados referente às pesquisas de opinião realizadas pela Empresa Ibrape Pesquisas Ltda. No mês passado, incluindo os dados referentes à identificação dos entrevistadores, requerendo, ainda, cópias das planilhas e questionários de entrevistas das mesmas.

O candidato obteve vitória após decisão da juíza Maria Valéria Lins Calheiros, no último dia 22 onde a empresa foi intimada a fornecer todos os dados solicitados na petição.

 

Biu também entrou

Outro candidato ao Senado, Benedito de Lira (PP), entrou com uma representação contra um usuário do Facebook que postou conteúdo ofensivo. Ele ganhou no processo que teve como relator Gustavo de Mendonça Gomes e o perfil retirou a publicação.

 

 

… Marx Beltrão (PSD) também solicitou direito de resposta contra a candidata a deputada federal, Maria Tavares (Novo). O caso também ainda está sendo julgado pelo TRE.

 

… O número de pedidos é considerado normal para o período eleitoral que está mais curto, é o que explicou o presidente do TRE-AL, desembargador José Carlos Malta.

 

…  “É o tratamento comum dado pela lei e que é o mesmo para todas as demandas. O TRE tem a disposição de julgar todas as ações com a mesma isenção de sempre, aplicando a Lei e em decorrência reconhecendo ou negando o Direito reclamado. Essa a postura e disposição da Corte Eleitoral”, disse.