Blog do Dresch

31 de agosto de 2018

Maceió na rota da campanha presidencial

TSE avalia candidatura do PT

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode definir hoje a situação eleitoral do líder das pesquisas para a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente da Corte, Rosa Weber convocou os componentes do Tribunal para uma reunião e avaliar a candidatura do ex-presidente. A reunião foi convocada para resolver a situação de Lula e do PT antes do início do programa eleitoral gratuito no rádio e na TV, que para os candidatos a presidente começa neste sábado (1). Os magistrados vão avaliar se Lula pode aparecer no programa do PT e se poderá pedir votos para o vice, Fernando Haddad, caso seja impossível fazer campanha para si. A discussão vai envolver, sem dúvida, o mérito do pedido de registro de candidatura, definindo se pode ou não concorrer. Alguns defendem que a decisão só sai na semana próxima, quando será julgado pelo STF, um recurso interposto pela defesa do ex-presidente Lula, pedindo por sua liberdade.

Inovação e compromisso

“É um incentivo para avançarmos cada vez mais na busca de soluções para a independência tecnológica dos usuários da recepção, análise e disseminação de dados e produtos de satélites”. Assim se manifestou o professor Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análises e Processamento de Imagens de Satélites (Lápis) da Ufal, a respeito do Prêmio Award in Excellence and Quality (IAEQ) a ser entregue ao Laboratório em Frankfurt, na Alemanha, nos dias 22 e 23 de setembro. A premiação reconhece a gestão de qualidade, inovação e compromisso com a melhoria contínua desenvolvida pelo Lápis em Alagoas.

Maceió na rota da campanha

De acordo com o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Maceió estará recebendo neste domingo, o ex-prefeito de São Paulo e candidato a vice-presidente, Fernando Haddad. Ele está percorrendo todos os estados, fortalecendo o partido, estimulando seus filiados e avaliando a morosidade da Justiça Eleitoral em aceitar, ou não, a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República. “Haddad vem a Alagoas para cumprir atividades da campanha representando o candidato Lula” explicou o presidente do partido em Alagoas, Ricardo Barbosa.

Maceió na rota da campanha 2

Mesmo sem a definição sobre Lula e Haddad, o PT permanece em campanha para a chapa presidencial e mantém as alianças estaduais. Somente após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou qualquer outra justificativa legal que impeça Lula de ser candidato, aí sim o PT vai se dedicar integralmente à campanha de Fernando Haddad. Ricardo Barbosa reconheceu as dificuldades em se fazer uma campanha eleitoral com o candidato preso injustamente. Mas tem certeza de que se Lula for impedido de ser candidato ele se juntará à militância, e mesmo preso fará uma grande campanha para o seu substituto.

A relação do álcool e suicídio

Um estudo elaborado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) reforçou a ligação entre o consumo de álcool e o suicídio. Foram analisados 1,7 mil casos na cidade de São Paulo entre 2011 e 2015, com a realização de exames toxicológicos, e mais de 30% das vítimas apresentaram diferentes concentrações de teor alcoólico no sangue. Entre os homens a porcentagem chegou a 34,7%. A maior parte dos analisados estavam dentro da faixa etária de 25 a 44 anos. Entre eles, mais de 61% apresentavam álcool no sangue.

A relação do álcool e suicídio 2

Desde 2012 a taxa de suicídio entre os brasileiros de 15 a 29 anos aumentou quase 10%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o suicídio é a segunda causa mundial de mortes dessa faixa etária e mais de 90% estão ligados a distúrbios mentais. Segundo especialistas, sob o efeito do álcool as pessoas apresentam diminuição da capacidade de julgamento, do senso crítico e do autocontrole, assim como tendem a adotar comportamento agressivo. Esse efeito ainda é maior entre os adolescentes.

A relação do álcool e suicídio 3

Segundo ainda os pesquisadores, os efeitos do álcool são mais nocivos nessa fase da vida, com impacto ainda maior sobre a tomada de decisões e o autocontrole. A exposição do álcool, nestes casos, pode ser bem mais perigosa no risco ao suicídio. Também merecem atenção outros fatores como o bullyng e os transtornos psiquiátricos como a depressão, que alteram a percepção do indivíduo para com a realidade. Nessa hora acredita-se que o suicídio seria a saída para todos os sofrimentos.

 

  • Conforme era esperado, os bancários alagoanos, decidiram em assembleia no sindicato da categoria, aceitar a proposta de 5% de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), e não deflagrar greve.
  • O percentual acertado inclui um aumento real de 1,8% e começa a vigorar neste 1º de setembro. A decisão será mantida pelos próximos dois anos.
  • A proposta havia sido encaminhada pela Fenaban e foi endossada por representantes dos bancos Itaú, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, e já aceita pela Federação Nacional dos Bancários.
  • Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Márcio dos Anjos, “a categoria demonstrou consciência e a força que tem. Foi uma excelente proposta para este momento”, assinalou.