Flávio Gomes

31 de agosto de 2018

Lula e o guia eleitoral

Josias de Souza, em seu blog: “Terminou o prazo para a apresentação da defesa de Lula no processo de impugnação de sua candidatura presidencial. O julgamento deve começar em 4 de setembro. Mas o TSE marcou para esta sexta-feira (31) uma sessão extraordinária na qual pode decidir sobre a participação do preso do PT no horário eleitoral, que estreia no sábado (1º). De duas uma: ou o TSE antecipa a análise da legalidade da candidatura de Lula ou adia o debate sobre sua participação na propaganda da TV. Todos sabem, inclusive a cúpula do PT, que Lula, um ficha-suja inelegível, não disputará o Planalto. Mas retirar o pseudo-candidato do ar antes de aplicar contra ele a Lei da Ficha Limpa seria um erro – coisa muito próxima da burrice. A propaganda política, como se sabe, é a arte de contar mentiras completas a partir de meias verdades. Enquanto não tiver a candidatura impugnada, Lula é um candidato hipotético. Se impedir o PT de vender essa meia verdade na estreia do horário eleitoral, o TSE se arrisca a avalizar a mentira completa segundo a qual Lula é vítima de perseguição. A propósito, Lula gravou vídeos para a propaganda eleitoral antes de ser preso. E as peças já começaram a ser exibidas nas redes sociais.”
 
Sangria
Em debate na Associação dos Procuradores do Estado, Basile Christopoulos, candidato a governador do PSOL, disse que a gestão Renan Filho aumentou de 60 milhões para 200 milhões a receita anual do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. “Este ano, de eleição, o Fecooep já utilizou R$ 90 milhões”, revelou ele.
Compromisso
O senador Benedito de Lira (PP/AL), candidato à reeleição, anunciou, em caminhada no Jacintinho, que garantiu, junto à União, R$ 4 milhões para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro. Os recursos, diz, estão na conta da Secretaria Municipal de Saúde e o processo de licitação está em andamento.
Cotação
Candidato à reeleição, o deputado federal Pedro Vilela (PSDB) recebeu boa notícia: em avaliação do site “políticos.org.br” foi apontado como quinto melhor parlamentar avaliado do Congresso Nacional e o primeiro da bancada alagoana. O portal fornece informações sobre quem é quem no cotidiano do Congresso Nacional.
Missão
Da ex-vereadora e ex-senadora Heloísa Helena, candidata a deputada federal pelo partido Rede Sustentabilidade, em passagem por Arapiraca: “O nosso desafio é não permitir o triunfo da bandidagem roubando até a esperança de um povo! Que a coragem dos nossos passos acenda a esperança no coração do nosso povo”.
“Roça Cooperativa”
A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas recebe hoje, em sua sede, das 9 às 14 horas, o projeto Roça Cooperativa, com apoio do Sistema OCB/AL. Associados, familiares e servidores e seus familiares poderão degustar e adquirir alimentos diretamente de pequenos produtores, com qualidade e preços especiais.
Agenda
O lançamento do Projeto de Incentivo à Criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, o Pró-Reservas, será feito hoje, pelo Ministério Público Estadual. Os dados das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente são preocupantes: Alagoas hoje só tem 3% de Mata Atlântica e 12% de Caatinga, seus principais biomas.
Lua nova?
Site “Migalhas”: “Há quatro anos a lua e o clima eleitoral eram outros. O país estava dividido entre Dilma e Aécio. Marina, como agora, bordejava. Trocados os personagens por Haddad e Alckmin, o fator novo na corrida eleitoral é Bolsonaro, que de certa forma conseguiu captar o anseio daqueles que cansaram da polarização.”
 
*Acontece hoje, 19h30m, na Igreja de São Pedro, Ponta Verde, a missa do 7º dia da morte do ex-vereador Marcus Vasconcelos. Dentre diversas atividades, Marcus foi presidente do IZP, no governo Ronaldo Lessa, e diretor da antiga Tribuna de Alagoas.
*O envelhecimento – e todos os desafios ortopédicos e traumatológicos associados a ele – é o tema central de ampla discussão, desde ontem e até amanhã, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, durante o XVIII Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia.
*As inscrições para dois editais da Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC, foram prorrogadas até hoje. As chamadas públicas são destinadas ao 27º Festival de Bumba Meu Boi e aos eventos que compõem o calendário da cultura afro-brasileira. 
* A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos recebe hoje mais uma edição do projeto “Papo de Mestre”. O tema é “Mulheres têm o direito a viver com segurança”. Às 9 horas, com Valquíria Malta, do Juizado de Violência Doméstica de Arapiraca.
*O espetáculo “Hilda e Freud”, escrito por Antônio Quinet e baseado em encontro de Hilda Doolittle e Sigmund Freud, tem hoje apresentação única em Maceió. A partir das 21 horas, no palco do Teatro Teodoro. Mais informações: 3235-5301.
*O CRB continua hoje a luta desesperada para evitar o rebaixamento à série C no próximo ano. Seu adversário é o Sampaio Correia/MA, às 21h30m, no Trapichão. É mais uma daquelas partidas em que o lema é apenas um: vencer ou vencer.
 
“O único insubstituível sou eu”
Jair Bolsonaro
Candidato do PSL à Presidência da República, no “Jornal Nacional”, sobre Paulo Guedes, seu homem de confiança na Economia