Edmilson Teixeira

29 de agosto de 2018

Igreja Nova

Vítima de um infarto morreu na tarde de ontem, o ex-prefeito de Igreja Nova, José Augusto Sousa Santos, de 50 anos.  Não houve nem sequer tempo de ser socorrido. Em 2012 teria sido eleito com 6.073 votos, cuja administração não foi lá essas coisas!  Não conseguiu se reeleger  em  2016, perdendo por uma diferença de apenas 146 votos para a atual prefeita Vera Dantas. Era chamado de “Calça Curta” pelo uso costumeiro de bermudas.

Letrados

Durante as comemorações dos 63 anos de vida da Academia Maceioense de Letras, evento que aconteceu recentemente no restaurante Sal e Brasa, e que contou com  cerca de 100 pessoas, o ex-presidente da Academia Alagoana de Cultura e hoje presidente da Sobrames/AL (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores), Dr. Jorge Soares, fez um discurso emocionante, sobretudo fazendo saudações aos novos acadêmicos empossados.

Esperança

“Fiz a saudação aos novos acadêmicos empossados, como: Anobelino Martins, presidente da Academia de Letras de São Luiz do Quitunde/AL, Isaac Lins e Luiz Cleisson, também de São Luiz, além deles, a posse da confreira Mirian Monte, bisneta de uma das fundadoras da Academia que também foi empossada”, comentou Dr. Jorge. Disse  que a entidade a partir de então, ganha novo fôlego, a fim de se manter firme nessa caminhada rumo a mais anos de vida, sobretudo no convívio do povo alagoano.

Cordel

Pedro Soares figura conhecida por Pedão; o homem da cultural cidade da região metropolitana de Maceió, Santa Luzia do Norte, passou parte do último sábado na companhia do presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel, Ciro Pimentel Veras. O convite, diz, foi motivado pela dinâmica que tem destacado nos meios de comunicação, quanto a difusão da cultura popular do livro cordel, que na qualidade de poeta, tem feito um trabalho de divulgação sem igual. O encontro também contou com a presença de Alexandra Silva, esposa de Ciro.

Esperança

“Na oportunidade deixei alguns exemplares de minha autoria e fui presenteado  com alguns dele e de sua esposa. Pois fiquei muito emocionado em saber que meu nome será analisado através do nosso feito na arte poética, podendo ser escolhido entre tantos outros por meio de uma avaliação; pois entendo que possivelmente meu nome  constará entre os membros da Academia Alagoana de Literatura de Cordel”, disse Pedão.

Piranhas

Prefeita Maristela, entrega nesta quarta-feira, onze veículos que irão fortalecer áreas importantes como: Saúde, Educação, Agricultura, Assistência Social e Infraestrutura.  Para o serviço da Saúde, serão três carros pequenos  que irão auxiliar no atendimento domiciliar e no apoio ao cidadão, além de uma ambulância para o Posto do Piau que passará a ser pronto atendimento 24 horas.

Demais

Pois segunda a prefeita Maristela, Piranhas terá dois caminhões pipas e um trator, a fim de  fortalecer  apoio a agricultura familiar e ao período de estiagem. O Conselho Tutelar receberá um veículo novo e pronto para atender as demandas, assim como o Bolsa Família. E entre a frota automotiva, constam um carro pequeno para a Educação, além de um caminhão compactador que visa dar mais agilidade e eficiência ao sistema de coleta do Lixo.

Penedo

Penedo está a um passo de se se tornar um polo da aviação regional. Com o objetivo de receber aviões de médio e grande porte, os tramites burocráticos para início das obras de recuperação do aeroporto da cidade já estão em fase final. Com a previsão do processo licitatório para ser realizado em janeiro do próximo ano e conclusão da reforma em outubro, a obra irá contar com a ampliação e reforma da pista, melhorias de infraestrutura do espaço, além da introdução do uso de tecnologia sustentável.

Garantidos

Segundo o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, que está acompanhado de perto todo processo junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC), os recursos para recuperação do aeroporto estão orçados em cerca de R$ 9 milhões, sendo que R$ 6 milhões já estão garantidos e empenhados.

Projeto

Como Penedo tem potencial para se tornar um polo da aviação por sua localização, potencial turístico, cultural e principalmente, pelo Rio São Francisco, as adequações exigidas pela SAC são com relação ao prédio onde funcionará o embarque, desembarque e guichês das companhias aéreas, além de área comercial para lanchonetes e restaurantes.

Estratégia

Após ser elaborada uma parceira com a região dos Cânions do São Francisco, a meta estabelecida é integrar Penedo, Piranhas e a Foz do São Francisco para atender a demanda de turistas que chegarão ao município através das operadoras de turismo.