Sérgio Toledo

28 de agosto de 2018

Ronco. Apneia do sono.

Cada um que tenha uma história para contar.
Um amigo tinha um companheiro de plantão que quando conseguia dormir, era um beliche, roncava que fazia com que o mesmo mudasse de lugar.
Outro amigo convidou uma namorada para fazer uma viagem. Quase cancela a viagem, pois a garota roncava a noite inteira.
O ronco em si pode ser um cansaço, uma noite com mais bebida, um pescoço curto, uma obesidade.
Já apneia do sono que é um relaxamento dos músculos da garganta durante o sono fazendo com que as vias respiratórias se fechem impedindo a respiração adequada.
Os sinais e sintomas que fazem pensar em apneia do sono são: ronco alto, despertar no meio do sono de forma brusca e com falta de ar, acordar com boca seca, dor de cabeça constante pela manhã.
Homens acima dos cinquentas anos, obesos com circunferência do pescoço aumentada. Mulheres após a menopausa e também acima do peso.
Então se conhece alguém com alguma coisa parecida oriente a procurar médico especialista. Em geral os otorrinos tratam, porém já temos em Maceió clinica especializada em sono.
Todos nós temos que dormir de seis a oito horas por noite para possuir uma boa qualidade de vida. O sono então será reparador e proporcionará um despertar agradável fazendo com que o dia seguinte seja bastante produtivo.