Flávio Gomes

25 de agosto de 2018

Meditando com Daciolo

Fernando Gabeira, em “O Globo”: “Quando vi o Cabo Daciolo subir a montanha, anunciando que iria expulsar a maçonaria e os illuminati do Brasil, cheguei a pensar: é uma campanha singular no planeta, um candidato na cadeia e outro caminhando para o hospício. Teosóficos, cabalísticos, neopagãos e rosacruzes que se cuidem. Mas é inegável que ele tem uma coerência estratégica: quer entregar o país a Deus. Sua atuação parlamentar confirma, pois tentou alterar o texto da Constituição: todo poder emana de Deus, e não do povo. Semana passada estava lendo por acaso um livro que falava do poder da transmissão oral. Todos os líderes populares do momento se expressam nessa linguagem direta, cheia de incorreções, mas sem a frieza do texto. Um jornalista estrangeiro queria minha opinião sobre a campanha, baseada em dois nomes: Bolsonaro e Lula. Minha explicação para o Bolsonaro de hoje é a de que ele tenta encarnar duas grandes correntes: conservadores e liberais. Não era liberal em economia, mas se tornou liberal no caminho, unindo-se a economistas e intelectuais que expressam essa tendência. Os liberais partem do indivíduo; os conservadores, da família. Esses pontos de partida potencialmente também conflitam. E digo isso não com a visão de um teórico, mas de alguém que observa a história dos costumes no Brasil.”

Excluído

O médico e empresário Fábio Farias está completando oito anos como primeiro suplente do senador Renan Calheiros (MDB) e nunca teve oportunidade de assumir o mandato. Fábio, que se desincompatibilizou do Gabinete Civil em abril, não voltará ao governo e está fora da chapa de Renan, substituído por Rafael Tenório.

A questão

Circula nas redes sociais foto de Flávia Cavalcante, candidata a deputada estadual, sorridente, com Renan Calheiros e Renan Filho, ambos MDB. Na blusa, adesivos deles dois. Flávia é casada com Kelmann Vieira (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Maceió e vice-governador na chapa de Fernando Collor (PTC).

Protesto

O médico Hemerson Casado, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica e candidato a deputado federal, participou da 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia. E disparou: “No Brasil, temos um congresso que faz leis, tribunais superiores que atendem às demandas, mas ninguém para fazer cumprir a legislação”.

Opostos

A eleição deste ano em Arapiraca põe de um lado o ex-prefeito e atual vice-governador, Luciano Barbosa, que apoia as reeleições de Renan Filho e Renan Calheiros; do outro, o prefeito Rogério Teófilo e a ex-prefeita Célia Rocha estão unidos com Fernando Collor ao governo, Benedito de Lira e Rogério Cunha ao Senado.

A conferir

Há expectativa de que a coligação que apoia Fernando Collor de Mello para o governo consiga eleger para a Câmara dos Deputados Arthur Lira, João Henrique Caldas e Severino Pessoa. Na luta por uma eventual quarta vaga, aparentemente bastante remota, estariam Eduardo Canuto, Teresa Nelma e Pedro Vilela.

Conversa fiada

Manuela D’Avila, do PC do B: “Criamos estruturas, desde a Constituição de 1988, com as melhores intenções e objetivos, de combate à corrupção, controle da corrupção. Fizemos legislações para impedir que determinadas práticas acontecessem. E a vida real nos mostrou que nós não tivemos êxito no combate oficial à corrupção”.

*Neste sábado o projeto Praia Acessível, da Prefeitura de Maceió, tem atividades esportivas e de lazer, na orla marítima, para as pessoas com deficiência. As ações acontecem das 7h30m às 11h30m, na Praça Gerônimo Ciqueira, na Praia de Pajuçara.

*Grandes nomes da percussão estarão neste sábado em Maceió, para participar do 2º Percufal – Encontro Internacional de Percussão da Escola Técnica de Artes da Ufal. Das 9 às 19 horas, no Espaço Cultural. A maior atração é o mexicano Javier Nandayapa.

*O programa “Aplauso” deste final de semana homenageia a trajetória do cantor Luiz Ayrão, grande nome da MPB. No sábado, na Rádio Difusora AM, das 15 às 17 horas; no domingo, das 10 às 12 horas, na Educativa FM. Produção de Givaldo Kleber.

* Estão abertas até 2ª feira, dia 27, inscrições para processo seletivo para composição de banco de dados de professores de cursos de educação profissional em escolas da rede estadual e Sistema Prisional. No link http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/ .

*O McDia Feliz, campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, chega ao Arapiraca Garden Shopping. A Apala está vendendo tíquetes antecipados, que devem ser trocados, neste sábado, pelo sanduíche Big Mac, exatamente no McDia Feliz.

*O CSA recebe neste sábado o Criciúma, a partir das 16h30m, no Trapichão, precisando ganhar para se manter no G4 da Série B. O Criciúma tem duas atrações que foram do principal rival azulino, o CRB: o técnico Mazola Júnior e o atacante Zé Carlos.

“Está uma zorra a área de comunicação e marketing. Tem gente, ali, falando em ir embora.”

Ricardo Noblat

Jornalista, para quem nas redes sociais Geraldo Alckmin perde de goleada para Jair Bolsonaro