Blog do Dresch

21 de agosto de 2018

Semana de Engenharia concentra as atenções

Tem início hoje, no Centro de Convenções de Maceió, a 75ª´Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), com uma programação que pretende atrair a atenção dos alagoanos. Uma das atrações do evento será a palestra “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil” do jornalista, filósofo e escritor Clóvis de Barros Filho. Destaque nas redes sociais pelas entrevistas e por vídeos muito acessados, Clóvis, atualmente, é um dos palestrantes mais solicitados do país. Ele é professor de Ética da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador do programa de Mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

 

Concentrando as atenções 2

O impacto da tecnologia no empreendedorismo industrial no Brasil vai ser tema de outra palestra muito recomendada na Semana da Engenharia e Agronomia. O assunto ficará a cargo de Gil Giardelli, professor e difusor de conceitos e atividades ligadas à inovação. O tema será abordado na palestra “A Quarta Revolução Industrial e a Transformação Digital”.

Concentrando as atenções 3

Outro ponto alto da Soea será a sabatina com os candidatos à presidência da República. Foram convidados a participarem do evento apresentando suas propostas ao povo alagoano, Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). A expectativa é de que mais de três mil pessoas, entre profissionais, pesquisadores e estudantes prestigiem a Semana, que vai até sexta-feira (24).

 

A hora e a vez das mulheres

Do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 8.435 são candidaturas femininas, o que equivale a 30,7%. Na Região Nordeste o percentual de mulheres nesta eleição é de 30,30%. No Centro-Oeste o percentual é de 31.14%, no Sudeste 31.02%, Sul 30,84% e na Região Norte com 29,75%. A maior parte das candidaturas femininas tem entre 45 e 49 anos e nível superior completo. 40% delas são casadas, mesmo percentual de solteiras na disputa. Pelos dados, 61,7% das candidaturas são para vagas de deputadas estaduais, e 30% para federais. Apenas duas candidatas tentam a Presidência da República- Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU). 29 delas disputam os governos dos estados. Outras 77 disputam os cargos a vice. A aposta do TSE para esta eleição é de que o eleitorado feminino (cerca de 52%) vai preferir votar nas mulheres candidatas. A mulher começa a se identificar com seu gênero na hora de votar.

Licitação para viaturas

O governo federal abiu licitação no valor de R$ 1 bilhão, para compra de 8 mil veículos para as polícias estaduais. O valor permitirá uma renovação de 23% de toda a frota policial do país. Outros R$ 220 milhões serão utilizados para a compra de coletes à prova de balas. Estão previstas ainda, outras licitações para compra de drones, armas e motocicletas, e que serão destinados ás forças de segurança estaduais e federais.

Um pregador da paz

O ex-secretário geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e Prêmio Nobel da Paz, Kofi Annam, morreu neste sábado em um hospital da cidade de Berna na Suíça. Em nota, a família lamentou a morte e pediu privacidade, afirmando que ele morreu de uma curta doença não especificada. Annam nasceu em Gana em 1938 e passou a maior parte da vida na ONU, onde ingressou em 1962. Era casado com Nane Annam, sobrinha de Raoul Wallemberg, o diplomata sueco que salvou milhares de judeus na Segunda Guerra Mundial. Deixou três filhos, Ama, Kojo e Nina.

Um pregador da paz 2

O diplomata ganês foi o primeiro negro a tornar-se secretário-geral da ONU, onde cumpriu dois mandatos, de janeiro de 1997 a dezembro de 2006. Após deixar o cargo, em 2007 criou a Fundação com seu nome, em Genebra, onde continuou lutando pela paz no mundo, auxiliando refugiados, promovendo a boa governança, fortalecendo as medidas anti-corrupção e apoiando a agricultura sustentável na África. Kofi Annam recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2001, pela criação do Fundo Global de Luta contra a AIDS.

 

 

  • Final de semana bastante agitado nos meios policiais. No início da tarde de sexta-feira, o taxista Leonardo Fonseca Leitão, de 52 anos, foi morto em Jaraguá, com um tiro na cabeça dentro do seu veículo. Segundo testemunhas, por um casal, que havia entrado no veículo (Spin) no centro.
  • Populares conseguiram deter a jovem Suzielle Lima da Silva de 20 anos, mas o seu comparsa conseguiu escapar. A jovem disse que não conhecia o autor do disparo. Mas foi levada para a Central de Flagrantes e indiciada por latrocínio.
  • No Domingo, três pessoas foram atingidas por vários tiros quando se encontravam em um bar no Tabuleiro dos Martins. Dois homens chegaram em uma motocicleta e efetuaram os disparos a esmo, ferindo as pessoas que se encontravam dentro do estabelecimento. As vítimas foram socorridas pelo Samu e levadas ao HGE.
  • Ontem pela manhã, duas viaturas colidiram, sendo a primeira do BOPE contra uma árvore no Dique-Estrada, ao desviar dos muitos buracos no local. Dois PMs ficaram feridos.
  • Quase ao mesmo tempo, uma viatura da Radiopatrulha chocou-se contra um poste na região do conjunto Graciliano Ramos, quando perseguiam assaltantes.