Flávio Gomes

18 de agosto de 2018

Lula ignora direito a eleição limpa

Josias de Souza, em seu blog: “O PT protocolou no TSE o pedido de registro da candidatura de Lula. O candidato-fantasma apresentou-se à Justiça Eleitoral como um político ficha limpa. Pense só nisso. Esqueça o resto. Condenado a 12 anos e um mês de cana, encarcerado desde 7 de abril, Lula pede ao Brasil que se finja de bobo e acredite que sua biografia continua imaculada. A pseudo-candidatura de Lula já era inacreditável. Tornou-se inaceitável. A insistência do presidiário em prolongar uma postulação fictícia parecia uma imprudência. Virou um escárnio. Num Brasil imerso em indignação, em que 60% do eleitorado oscila entre a raiva e o desalento, o excesso de desfaçatez transforma Lula numa caricatura de si mesmo. Todos sabem onde Lula quer chegar com sua chapa três-em-um. Quando for barrado pela Justiça Eleitoral, o presidiário promoverá Haddad de vice para poste, içará Manuela D’Ávila à condição de número dois da chapa e intensificará o processo de transfusão de votos. Noutros tempos, isso seria chamado de astúcia política. Hoje, é apenas mais um cambalacho. Lula vive uma experiência paradoxal: considera-se um político acima de qualquer suspeita. No Judiciário, contudo, o que Lula chama de reputação é apenas a soma das ilegalidades que lhe atribuem sem que ele consiga rebater. Ao esticar a pantomima de sua candidatura ilegal, Lula ignora o direito do eleitor brasileiro a uma eleição eticamente sustentável. Cabe à Justiça Eleitoral limpar o processo. Quando mais rápida for a higienização, menor a desmoralização.”

Bola fora

A Associação Comercial de Maceió promoveu dois cafés da manhã para conhecer as propostas de candidatos a governador e a senador. Na 5ª feira, foram convidados os candidatos Fernando Collor (PTC) e Benedito de Lira (PP). Rodrigo Cunha (PSDB) não foi. E desagradou uma platéia que lhe era favorável, na maioria.

Oportunidade

Ontem foi a vez de o presidente da ACM, Kennedy Calheiros, convidar Renan Filho e Renan Calheiros, ambos MDB, e Maurício Quintella (PR). Todos eles compareceram. O governador Renan Filho aproveitou para citar obras e dizer que em 2017 o Estado cresceu 2,92%, enquanto o Brasil teve crescimento de apenas 1%.

Vale tudo

Ficou interessante a eleição em Arapiraca. Adversários, o prefeito Rogério Teófilo e a ex-prefeita Célia Rocha, liderança da oposição local, estão juntos apoiando Fernando Collor, Benedito de Lira e Rodrigo Cunha. O ex-prefeito Luciano Barbosa, também oposição, apoia Renan Filho, Renan Calheiros e Maurício Quintella.

Registro

“Évio sempre lutou em defesa da classe trabalhadora. Era militante do Partido dos Trabalhadores”, disse o deputado federal Paulão (PT/AL) ao saber da morte de Évio Lima, ontem, em Brasília. Ex-presidente da CUT/AL, ele participava de evento do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

Renovação

De Judson Cabral, candidato a deputado estadual pelo PDT, a Vanessa Alencar, no site “Cada Minuto”: “A Casa de Tavares Bastos ficou manchada perante a sociedade e os eleitores alagoanos e esse perfil de corrupção vem afastando cada vez mais o eleitor da participação efetiva na escolha dos seus representantes políticos”.

Opinião

Blog do Marcelo: “Por mais que os petistas façam um carnaval com a tentativa de registro da candidatura presidencial de Lula, os próprios dirigentes do partido admitem que a movimentação é um grande ato político. Só uma reviravolta, fora do radar da Justiça, permitirá que a candidatura de Lula seja homologada.”

*A 3ª Vara de São Miguel dos Campos realizará, na próxima segunda-feira, a partir das 9 horas, palestras sobre as leis que regem as relações familiares, de acordo com o Direito Sistêmico, como também aplicação da técnica da Constelação Familiar.

*Neste sábado, a partir das 21 horas, o restaurante “Brazeiro Steakhouse”, localizado na Avenida Jatiúca, apresenta como atração o cantor Almir Lopes, com um repertório recheado de música popular brasileira. Informações: 9.9351.9663.

 

*O cantor e compositor Luiz Melodia é o personagem do programa “Aplauso” deste final de semana, por conta de um ano do seu falecimento. Neste sábado, na Difusora AM, das 15 às 17 horas; domingo, na Educativa FM, das 10 horas ao meio-dia.

*No Maceió Shopping, cada R$150,00 em compras vale uma chance de ganhar um Iphone 8, em sorteios semanais, durante o mês de agosto. Ao todo, serão sorteados 30 unidades. Neste domingo, às 18 horas, acontece o terceiro sorteio da campanha.

*Neste final de semana o ginásio do Lar São Domingos, em Mangabeiras, será palco da primeira etapa do Circuito Alagoano de Jiu-Jitsu, maior evento da modalidade no Estado. Mais informações na plataforma www.lajj.com.br. A partir das 8h30m.

*Dirigentes do CSA fizeram uma projeção: se o clube conseguir 9 vitórias nos próximos 18 jogos estará classificado para a Série A. É nesse clima de confiança que o CSA recebe hoje o São Bento de Sorocaba, às 21 horas, no Estádio Rei Pelé.

 

“Carece esta Justiça especializada de atribuição constitucional e legal para intervir em ambiente carcerário”

Sérgio Banhos

Ministro do TSE, ao negar a Lula participação em debate da Rede TV