Flávio Gomes

17 de agosto de 2018

Olhos vendados

Francisco Petros, economista e advogado: “Em pouco menos de oito semanas ocorrerá a votação na eleição de 2018. Do presidente ao deputado estadual pensamos que decidiremos o destino do país. Interessante que, a despeito do mandato formal de quatro anos, essa eleição extrapolará o seu próprio tempo: os desafios para o Brasil superam a aparente superfície eleitoral. Correm mundo afora alguns macroprocessos de fundamental relevância para o desenvolvimento brasileiro. Enquanto nos debruçamos sobre as análises primárias dos principais temas do Brasil, alguns macroprocessos mundiais indicam que o Brasil poderá se distanciar ainda mais das chances de se tornar razoavelmente desenvolvido. De forma geral, não podemos nos queixar de que a conjuntura mundial não tenha favorecido o Brasil nesse tempo em que nos engabelamos com processo de impeachment, a assunção de um governo fraco por dentro e por fora e pela ausência de reformas estruturais. Ademais, vimos o poder ser ocupado pela presença do Judiciário que acrescentou tensão ao ambiente rarefeito de condições para a prosperidade. O Brasil é uma ilha conflagrada por crises institucionais e estruturais. Não temos qualquer chance de, a partir dessa base frágil, engendrar desenvolvimento econômico e social. Reconhecer essa realidade seria o primeiro passo para a elástica mudança que necessitamos. Preferimos tapar os olhos.”

Diferença

A convenção que homologou a candidatura de Renan Filho à reeleição foi realizada em ambiente fechado, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. O PP fez a sua no Iate Clube Pajussara, bem mais acessível ao público e com mais visibilidade, para endossar a coligação com o PTC de Fernando Collor, também candidato ao governo.

Meia volta

Agora o MDB anuncia para o próximo domingo, no Iate Pajussara, uma grande festa para o lançamento oficial das candidaturas de Renan Calheiros Filho ao governo e de Renan Calheiros e Maurício Quintella (PR) ao Senado. Foi a forma encontrada de compensar a pouca presença de público no evento realizado no Hotel Ritz.

Proposta

Célia Rocha, candidata a deputada estadual do PTC, no programa DNA Político, da TV OOPS: “O SUS precisa melhorar e não travar, para que os municípios não sofram tanto. Além disso, iremos fazer nosso papel de fiscalizar os gastos do governo, pois só assim poderemos saber para onde está indo o dinheiro da população”.

Constatação

Jornalista Luis Vilar, em seu blog, site “Cada Minuto”, sobre o PSDB em Alagoas: “O PSDB entra nesse processo eleitoral de forma nanica. Sequer consegue defender em praça pública a posição que tomou. E o pior: nessa mesma praça pública, alguns de seus membros expõem a roupa suja. Isso pode refletir na majoritária? Sim.”

Estilo

“Nada como estar nesta caminhada com homens e mulheres livres, mulheres corajosas e homens honrados, capazes de fazer as mudanças que Alagoas precisa”, diz Heloísa Helena em vídeo divulgado ontem cedo nas redes sociais. Logo depois foi às ruas fazer panfletagem da sua campanha de deputada federal pela Rede.

O “pobre”

“O Antagonista”: “Em declaração à Justiça Eleitoral, Lula, ex-presidente e hoje presidiário, informou ter R$ 7,9 milhões em bens, registra o site jurídico Jota. Trata-se, diz a Folha, de um patrimônio que cresceu 852% desde sua candidatura ao Planalto em 2006. Desse total, Lula tem R$ 6,3 milhões em planos de previdência privada.”

*Até hoje, no Maceió Shopping, acontece a 2a Semana de Imóveis da Caixa, com imóveis usados com a possibilidade de financiamento com uso do FGTS. E até o dia 31 o Maceió Shopping está com posto de vacinação contra poliomielite e sarampo.

*O cantor e compositor Tonny Semente é atração anunciada para hoje no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Vai comandar o show “Ofício MCMLX”, basicamente de rock, mas com ritmos alternativos. A partir das 20 horas. Informações: 98834.6457.

*O Sesc Arapiraca está ofertando oficina gratuita para a realização de um documentário na temática “Infância”. As inscrições para o “Doc.lab – Laboratório de Construção de Roteiro e Realização de Documentário” são também graça e vão até este domingo.

*A Ufal promove, até hoje, o 1º Festival de Violão da Ufal.  Uma atração é o músico italiano Davide Tomasi. O evento proporciona diversas atividades  e também recitais dos violonistas Willbert Fialho e Nicolas Silva. Contato: 3214.1614.

*A Secretaria de Estado da Cultura transferiu para hoje a data-limite para as inscrições ao IV Pôr do Sol Cultural. Poderão se inscrever bandas, artistas individuais e grupos de todos os gêneros e ritmos da cultura alagoana, valorizando nossa  diversidade cultural.

*O CRB facilitou as agressões aos seus jogadores, ao permitir acesso fácil e contato direto dos torcedores com os atletas, nesta semana. O resultado prático disso poderá ser conferido em campo hoje, a partir das 20h30m, contra o Vila Nova, em Goiânia.

 “Quero que o povo possa decidir se me dará a oportunidade de consertar o país”

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente da República, em carta feita na prisão, em Curitiba, onde se encontra, acusado de corrupção