Flávio Gomes

16 de agosto de 2018

Fortaleza nordestina

Bruno Boghossian, na “Folha de S. Paulo”: “O grande teste de transferência de votos de Lula se dará no Nordeste. A região, que se transformou em fortaleza petista, concentra o maior número de órfãos do ex-presidente quando seu nome não aparece nas pesquisas. O PT terá o desafio de levar quase 20 milhões de lulistas às urnas em outubro para votar em um nome diferente. O ex-presidente tem o apoio de quase 50% dos nordestinos, mas Fernando Haddad ainda é um virtual desconhecido. Lula costurou alianças formais e informais para garantir hegemonia na região. Dos 9 governadores, 7 declaram apoio a seu nome. O objetivo dos petistas é explorar as máquinas estaduais para evitar que os votos de Lula se dissipem pelo caminho. Se o ex-presidente conseguir passar adiante dois terços de seus votos no Nordeste, como apontam as pesquisas, Haddad teria, de saída, 9% da votação nacional. O ex-presidente fortaleceu ‘golpistas’ como o cearense Eunício Oliveira (MDB) e o alagoano Renan Calheiros (MDB); manteve boa relação com o clã Sarney no Maranhão, apesar de apoiar Flávio Dino (PC do B); e atropelou o PT pernambucano para apoiar Paulo Câmara (PSB). Todos eles querem pegar carona na popularidade de Lula, mas talvez não tenham o mesmo entusiasmo com Haddad. Se o plano B não empolgar, os votos lulistas podem ficar pelo caminho.”

Reciclagem

Apesar da boa gestão, Renan Filho tinha um hábito: não receber deputados e prefeitos no Palácio República dos Palmares. Depois da concorrência de Fernando Collor, que é também candidato ao governo, começou a mudar. “Dificilmente Renanzinho recebia prefeito de município pequeno”, diz um prefeito da Região Norte.

Razões

Coluna “Sururu”, do jornal “Extra”, sobre o confronto Collor x Renan Filho: “A entrada do senador Fernando Collor na briga pelo governo do Estado livrou Alagoas do vexame de reeleger um governador por aclamação. A disputa é salutar, não apenas por fortalecer a democracia, mas também para legitimar a vitória do vencedor.”

Fake

O desembargador eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes, da Comissão de Propaganda do TRE/AL, deferiu pedido do senador Benedito de Lira contra o Facebook, em razão de postagem ofensiva à sua honra e imagem. A inserção atribuiu a Biu a frase “é da natureza da mulher levar umas palmadinhas do marido”.

Respaldo

Líder do prefeito Rui Palmeira na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Eduardo Canuto (PSDB), candidato a deputado federal, reafirmou apoio ao deputado estadual Rodrigo Cunha, que concorre ao Senado pelo partido. Rodrigo Cunha gravou um vídeo falando da importância de ter o apoio de Canuto na campanha.

Segurança

Cacimbinhas, Dois Riachos e Minador do Negrão agora possuem Conselhos Municipais de Segurança. Presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley diz que “escutar a sociedade e as forças de segurança garantirão decisões seguras na condução das políticas públicas e garantia da segurança nos municípios”

Opinião

Ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal: “Eu escuto agora falar que, no plano nacional e no plano estadual, o governo tal não tem legitimidade. Se foi eleito segundo as normas constitucionais e eleitorais, a pessoa que foi levada por nós, cidadãos, nós, eleitores, é claro que nós temos uma legitimidade”

*A partir de hoje e até 6 de outubro os candidatos, partidos ou coligações podem utilizar das 8 às 22 horas alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. E também carro de som em carreatas, caminhadas, passeatas, reuniões e comícios.

*O juiz Alexandre Machado de Oliveira lança, hoje, o livro “A Proteção do Mínimo Existencial no Direito Tributário”. Às 18h30m, na Esmal, na Rua Cônego Machado. Ele defende que exista um patrimônio mínimo para uma existência digna, sem tributação.

*Maceió será sede do “Evidence Expert Course”, evento internacional que ocorrerá em duas etapas. A primeira, hoje e amanhã, no Hotel Best Western Premier. Trata-se de capacitação profissional  de médicos líderes nos cenários nacional e internacional.

*O Festival de Música Clássica tem continuidade hoje, na Praça de Eventos do Parque Shopping, e prossegue até o próximo domingo,19 de agosto. Hoje, a partir das 19 horas, a atração anunciada é a Orquestra Pequenos Músicos de Jaraguá.

*O Movimento Trabalhadores do Campo, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba, promove hoje uma “Roda de diálogo sobre vivências do uso da tecnologia solar fotovoltaica no nordeste brasileiro”. A partir das 9 horas, no Ifal Palmeira dos Índios.

*O Sesc Centro anuncia para hoje, gratuitamente, um dos grandes sucessos do cineasta sueco Ingmar Bergmano filme “Morangos Silvestres”. No Teatro Jofre Soares, a partir das 18h30m. No final, haverá debate sobre o filme. Informações: 3201.1350.

“O Brasil é uma ilha conflagrada por crises institucionais e estruturais”

Francisco Petros

Economista e advogado