Edmilson Teixeira

15 de agosto de 2018

São Luiz de Quitunde – malabarista

A Prefeitura de São Luiz de Quitunde/AL está nas mãos de Cícero Cavalcante (MDB) há mais de uma década. Trata-se de um prefeito de fato, que atua como uma espécie de Primeiro Ministro, dando tudo quanto é ordem, sobretudo nas Finanças, que é o que mais lhe convém. O personagem é um legítimo populista, que conseguiu em 2016 eleger a inexperiente filha, Fernanda prefeita. Na gestão passada, indicou um semianalfabeto (Eraldo Pedro) que por falta de competência perdeu os rumos do governo a ponto de ter sido afastado pela Justiça.

São Luiz de Quitunde- horrível!

O curioso é que com o dinheiro público, Cícero Cavalcante costuma bancar grandes festas, regadas de bebidas, churrasco e bandas musicais, habitualmente quando inaugura uma obra, ou mesmo em datas comemorativas; razão que tem garantido sua enorme popularidade junto com as camadas pobres. Pois a triste fama de Cícero Cavalcante no Estado, é a de não honrar compromisso de pagamento com os fornecedores. Assim mesmo, vem dedicando toda sua vida na campanha da filha, Flávia (PRTB), que depois de um intervalo de quatro anos, tenta alcançar um terceiro mandato como deputada estadual.

TCE/AL e AMA

Tribuna de Contas de Alagoas (TCE/AL) e AMA contabilizam com sucesso o grande evento corrido na última segunda-feira em Maceió, que reuniu prefeitos, procuradores e técnico municipais para o I Seminário de atualização em atos de pessoal. Trata-se na verdade de um curso que visa orientar sobre a forma correta de instruir os processos de aposentadoria, sobretudo nas Previdências geridas pelos próprios municípios alagoanos.

Necessidade

Levantamento aponta que em Alagoas já são 62 municípios que lidam com o sistema de Previdência própria. Pois eles precisam homologar as aposentadorias, a fim de recuperar a verba de contribuição do INSS. O presidente da AMA, Hugo Wanderley, explica que a capacitação vai ajudar a dar celeridade aos processos de aposentadoria, atendendo a uma demanda antiga dos municípios.

Brevidade

Para a presidente do TCE-AL, Rosa Albuquerque, o objetivo é capacitar os técnicos municipais para que a documentação chegue ao Tribunal sem precisar de nenhuma alteração ou correção; e assim homologar com mais agilidade as aposentadorias pendentes. “A realização desse evento é para que as dúvidas sejam dirimidas e em virtude disso elas cheguem da forma correta para termos muito mais homologações”, afirmou Rosa Albuquerque.

Traipu

Secretária de Turismo, Cultura e Igualdade Racial, Suely Galvão já está arrumando as malas, a fim de viajar para a cidade de Mossoró/RN no próximo dia 1º. Vai na missão de representar Traipu, durante a XIII Jornada Cultural do Museu do Sertão. Haverá palestras, lançamento de livros, feira de livros e visita ao Museu do Sertão. O escritor e ex-governador do Rio Grande do Norte, Gonzaga Mota, será um dos palestrantes.

Batalha

A prefeita Marina Dantas afirma que todos os preparativos já estão sendo tomados visando a 36ª edição da Expo Bacia Leiteira. O evento que está sendo aguardado com muita expectativa acontece entre os dias 13 e 16 de setembro na cidade de Batalha. Maior vitrine do agronegócio do leite em Alagoas, a Expo Bacia irá valorizar a produção do rebanho leiteiro com os torneios leiteiros da Agricultura Familiar e do Criador Tradicional, nas categorias novilha e fêmea adulta. Os três melhores de cada categoria receberão premiação em dinheiro.

Outros 
A Exposição terá ainda eventos ligados à cadeia produtiva do leite com cursos, palestras, venda direta de animais, julgamentos e feira da agricultura familiar; além de duas noites de shows abertos ao público. A Expo Bacia Leiteira é promovido pela Prefeitura de Batalha, Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), além do apoio da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

Mar Vermelho

A edição do Festival de Inverno deste ano ocorrida no último final de semana foi marcante para o povo da pacata cidade de Mar Vermelho. Pois seus moradores nunca tinham visto tanta gente numa festa local. O evento que entrou para a sua 6ª edição, já faz parte do calendário turístico de Alagoas. Que o digam as agências da capital e do interior, que com ônibus e vans conduziram gente de toda parte para o cenário do Festival.

Bajuladores  

Um magote de puxa-socos aqui em Alagoas já está a todo vapor fazendo média com seus “patrões” políticos. Pois não é que uma cambada está ocupando o espaço da foto de perfil de suas redes sociais, com a logomarca de seus candidatos? E têm outros que foram além, publicando a foto mesmo do próprio patrãozinho. Depois levam um chute na bunda!