Roberto Baia

15 de agosto de 2018

Projetos

O prefeito Jefferson Barreto (PSB) está buscando novos investimentos para melhorar a qualidade de vida da população de Jaramataia.

Na companhia do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), Barreto esteve reunido nesta segunda-feira, em Maceió, com o senador Renan Calheiros (MDB).

Entre uma conversa e outra, o assunto em pauta era o desenvolvimento de Jaramataia e dos municípios que fazem parte da Bacia Leiteira alagoana.

Refis

Durante reunião com o presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Asscontal), Jordão Vieira, e com o secretário municipal da Fazenda, Fernando Lôbo, o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) assinou um decreto prorrogando o prazo de pagamento do Refis 2018 por mais 60 dias.

Novo Prazo

A prorrogação foi autorizada pelo gestor após um estudo de impacto realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda, a pedido da associação.

Agora, o prazo final para pagamento do Refis 2018 passa a ser dia 30 de outubro deste ano.

Exposição

A cidade de Batalha vai sediar, no próximo mês de setembro, mais uma edição da Expo Bacia Leiteira.

A exposição agropecuária terá uma grande estrutura no Parque Mair Amaral. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 16 de setembro, com a exposição de mais de 400 animais e a estimativa de receber um público superior a 30 mil pessoas.

Atrações

Além da programação especializada na atividade leiteira, a exposição irá abrir as portas do parque para entretenimento, visitas aos estandes e programação artística, com duas noites de shows.

A Expo Bacia Leiteira conta com a promoção da Prefeitura de Batalha, Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), além do apoio da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

Canapi

Continuam em andamento as obras de reforma e ampliação da Adutora Mudubim, no município de Canapi, no Sertão de Alagoas.

A adutora atenderá as comunidades de Boqueirão, Lagoa do João, Sítio Mudubim (remanescente quilombola), Mulungu e Cachoeira Velha, além de escolas e para o abastecimento de carros-pipa.

Parceria

A obra conta com recursos próprios do município e parceria com o Governo de Alagoas. A ampliação e reforma da adutora é muito importante para os moradores da área rural de Canapi, em sua maioria formada de pequenos produtores que dependem da água para a lavoura e a criação de animais.

Gás

Os altos preços da gasolina e do etanol continuam sendo os vilões no orçamento de quem usa combustíveis líquidos para abastecer seu veículo.

É diante desse cenário instável, marcante desde o começo de 2018, que o consumo de gás natural veicular (GNV) vem sendo impulsionado em Alagoas.

Consumo

Só no primeiro semestre deste ano, a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, registrou um aumento de 11% no volume diário consumido no estado.

Segundo dados da Distribuidora, aproximadamente 20 mil veículos rodam com GNV em Alagoas e, entre janeiro e junho de 2018, 90 mil m³ de gás natural foram distribuídos diariamente para 29 postos de combustíveis.

…Com o objetivo de levar lazer aos penedenses, será realizada, mais uma vez, a Caravana da Cultura.

…O evento, que chega à sua terceira edição, desta vez irá atender apenas a zona rural do município ribeirinho.

…A programação tem início no dia 19 deste mês de agosto, a partir das nove horas, com  oficinas de futsal, basquete, voleibol, futebol de travinha, fabricação de sabão caseiro e muitas brincadeiras no povoado Itaporanga.

 

Davi Salva – interino