Flávio Gomes

15 de agosto de 2018

Bolsonaro pelas bordas

Eliane Cantanhêde, em “O Estado de São Paulo”: “A Região Sudeste, com seus 43,4% dos votos, é uma incógnita, com São Paulo dividido, Rio uma bagunça e Minas, imprevisível. O Sul briga com sua tradição tucana, o Nordeste espera a ordem unida do ex-presidente Lula e Norte e Centro-Oeste podem dar soma zero: cada um tem em torno de 7,5% de votos e eles se compensam, ou se anulam. Com 33 milhões de eleitores, São Paulo já começa com duas surpresas. Governado pelo PSDB há 25 anos e respirando sem aparelhos, enquanto Rio, Minas, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte afundam, o Estado está dando uma canseira nos tucanos: empate técnico de Jair Bolsonaro (PSL) com Geraldo Alckmin para a Presidência e de Paulo Skaf (MDB) com João Doria para o Bandeirantes. A polaridade PT-PSDB, que dividia o País entre Nordeste e Sul, mudou muito de figura, com Bolsonaro enraizado no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste e ainda na expectativa de lucrar uns bons votinhos petistas no Nordeste e no Norte quando a Justiça Eleitoral acabar com a candidatura fake de Lula. Eleição não é razão. A razão só chega depois, quando o eleito tira a fantasia de candidato para governar. Acaba a festa, fica o medo.”

 Duelo esperado

Um dos assuntos mais comentados, neste início de campanha, é o inevitável confronto entre Fernando Collor e o governador Renan Filho (MDB), ambos concorrentes ao Palácio República dos Palmares. Ambos são bem preparados, intelectualmente, e têm bom desempenho como comunicadores, especialmente na televisão.

Opção

Basile Cristhopoulos, do PSOL, professor de Direito e também candidato a governador, é uma alternativa em termos de conteúdo na disputa pelo governo. O que faz diferença entre os três é a proposta de gestão e a forma de fazer política. Basile, certamente, vai captar eleitores discordantes de Fernando Collor e Renan Filho.

Obstinação

Jornalista Jana Braga, no blog “Política82”: “A candidatura solo de Heloísa Helena é um ato de coragem e disposição. Terá de se eleger deputada federal praticamente sozinha, com pouquíssimo tempo de rádio e televisão e sem estrutura de campanha. O desafio é imenso, mas vai à luta confiante no voto espontâneo.”

“Pró jovem”

Célia Rocha, presidente do PTC/AL e candidata a deputada estadual, reuniu cerca de 100 jovens dos movimentos Reaja Alagoas, João Lucas e Educação e Trabalho. E garantiu priorizar ações em favor da juventude: “É preciso saber o sentimento que essa galera tem a respeito da política, dos governos, da sociedade”.

Limite

Hoje, 15 de agosto, acaba o prazo para os partidos e coligações apresentarem ao TRE, até 19 horas, o requerimento de registro de candidatos. E a partir de hoje, até dia 24, os TREs convocarão partidos políticos e representantes de rádio e TV para definir o plano de mídia para o uso da parcela do horário eleitoral gratuito.

Opinião

Jornalista Jorge Oliveira, sobre entrevistas na TV com candidatos à Presidência da República: “O que seria uma série de entrevistas com os presidenciáveis virou, na verdade, um interrogatório policialesco do ‘salve-se quem puder’, uma coisa tosca em que o entrevistador queria ser mais importante do que o entrevistado.”

 

*Até 6ª feira, 17, no Maceió Shopping, acontece a 2a Semana de Imóveis da Caixa. O evento oferece imóveis usados com financiamento utilizando o FGTS. Hoje, 11 horas, haverá leilão de imóveis da Caixa. Contato: www.albuquerquelins.com.br.

*O projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato apresenta hoje o show “É Gafieira que Chegou Pra Ficar”, do grupo Gafieira Caprichosa, com repertório de autores alagoanos e participação do Studio de Dança Jayson França. No Teatro Deodoro, às 19h30m.

*De hoje a sábado o Jacintinho recebe a I Festa Literária do bairro, a Flijaça, organizada pelo produtor cultural Carlito Lima. O evento homenageia Luiz Gonzaga e a escritora Ruth Quintella.  Na abertura, 19 horas, concerto com a orquestra do 59º BIMtz.

*O IV Pôr do Sol Cultural, realização da secretaria estadual da Cultura, só recebe inscrições até hoje. Podem se inscrever bandas, artistas individuais e grupos culturais, para apresentação nos fins de tarde de novembro e dezembro na orla de Maceió.

*Corpo em Arte é o novo curso de extensão da Ufal, que vai trabalhar abordagens na dança contemporânea e carga horária de 30 horas. As inscrições estão abertas até hoje. As atividades vão acontecer de 21 deste mês a 25 de setembro, sempre às 3as feiras.

* Nos próximo final de semana (18 e 19 de agosto), o ginásio do Lar São Domingos, em Mangabeiras, sediará a primeira etapa do Circuito Alagoano de Jiu-Jitsu, maior evento da modalidade no Estado, para mais de 700 atletas. Contato: www.lajj.com.br.

“Ao insistir numa candidatura presidencial legalmente impossível, o PT volta a apostar no quanto pior, melhor”

Dora Krammer

Jornalista, na revista “Veja”