Flávio Gomes

11 de agosto de 2018

A identidade perdida

José de Souza Martins, sociólogo, no “Valor Econômico”: “Vamos nos aproximando das eleições que nos dirão se há luz no fim do túnel ou se somos prisioneiros do túnel sem saída. Desde o regime militar, que nos dividiu como povo, já não temos uma referência identitária que nos una. Os fatores de desagregação da sociedade brasileira se agravaram. Novas identidades surgiram da fragmentação. progredimos, na medida em que são identidades de algum modo libertadoras, que permitem aos novos sujeitos ser mais pessoas e menos máscaras, ainda que muita gente se sinta infeliz e mesmo raivosa com essas mudanças. Da política ao gênero e à religião, de fato o país já é outro. Esse outro vai votar e poderá gerar a descontinuidade, intensificar a polarização e a intolerância autodefensiva e transformar o Brasil num país explicitamente conservador no lugar do país hipocritamente progressista que conhecemos. A mudança está tendo um efeito redutivo nas identidades políticas. O caso mais significativo é o do PT. O partido esmerou-se em radicalizar a política sem ir à raiz do processo político. Vive na fantasia de que o petismo é um país, e não um partido bloqueado por sua fragmentação. Esse é apenas um dos aspectos do desaparecimento lento e progressivo da identidade de brasileiro. Outros grupos partidários e personagens caminham na mesma direção.”

Elas por elas

Rodrigo Cunha é candidato a senador pelo PSDB, mas diz que não vota em Fernando Collor, do PTC, com quem seu partido está coligado. A recíproca é verdadeira: Collor, candidato a governador, não faz segredo para ninguém que só pretende votar, para o Senado, em Benedito de Lira, do PP, que concorre à reeleição.

E aí?

O impasse gera uma indagação: como será quando os três personagens tiverem de fazer comício, caminhada ou qualquer ato público em Arapiraca. Lá, o prefeito Rogério Teófilo e sua principal adversária, ex-prefeita Célia Rocha – candidata a deputada estadual- votam em Fernando Collor, Rodrigo Cunha e Benedito de Lira.

Pela vida

O deputado federal Givaldo Carimbão (Avante) propôs à Câmara realizar audiência pública para discutir a descriminalização do aborto. Para ele, apoiar o aborto é “desrespeitar a inviolabilidade do direito à vida e a inviolabilidade de direitos do nascituro”. Carimbão é autor de projeto que torna aborto crime hediondo.

Conluio

Já o deputado federal João Henrique Caldas (PSB) apresentou proposta para instalação de CPI para apurar “possível oligopólio, controle e encarecimento dos preços dos combustíveis”. JHC desconfia da “estranha relação da ANP” com as distribuidoras BR, Shell e Ipiranga, que controlam praticamente todo o setor.

OAB/AL

Nota da assessoria de comunicação da OAB/AL informa que Nivaldo Barbosa Júnior foi escolhido “por um grupo de apoiadores” para disputar a presidência da entidade. E que ele tem apoio da atual presidente, Fernanda Marinela, e dos advogados Felipe Sarmento, Vagner Paes, Roberto Mendes, Omar Coelho e Leonardo Moraes.

Opinião

Avaliação do portal “Migalhas”: “Terminou o prazo das convenções partidárias. Muitas delas se realizaram no último fim de semana. Um espetáculo, realmente, degradante. Centenas de pessoas contratadas para segurar bandeirinha, enquanto meia dúzia de pessoas faz os acertos. Nosso modelo eleitoral é uma piada.”

*O show “Paulinho da Viola apresenta Beatriz Rabello e o Bloco do Amor” acontece no Teatro Gustavo Leite, neste sábado, 11, às 21 horas. Além de lançamento do CD, pai e filha – Paulinho e Beatriz – celebram o amor pela música. Contato: 3235.5301.

*O espetáculo “O Rei do Mundo”, com Eduardo Sterblitch, será apresentado no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, neste domingo, 12, a partir das 20 horas. Mais informações: 3032.5210 ou 99601.2828.

*O programa “Aplauso” deste final de semana é dedicado à trajetória da cantora Zezé Mota, uma das vozes mais bonitas da música brasileira. Sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; domingo, das10 horas ao meio-dia, na Educativa FM.

*A FAT vai inaugurar, no próximo dia 20, a clínica escola da instituição, na Unidade Barro Duro, onde estudantes, sob supervisão de professores, vão realizar atendimentos para a comunidade. A triagem para o atendimento será de 2ª feira, 13, a 18 de agosto.

*Para comemorar a Semana Nacional do Folclore e preservar a rica identidade regional do Estado, o Parque Shopping recebe de 2ª feira, 13, a 19 de agosto, diversas atividades. Haverá exposição, oficinas, shows e mostra de peças tradicionais do folclore.

*O CRB tem hoje mais uma desafio para tentar sair da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Vai receber o Oeste, de São Paulo, a partir das 16h30m, no Trapichão. É o primeiro jogo do chamado segundo turno da competição.

“Querem resolver a eleição nos gabinetes ou em celas”

Ciro Gomes

Presidenciável do PDT, numa indireta ao acordo de Geraldo Alckmim com o “Centrão” e às articulações do ex-presidente Lula