Flávio Gomes

9 de agosto de 2018

A ficha suja de Lula na vitrine

Josias de Souza, em seu blog: “A sabedoria popular ensina: quem tem calos não deve se meter em apertos. Com a inelegibilidade latejando, Lula pediu ao Supremo que abrisse sua cela, para que ele pudesse mergulhar na campanha. O feitiço acabou enfeitiçado no plenário da Suprema Corte, que cogitava não só manter Lula na tranca como carimbar sua ficha suja. Espremido, Lula solicitou ao Supremo que esqueça sua petição. Na véspera, com receio de violar regras do TSE, Lula fora obrigado a colocar seu poste na rua. Com dez dias de antecedência, converteu Fernando Haddad em número dois de sua chapa, acomodando Manuela D’Ávila no banco de reserva. Lula promoveu o strip-tease de sua suposta candidatura em apenas dois movimentos. Num, reconheceu a indigência jurídica do seu plano ao fugir do supremo veredicto sobre sua inelegibilidade. Noutro, deu à luz a chapa Haddad—Manuela. Com tanta desenvoltura, Lula acabou transportando sua ficha suja do fundo da loja do PT para a vitrine. Foi como se o estrategista do bunker carcerário desejasse criar um novo brocardo: nunca deixe para amanhã o que você pode deixar hoje. O PT mantém a intenção de registrar a candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral na data-limite: 15 de agosto. Mas Lula, desde logo, vai se despindo da condição de candidato para assumir novamente o papel de levantador de postes.”

Paternidade

De quem conhece os bastidores da política local: foi o PP/AL quem exigiu do PSDB nacional que se coligasse com o partido e com o PTC de Fernando Collor em Alagoas, sob pena de não apoiar Geraldo Alckmim à Presidência. Téo Vilela defendeu o veto à aliança com Collor, mas prevaleceu a vontade de Rui Palmeira.

Razões

Fernando Collor (PTC), candidato a governador, sobre seu apoio à reeleição do colega Benedito de Lira (PP): “No Senado Federal, minha cadeira fica ao lado da dele e sou testemunha de todo o trabalho que ele tem feito em prol do nosso estado. Não tem medido esforços para destravar recursos e trazê-los para os municípios.”

Na CCJ

Suplente de Benedito de Lira, licenciado para disputar a reeleição, o senador Givago Tenório (PP) foi confirmado membro titular da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. “Estou honrado com a confiança dos meus companheiros de bancada. Esta é uma experiência muito importante para mim”, disse ontem, ao assumir.

Razões

Do deputado federal Maurício Quintella, candidato ao Senado pelo PR, ao blog de Luís Vilar, no site Cada Minuto, ao justificar porque votou em Lula e Dilma e mudou de opinião: “Ela estava mais para uma grande estagiária, o PT descuidou o orçamento da União e gastou sem aval, além do crime de responsabilidade fiscal.”

Currículo

Marcelo Beltrão, candidato a deputado estadual pelo MDB: “Tenho plena convicção que posso contribuir muito com nosso Estado, pela minha experiência ao longo de 22 anos de vida pública, incluindo prefeito por dois mandatos, vereador e nove anos como secretário de Educação de Coruripe e dois de Marechal Deodoro”.

Opinião.

Do site “O Antagonista”: “Entre as besteiras habituais, Gleisi Hoffmann tuitou que o PT deu, no fim de semana, ‘um grande passo para reconstituir a unidade do campo progressista e popular…’ Nem um pio sobre Jair Bolsonaro, o atual líder das pesquisas entre os candidatos que não estão presos nem inelegíveis.”

*Os juízes Paulo Zacarias da Silva, Alexandre Machado de Oliveira e Geraldo Cavalcante Amorim representam o Poder Judiciário de Alagoas na XII Jornada Maria da Penha, que ocorre hoje e amanhã, na sede do Supremo Tribunal Federal.

*O economista Daniel Costa é um dos conferencistas do “III Forum Inovar e Construir”, aberto ontem, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa. Ele dará palestra hoje, às 16h40m, sobre “Energia solar, oportunidade de investimento”.

*O médico Fernando Gomes, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, dá palestra hoje, 10 horas, na Associação dos Procuradores do Estado. O tema é “Intolerância Religiosa: o Quebra de Xangô”, episódio ocorrido há 100 anos em Alagoas.

*O sarau literário “Cora e Adélia, Receita de Poesia Em Um Dedo de Prosa” se apresenta hoje, na Academia Alagoana de Letras, com apoio do Conselho Nacional do SESI. Com as atrizes Sônia de Paula e Nica Bomfim. Às 12, 13h30m e 15 horas. Acesso grátis.

*O projeto “Quinta no Arena” anuncia para hoje o espetáculo “Alice!?”, uma versão do clássico “Alice no país das maravilhas”, com a Companhia do Chapéu. A partir das 19h30m, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Contato: 99355.4423.

*Irina Costa é atração hoje à noite no restaurante Tasca Portuguesa, a partir das 20 horas. A cantora vai apresentar “Noite de Fados”, show com repertório à base dos melhores fados portugueses. Na Avenida Brasil, 950, Santo Eduardo. Contato: 3436.0316.

FRASE

“Espero que Neymar deixe de lado os chiliques e brilhe intensamente”

Tostão

Ex-jogador de futebol e hoje em dia comentarista esportivo