Flávio Gomes

2 de agosto de 2018

A estratégia do PT

Ney Lopes, jornalista, advogado e ex-deputado federal: “Uma das regras da política é nunca subestimar o adversário. E como não sou petista, admito que o partido montou estratégia jurídica e política, seguindo as lições de Sun Tzu, o estrategista militar chinês, que aconselhava: ‘estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer. Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém’. O gênio chinês ainda completou: ‘quando não existe escolha e não há escapatória, o instinto de sobrevivência e a ideia de “morrer lutando” se aplica perfeitamente’. Diante dos fatos públicos e notórios, não seria despropositada a hipótese da existência de ‘dupla’ estratégia do PT. Em ‘curto prazo’, a ‘insistência’ no plano jurídico-eleitoral (1) e em ‘longo prazo’, a busca do sucesso nas urnas, elegendo maioria no Congresso Nacional, como meio de viabilizar anistia política futura (2). A prisão nada tem a ver com o direito ou não à candidatura. Tendo o seu pedido de registro ‘sub judice’ (com recursos impetrados ainda pendentes), Lula estará autorizado a realizar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive horário eleitoral, enquanto não decididos os recursos. Na hipótese de ocorrer o julgamento definitivo no TSE e STF, com o indeferimento da candidatura, a legislação eleitoral permite a substituição e tudo leva a crer que, estrategicamente, o PT somente desistirá às vésperas da eleição. Tecnicamente, não daria tempo retirar o nome e foto de Lula das urnas eletrônicas.”

Elle de volta?

Após reunião, anteontem, com várias lideranças políticas da oposição, em seu escritório, o nome de Fernando Collor (PTC) voltou a ser citado como candidato a governador. Segundo o site “Cada Minuto”, a definição se daria no próximo sábado, 4. O senador teria como vice na chapa o vereador Eduardo Canuto (PSDB).

Meia volta

Jarbas Omena, prefeito de Messias, e Eduardo Tavares, prefeito de Traipu, renunciaram aos respectivos mandatos, com apenas um ano e três meses de exercício, para concorrer à Câmara dos Deputados este ano. Agora desistiram da disputa. Como se diz no interior, estão naquela situação de limbo, “sem o mel nem a cabaça”.

Esperneio

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, critica a União por transferir a execução de programas para os municípios, sem contrapartida financeira: “É na porta do prefeito que o morador vai bater porque ele não vive em Brasília. É lá que ele vai querer saber por que não tem água e, se tiver, porque a tarifa vai aumentar tanto.”

Terror

Proprietários de bares e restaurantes de Maceió têm se queixado de ações conjuntas de órgãos públicos, sempre à noite, quando há muito movimento, para simples verificação de documentação, como alvarás. As ações, que poderiam ocorrer sem tanto estardalhaço, contam com muitos agentes, vários armados, e assustam os clientes.

Renovação

O Tribunal de Justiça elegeu os desembargadores Pedro Augusto Mendonça e Otávio Leão Praxedes como presidente e vice do TRE/AL, e o desembargador Kléver Rêgo Loureiro para substituto do colegiado. O desembargador José Carlos Malta Marques ficará na vice-presidência do TER e na Corregedoria Eleitoral até abril.

Opinião

Nílson Leitão, líder do PSDB na Câmara dos Deputados, sobre a morte, aos 96 anos, do jurista Hélio Bicudo: “Foi um dos fundadores do PT e, a despeito disso, também foi um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff. Essa foi mais uma demonstração da sua retidão e lealdade aos princípios que defendia.”

*O Salão do Imóvel Ademi 2018 será aberto hoje, 19 horas, no Centro de Convenções de Maceió e fica aberto ao público até domingo. Mais cedo, às 9 horas, no Hotel Jatiúca, abertura de outro evento do ramo: o 3º Encontro Global de Corretoras de Imóveis.

*O Dia do Economista é em 13 de agosto, mas Luiz Carlos Barnabé de Almeida vai falar hoje para a categoria, em café da manhã, a partir das 7h40m, no Maceió Mar Hotel. O tema da palestra é “O valor competitivo da sustentabilidade nos negócios”.

*O economista Flávio Lúcio Uchoa Dória recebe hoje amigos para o lançamento dos livros “Infinitas passagens” e “Poesias soltas”. A sessão de autógrafos tem início às 18h30m, no Frans Café da Jatiúca, na Avenida Antônio Gomes de Barros, 215.

*A Prefeitura de Arapiraca promove, de hoje até a próxima 2ª feira, 6, a “I Semana de Ações Integradas”. O evento promover a educação ambiental realizando atividades educativas de incentivo à arborização urbana, com o envolvimento das comunidades.

*A Braskem abriu as inscrições para seus programas de estágio técnico e universitário. Há mais de 300 vagas para Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Inscrições no site www.jovensbraskem.com.br / até 3 de setembro.

*O bicampeão alagoano de boxe olímpico Carlos Eduardo Duarte, 23 anos, conhecido como Kadu Duarte, conquistou o primeiro lugar na II Copa Natal de boxe olímpico, em Natal (RN). Ele é aluno de Nutrição e faz parte do programa “Seja um atleta FAT’’.

“Não podem se meter em tudo”

Ciro Gomes

Candidato do PDT à Presidência da República, prometendo restringir as ações do Judiciário e do Ministério Público