Flávio Gomes

1 de agosto de 2018

Nós pagaremos a fatura

Leonardo Sakamoto, em seu blog: “PT e PSDB, os dois maiores pilares que sustentavam o pacto firmado na Constituição Federal de 1988 (o Estado promotor do desenvolvimento econômico e garantidor dos direitos sociais) deveriam ter se antecipado ao fim do ciclo político da Nova República e trabalhado juntos para permitir uma reforma que garantisse representatividade política real e permitisse mais partidos ideológicos e menos fisiológicos. O que seria fundamental para enfrentar a nova realidade disruptiva trazida pela internet. Mas isso não ocorreu. E as mudanças foram no sentido de manter tudo como estava. Com isso, em 15 de agosto, data limite para registro eleitoral das chapas, saberemos se nosso futuro ficará entre um governo autoritário e o velho presidencialismo de coalizão que sujeita a República a interesses particulares. Falhamos na discussão sobre a depuração de partidos, aprovando uma Reforma Política que não apenas facilitou a manutenção dos parlamentares em seus mandatos, como também abriu a porteira para os ultra-ricos financiarem suas próprias campanhas. Isso ao mesmo tempo que libera mais recursos para a reeleição de deputados federais, estaduais, distritais e senadores, cria uma democracia de péssima qualidade por aqui. O triste é pensar que as faturas vão cair em nosso cartão de crédito da vida cotidiana. Parceladas em quatro anos.”

Sococo

“Folha de São Paulo” sobre a alagoana Sococo, empresa do segmento preferida dos paulistanos: “Com um mix de cerca de 30 produtos, a água de coco representa 23% do faturamento da empresa. Segundo estimativas do diretor-presidente da empresa, Emerson de Melo Tenório, 72, a Sococo detém 30% do mercado da bebida.”

Mudança

O Tribunal de Justiça de Alagoas pretende ampliar, de 15 para 19, o seu quadro de desembargadores. Uma dessas novas vagas seria destinada a indicação da OAB, pelo Quinto Constitucional, além das duas atuais do MP (Washington Luiz e José Carlos Malta) e outra da classe dos advogados (Tutmés Airan).

Jogo pesado

Gabriel Mousinho, no “Extra”: “Renan Calheiros tem sido um crítico contumaz da candidatura de Henrique Meirelles à Presidência da República pelo MDB, mas, na semana passada, o ex-ministro da Fazenda deu o troco ao se encontrar com jornalistas: ‘Vamos fazer uma comparação de nós dois. Olha a minha biografia e olha a dele’.”

Bicudos

Jana Braga, no blog “Política 82”: “Por mais que alguns interlocutores neguem está evidente que os dois candidatos ao Senado do grupo de oposição ainda não cumpriram nenhuma agenda juntos. As redes sociais comprovam – ate então – que Rodrigo Cunha e Benedito de Lira estão se mantendo distantes um do outro.”

Antes tarde

Finalmente se tomou uma iniciativa para a péssima situação dos caixas eletrônicos das agências bancárias no Estado. O presidente do Procon/AL, Galba Novaes Neto, reuniu representantes de bancos e cobrou providências. Ele sugeriu que a população continue denunciando, para que o órgão tome outras providências.

Catequese

Revelação do site “O Antagonista”: “Márcia Tiburi, pré-candidata ao governo do Rio de Janeiro pelo PT, esteve em Duque de Caxias para espalhar a ladainha de que Lula foi preso injustamente. A petista conversou com as pessoas que encontrava pela frente; entre elas, uma criança. ‘Você sabe o que é Lula?’, perguntou Tiburi.”

*Acontece hoje no Sebrae, das 8 às 17h15m, o seminário “Cenários e Oportunidades do Turismo de Negócios e Eventos”. Com a palestra “Como agregar tecnologia e relacionamento para criar destinos turísticos inteligentes e potencializar a economia”.

* A Marshall School of Business da University of Southern California está oferecendo três bolsas de MBA Internacional em 2019 para estudantes brasileiros. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link: http://goo.gl/forms/SGrzwH2wVM9DtiCv1.

*A exposição “Seu Amor é Macro” fica no Arapiraca Garden Shopping até 5 de agosto. É fruto do olhar sensível do fotógrafo Tarcísio Ferreira retratando a expansão do amor materno, com imagens de mães de crianças com microcefalia,

*Pela primeira vez, Maceió vai sediar o Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, o ENDP. O evento está marcado para os dias 18 a 21 de setembro e deve reunir cerca de 700 participantes.

*Os cerca de 1.200 transportadores complementares do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros serão beneficiados com linhas de crédito especiais para troca de veículos, em função de convênio entre a Arsal e a Desenvolve.

*O atleta Alexandre Junior, da FAT, da natação paralímpica, festeja quatro medalhas no Pan-Americano Universitário, competição disputada entre 19 e 29 de julho, em São Paulo. Foram duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze.

“Ele vai ser candidato a deputado federal ou não estará nas eleições deste ano”

Marcos Montes

Deputado federal do PSD/MG, sobre o senador Aécio Neves, do PSDB