Flávio Gomes

28 de julho de 2018

O PT pode ir ao segundo turno

Jornalista Jorge Oliveira: “Não se surpreenda: o PT, com Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, é forte candidato às eleições presidenciais deste ano. Este é, pelo menos, o mais qualificado de todos os integrantes do partido. Não existe mágica nessa estória, existe lógica. Se não vejamos: pesquisas confiáveis (qualitativas e quantitativas) a que tive acesso nesses dias mostram claramente que os votos do Lula aumentaram significativamente nas regiões Norte/Nordeste depois da sua prisão. Na cadeia, vitimizado, ele certamente transfere parte desses votos para o candidato que apontar o dedo para disputar a eleição. O Nordeste tem 27% dos votos do país, 38,3 milhões dos eleitores. Depois de preso, a popularidade de Lula cresceu na região, chegando em algumas cidades aos estratosféricos números de 80%. O que Lula tem de aceitação o Temer de rejeição, o que justifica em parte o crescimento dele. Como os candidatos que estão no páreo ainda patinam nas pesquisas, se o Lula transferir boa parte dos seus votos para Haddad, este certamente estaria no segundo turno provavelmente com o Bolsonaro, que está virando uma onda, ou outro candidato no decorrer da campanha.”

Agenda

Este domingo é o dia da realização de convenções de partidos importantes na política alagoana. O MDB do governador Renan Filho realizará a sua no Clube Fênix Alagoana e, no Iate Clube Pajussara, acontecem os eventos do PP e do PSDB. As decisões que saírem podem não ser definitivas, mas serão um enorme avanço.

Ao futuro

No MDB, por exemplo, deverá ser resolvida a questão do vice-governador. O atual vice, Luciano Barbosa, concorre internamente com Fábio Farias. O importante nessa decisão é que o vice de Renan Filho deverá assumir o governo, de forma definitiva, em abril de 2020, pois tudo indica que o titular irá disputar vaga no Senado.

Mudança

Uma novidade da convenção do PSDB deve ser o anúncio da candidatura do advogado Moacir Teófilo Neto a deputado federal. Inicialmente ele foi lançado pelo pai, Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca, a deputado estadual. Mas nos últimos dias cresceu muito a possibilidade de ele concorrer a uma vaga na Câmara.

Detalhe

Informa Davi Soares, no portal “Diário do Poder”, que a indefinição sobre a disputa majoritária em Alagoas fez o Ibrape suspender a divulgação de pesquisa de intenção de votos já registrada no TSE. O instituto ponderou por conta da hipótese de Fernando Collor ou Teo Vilela entrar na disputa pelo Governo de Alagoas.

Procurador aposentado, o senador Benedito de Lira (PP/AL) participou, nesta semana, da festa pelos 36 anos de fundação da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas. E aproveitou a ocasião para se confraternizar com os colegas, demonstrando muita confiança em renovar o mandato agora em outubro.

Ansiedade

Do site “Migalhas”: “Os próximos dias são fundamentais para saber o futuro do país. As pessoas não estão se dando conta, mas pode estar sendo definido o presidente da República e o horizonte (azul ou plúmbeo) dos destinos da nau pátria. Com efeito, as alianças irão fulminar a chance de uns, e acertar a vida de outros.”

* Faleceu ontem Creuza de Albuquerque Melo, mãe do desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo. O sepultamento será realizado neste sábado, às 11 horas, no Cemitério Campo Santo Parque São Francisco, em Arapiraca.

*Os cinco anos da morte do cantor e compositor Dominguinhos são o tema da edição deste final de semana do programa “Aplauso”. Neste sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; no domingo, das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM.

*Iniciativa da Liga Carnavalesca de Maceió, neste domingo ocorre uma homenagem a Dominguinhos, pelos cinco anos da sua morte. Ao meio-dia, em frente à barraca Pedra Virada, na orla de Ponta Verde, com a apresentação de vários grupos de forrozeiros.

*A Barraca Nalu, nas imediações do Hotel Jatiúca, reabre neste sábado anunciando como atraçãoo “Samba Choro”,  com a cantora Ismair Martins, acompanhada de Zaílton Sarmento, Wellington Pinheiro, Siqueira Lima e Rodrigo Gonçalves. Às 13 horas.

*O Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe, desde 5ª feira, a mostra “Realismo Pictórico”, do artista visual Nícolas Elifas. A exposição dispõe de 65 obras do autor. São curadores Alice Barros e Robertson Dorta. O acesso do público é gratuito.

*O CRB recebe hoje, no Estádio Rei Pelé, o Londrina, do Paraná, repetindo a missão dos últimos jogos: vencer ou vencer. A partida começa às 16h30m. Se não ganhar, o time alagoano certamente irá amargar o retorno ao rebaixamento da Série B.

“Esperar o trânsito em julgado no STF é admitir que não existe punição para corrupção no Brasil”

Marcelo Mendroni

Promotor de Justiça de São Paulo