Roberto Baia

25 de julho de 2018

Homenagem a Jofre Soares

No próximo dia 20 de agosto a cidade de Palmeira dos Índios comemora 129 anos de emancipação política. O tema deste ano é “Viva a Sustentabilidade” e o homenageado  da festa é o cineasta palmeirense Jofre Soares, que completaria 100 anos no dia 21 de setembro. Para comemorar o aniversário da cidade, a prefeitura prepara uma festa especial para os palmeirenses.

 

Devinho Novaes

Haverá apresentação do tradicional desfile cívico e vários shows. A principal atração musical será o badalado cantor Devinho Novaes. A dupla Garota Sertaneja e o grupo Art Nossa também fazem parte da programação. Em breve, a prefeitura divulgará a programação completa, inclusive com os horários, do dia 20 de agosto.

 

É o primeiro

O tema Viva a Sustentabilidade, é baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que foram estabelecidos, em 2015, pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), para transformar o mundo. Cada objetivo é representado por uma cor. A logomarca dos 129 anos mostra um cocar indígena colorido, que significa os ODS e cada cor representa uma ação. Entre os objetivos estão os de promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Palmeira dos Índios é o primeiro município do Estado de Alagoas a abordar os temas dos ODS.

 

Festaço em Água Branca

A Prefeitura Municipal de Água Branca, Sertão alagoano, anunciou as atrações de seu 15º Festival de Inverno. Os custos com as atrações foram publicados no Diário dos Municípios do DOE de Alagoas.

 

Programação

A festa será nos dias 3, 4 e 5 de agosto. No primeiro dia, terá Orquestra Nostalgia, Luanzinho Moraes e Luan Estilizado. No dia seguinte, será a vez de Banana Nativa, Forrozão das Antigas e The Fevers. No encerramento, a festa terá a presença de Fabinho Pressão, Gatinha Manhosa e Jonas Esticado. (Com 7segundos).

 

Irregularidades

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) instaurou procedimento preparatório para apurar supostas irregularidades na contratação de guardas municipais no município de Capela, na Zona da Mata de Alagoas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na terça-feira (24).

 

Sem concurso

Segundo a publicação, uma representação formulada pelo Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado de Alagoas (Sindguarda), aponta a contratação de pessoal para o exercício da função de guarda municipal sem a necessária aprovação em concurso público, afrontando a Constituição Federal (CF) e o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

 

Diligências

Entre as medidas adotadas, a Promotoria de Justiça do município determina a realização de diligências complementares para encontrar as provas necessárias à responsabilização dos agentes públicos ou dos particulares envolvidos, como a requisição de outros documentos, oitiva das pessoas interessadas, dentre outras.

 

Acesso à cidade

Com Elaine Rafaela – Os moradores da Chã da Mangabeira terão mais facilidade no acesso ao centro da cidade. É que a prefeitura de Anadia, por meio da Secretaria de Viação, Serviços Urbanos e Obras Públicas, está realizando o serviço de abertura de ruas na região. A iniciativa faz parte de uma série de intervenções determinadas pelo prefeito Celino Rocha para a melhoria da fluidez e mobilidade urbana.

 

O trânsito

O secretário Gabriel Jatobá destaca que as ruas escolhidas facilitam o trânsito em todos os sentidos. “Estamos com diversas frentes de trabalho pelo município, e, com planejamento, realizaremos novas aberturas e alargamento de importantes vias de acesso. O intuito é facilitar a vida dos moradores e condutores que transitam pela região”, disse.

 

 

… Evento que acontece nesta quinta-feira (26) no auditório do Ifal, gratuito e aberto à comunidade, a cidade de Marechal Deodoro comemora um ano da chegada do projeto Leia Mulheres na cidade.

 

… Desde então, jovens deodorenses têm a oportunidade de conhecer autoras como Margaret Atwood, Angela Davis, Conceição Evaristo e Clarice Lispector. Todo mês, um encontro diferente, com um debate que ajuda a entender as obras e incentivar a leitura de livros escritos por mulheres.

 

… O Leia Mulheres é um projeto nacional, presente em mais de 80 cidades do Brasil. Em Marechal Deodoro, é organizado por um grupo de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), coordenado pela professora Elaine Rapôso, doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

… O evento começa às 15h, no auditório do Ifal – Campus Marechal Deodoro.