Flávio Gomes

24 de julho de 2018

A esquerda encurralada

Ricardo Cappelli: “O apoio do Centrão a Alckmin é um verdadeiro terremoto. O Tucano já contava com o seu PSDB e com PTB, PSD, PV e PPS. Soma a este grupo PP, PRB, DEM, PR e SD. Legendas menores devem ser atraídas. Pode ter como vice o empresário Josué Alencar. Tudo indica que este movimento foi tabelado com o Palácio do Planalto. A adesão do PMDB vai ser medida milimetricamente. Pode interessar ao campo conservador uma candidatura de “Cristiano Meirelles” que “mate no peito” o governo Temer. A pressão sobre Álvaro Dias será monumental. Resolvido o Centrão, o próximo passo será avançar no sul do país e resolver São Paulo. Colocar Skaf como senador de Doria faria do maior estado brasileiro um grande comitê de Geraldo. Alckmin isolou numa tacada só Bolsonaro e Ciro. O Capitão resistirá e prosseguirá isolado? Esta será uma avaliação feita “no pulso” pelos Tucanos: destruir o fascista ou preservá-lo como adversário ideal para o segundo turno? O movimento irá muito além dos partidos. Unirá toda grande mídia. O capital financeiro entrará com força sob a batuta de Pérsio Arida. O setor produtivo verá em Josué seu lugar no projeto. O agronegócio não vacilará. Evangélicos darão musculatura popular ao picolé de chuchu.
Os setores antinacionais e antipopulares do judiciário e do MP, que flertavam com Bolsonaro, serão inevitavelmente arrastados.”

De fora

Téo Vilela nega ser candidato ao governo ou a suplente de senador: “Soube por terceiros que esse assunto entrou na pauta deles lá… Vou ajudar de todas as formas possíveis a candidatura do Alckmin, como Brasileiro, como Amigo e como Tucano. Mas candidatura minha a qualquer cargo está fora de cogitação!”

Opções tucanas

O prefeito Rui Palmeira, presidente do PSDB/AL, conversou com Fernando Collor (PTC/AL). Um dos assuntos foi a possibilidade de o senador concorrer ao governo, encabeçando o grupo de oposição. A alternativa de Rui é a candidatura do vereador e correligionário Eduardo Canuto, que encarar Renan Filho.

Meta difícil

Adverte Bernardino Souto Maior, em seu blog, que dificilmente, apesar de favorito, Renan Filho irá conseguir repetir o feito de Divaldo Suruagy, em 1994, quanto foi eleito governador com 79,39% dos votos. “O melhor patamar que Renan Filho teve nas pesquisas foi de 49%, segundo o Instituto TDL, em junho”, lembra o jornalista.

Proposta

Site “Diário do Poder”, sobre Givago Tenório: “O novo senador alagoano reconhece: ‘No Brasil, as políticas públicas avançaram muito nos últimos tempos, mas é preciso fazer mais para corrigir distorções seculares entre a parte mais favorecida do País e a região do Nordeste, em especial o nosso Estado de Alagoas’.”

Compromisso

Prefeito Rogério Teófilo ao garantir que, se a justiça autorizar, irá liberar 60% dos precatórios do Fundef para rateio entre professores: “Arapiraca foi o primeiro município no Nordeste a dizer que 60% dos recursos do precatório iriam para os professores. Só precisamos da determinação judicial para cumprir a promessa”.

Opinião

De Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República pelo PSL, sobre Geraldo Alckmin: “ Ele juntou a alta nata de tudo que não presta no Brasil ao lado dele. Ele é um general sem tropa porque 40% dos deputados que compõem esses partidos [centrão] têm um compromisso de governabilidade, sem o toma lá da cá, conosco.”

*Feriadão: as principais centrais sindicais brasileiras anunciam o Dia Nacional de Lutas, para 10 de agosto, em defesa do emprego e da aposentadoria e contra a reforma trabalhista. Não por acaso a data cai numa 6ª feira, emendando com o final de semana.

*Pela 70ª Reunião Anual da SBPC a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa exibe hoje a mostra fotográfica “Serra da Capivara – os mais antigos vestígios da povoação na América?”, no estande do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo, na Ufal.

* “Musical Renato Russo” é atração hoje, a partir das 20 horas, no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções de Maceió. O musical-homenagem tem como intérprete o ator Bruce Gomlevsky. O espetáculo apresenta 22 canções de Renato Russo.

*Após manutenção, a Academia Maceió, administrada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, retomou suas atividades, na orla de Jatiúca. Inaugurada em 2015, conta com 20 equipamentos para a prática esportiva ao ar livre, à beira mar.

*Faleceu domingo passado, aos 73 anos, na cidade de Triunfo, Pernambuco, de onde era natural, o ex-jogador Ednaldo André de Souza. “Dida” foi zagueiro central do CSA, ASA, e CSE, além de Galícia (Bahia), Icasa (Ceará) e Central (Pernambuco).

*Hoje, a partir das 20h30m, no Estádio Rei Pelé, CRB e Criciúma se enfrentam. Os dois clubes precisam da vitória a qualquer custo. O CRB tem 18 pontos ganhos, enquanto o Criciúma tem apenas 16 pontos e é primeiro da zona de rebaixamento.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

Albert Einstein

Cientista alemão