Flávio Gomes

22 de julho de 2018

Variações do lulopetismo

Do advogado José Maria do Couto Moreira: “Os lulopetistas – as ocasiões os favorecem – estão se transformando em verdadeiros espadachins da dialética, pois levantam todas as teses e alguns acontecimentos de que Lula é personagem para redimir os erros do ex-presidente, e tornaram-se, com este exercício diário, verdadeiros e invejáveis especialistas da generalidade. Desviam-se do centro. Não conseguem atestar numericamente ou faticamente as suas façanhas, mas banham-lhas de impessoalidade, legalidade, moralidade e outros princípios mais que as fazem imunes a um eventual ataque à sua ilibada conduta. Por vezes querem compará-lo a Getúlio ou a Juscelino. Alto lá, o legado de ambos não são míticos, mas verdades históricas palpáveis. O juízo sobre Lula, se positivo, só poderá ser reconhecido pelo tempo. Até lá, não há evidências que autorizem aplauso. E, para impacto da verdade lulopetista, alguns parlamentares, visando exporem sua solidariedade político-partidária, decidiram acrescentar a seus nomes um novo patronímico (possivelmente sem dispor do necessário registro público), que é o de Lula (uma antonomásia ?) pelo qual o ex-presidente se anuncia há dezenas de anos, facilitando a eles comporem-se com a linhagem do nobre cavalheiro Luiz Inácio. Seria muita nobreza não fosse o ridículo que incorrem estes cavalheiros.”

É pra valer

O que parecia brincadeira acabou em coisa séria: o vereador Eduardo Canuto (PSDB) é hoje o nome mais viável, na oposição, para encarar o favorito Renan Filho (MDB) na disputa de governador. Ele prioriza uma candidatura de deputado federal, mas diz estar disposto a encarar o desafio, se seu grupo assim desejar.

Lastro

Líder de Rui Palmeira na Câmara Municipal de Maceió há seis anos, Canuto tem apoio incondicional do prefeito e, pelo seu amplo relacionamento, também bom trânsito com PP e DEM, parceiros do PSDB. Já ganhou apoio público de Rodrigo Cunha, candidato ao Senado, e tem a simpatia até de Heloísa Helena (Rede).

Risco

Rui Palmeira, presidente regional do PSDB, precisa ajustar seu partido em busca de uma pacificação com o PP do senador Benedito de Lira. Caso contrário, a candidatura de Rodrigo Cunha ao Senado pode perder tempo precioso de rádio e TV. O PP continua incomodado com o auto-isolamento político de Rodrigo.

Petardo

Informa o site “O Antagonista” que o senador Romero Jucá, presidente do MDB e líder de Temer no Senado, rebateu os ataques de Renan Calheiros a Henrique Meirelles: “Renan quer ser assecla do PT. Essa aliança já se exauriu. Quem está contra o Meirelles defende a covardia. O maior partido do Brasil não pode sentar no colo do PT.”

Calabar

Calabar, herói ou traidor? Esse é o ponto central do julgamento simbólico de Calabar, neste domingo, em Porto Calvo, sua terra natal, pelos 383 anos da morte do personagem histórico. Na acusação, o procurador de justiça Geraldo Magela Pirauá; na defesa, seu irmão, Ney Pirauá; como magistrado, o juiz de direito Ney Alcântara.

Opinião

Kennedy Alencar: “Candidato a presidente mais consistente politicamente no campo de centro-direita, o tucano Geraldo Alckmin avança na disputa ao fechar o apoio de cinco partidos: DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade. As siglas fazem parte do chamado Centrão, grupo de legendas conservadoras que costuma votar unido no Congresso.”

*A família do médico Ismar Malta Gatto manda celebrar neste sábado missa do 7o dia do seu falecimento. Será às 9 horas, na Igreja da Paróquia de São Pedro, Ponta Verde. Além de médico, Ismar Gatto era reconhecido por sua atuação na área cultural.

*O prazo para inscrever filmes em curta-metragem no Circuito Penedo de Cinema segue aberto até a próxima 2ª feira, 23 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em uma das três mostras competitivas dos eventos que integram o Circuito.

*A Middô Eventos vai relembrar os maiores sucessos de  Reginaldo Rossi, com um show do grupo The Rossi, que o acompanhou por mais de 25 anos. O “Tributo ao Rei” será neste sábado, 22 horas, na Middô Eventos. Contato: 99981.4018 (Dinho).

*Palestras, oficinas, brincadeiras educativas, aulas temáticas, minicursos e DJ para animar a turma. Assim vai ser a 3ª edição do Corujão Microcamp, das 19 horas deste sábado até às 7 horas da manhã de domingo, na unidade Microcamp de Arapiraca.

*O Parque Municipal de Maceió contará, a partir deste domingo, com um novo projeto cujo objetivo é a promoção da qualidade de vida de um público especial: os idosos. O “Domingo da Feliz Idade no Parque” acontece das 8 às 12 horas. Aberto ao público.

* Vindo de duas vitórias consecutivas, o CRB tem neste sábado um jogo que pode consolidar sua recuperação: encara o Juventude, às 16h30m, em Caxias do Sul. Ganhar, mesmo fora de casa, é uma imperiosa necessidade para o clube alagoano.

“A Justiça do Trabalho foi aparelhada pelo PT”

Eliana Calmon

Ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, em entrevista ao jornal “O Estado de Minas”