Flávio Gomes

18 de julho de 2018

“Racha” na defesa de Lula

Jornalista Gerson Camarotti: “O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, saiu de um grupo de Whatsapp composto por advogados e políticos ligados ao líder petista sugerindo estar sendo alvo de ataques feitos por aliados, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews. Em mensagem ao grupo, Zanin disse que ao longo do tempo ele e a advogada Valeska Teixeira, sua sócia e esposa, tiveram que aturar o chamado ‘fogo amigo’. Offs e mais offs e sugestões de pautas marotas de pessoas que à luz do sol juram amor a Lula e à sua liberdade, mas que nas sombras estão dispostas a qualquer coisa’. A atitude de Zanin veio depois do advogado Eduardo Pertence, filho do ex-ministro do Supremo Sepúlveda Pertence, comemorar a absolvição de Lula e do banqueiro André Estevesnum processo que investigava possível obstrução à Justiça. Após a comemoração, Eduardo Pertence disse: ‘tchau Valeska, tchau Zanin!!!! Não precisamos de vcs para ter qualquer tipo de protagonismo! Meu pai é e sempre será maior que vocês’. Em seguida, deixou o grupo. O racha na defesa de Lula começou depois que o advogado dele no Supremo, ex-ministro Sepúlveda Pertence, defendeu no STF a tese de uma prisão domiciliar para o ex-presidente. Zanin discordou publicamente da estratégia e provocou um mal-estar entre os advogados que formam a equipe.”

Na canela

Do senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL), em entrevista à jornalista Marcela Mattos, na revista “Veja”: “Excetuando-se o período da atual procuradora-geral da República, tivemos nos últimos anos dois gângsteres à frente da PGR: Roberto Gurgel e Rodrigo Janot. Eles fizeram da Procuradoria um antro de chantagem.”

A favor contra

Gabriel Mousinho, site Alagoas 24 Horas: “Delegados do MDB estão recebendo uma gravação feita pelo senador Renan Calheiros, pedindo que eles votem, no próximo dia 2 de agosto, contra a candidatura de Henrique Meirelles à presidência da República… Renan diz que quer o MDB livre ‘de candidatura presidencial que nos encolha’.”

“Vaquinha”

Do pré-candidato ao Senado, deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), sobre sua plataforma de financiamento coletivo de campanha, uma “vaquinha” que pode receber valores de pessoas físicas a partir de R$ 10,00: “As nossas ações vão continuar sendo de baixo custo, focadas em criatividade e no engajamento popular”.

Mudança no TJ

O desembargador Alcides Gusmão foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, biênio 2019-2020. Demais dirigentes: Fernando Tourinho, corregedor-geral da Justiça, e Elisabeth Carvalho, vice-presidente. Washington Luiz e Celyrio Adamastor Accioly passarão a integrar o Conselho Estadual da Magistratura.

Registro

O Movimento “Sou Advogado”, alegando “aflitivo silêncio da OAB/AL”, manifestou repúdio por “infelizes menções genéricas, abstratas e imprecisas veiculadas pela imprensa ao explicitar que ‘Advogados são suspeitos de ligação com facções criminosas em presídios’, que “atinge a honra e o bom nome de todos os advogados alagoanos”.

Opinião

Site “O Anagonista”: “A menos de três meses das eleições, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), não tem oposição… o filho de Renan Calheiros comemora o apoio dos 15 partidos de sua base para se reeleger. O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) ensaiou entrar na disputa, mas acabou optando por tentar a reeleição.”


*Faleceu ontem, aos 54 anos, Inês Pacheco. Economista, com Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, foi Secretária da Agricultura e atuou no Sebrae e na FAO e o Ministério da Integração Nacional. Sempre discreta e eficiente.

*O Ministério Público participa hoje de reunião entre moradores dos conjuntos do Graciliano Ramos e Village Campestre, Prefeitura e donos das empresas dos ônibus. Vão tratadas das mudanças do itinerário das linhas que servem aos dois conjuntos.

*O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas abriu inscrições para o processo seletivo de estágio em Administração, Comunicação Social (Jornalismo), Direito e Tecnologia da Informação. Até 31 de julho, em www.prt19.mpt.mp.br.

* O Instituto Federal de Alagoas está com inscrições abertas para o preenchimento de 371 vagas em cursos superiores ofertados pela instituição. Do total, 344 para ingresso por transferência externa, interna ou equivalência e 27 remanescentes do Sisu 2018.

*O Teatro Deodoro recebe hoje a peça “Um Inimigo do Povo”, de Ana Sophia Produções e Grupo Cena Livre. É uma obra clássica de Henrik Ibsen. A partir das 19h30m, como parte do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato.

*Fica em cartaz somente até hoje, no Memorial à República, na Avenida da Paz, a exposição “Futebol e Arte”, que tem a participação de 30 artistas visuais alagoanos. E como temática a Copa do Mundo. Visitação gratuita, das 9 à 17 horas.

“Toffoli vai soltar Lula em setembro”

Eliana Calmon

Ex-ministra do STJ, advertindo, na revista “Crusoé”, que Antônio Dias Toffoli, futuro presidente do STF, irá soltar o ex-presidente Lula assim que assumir