Edmilson Teixeira

13 de julho de 2018

Traipu- coisa da política!

A ex-prefeita Conceição Tavares que deu tudo de si para eleger o primo Eduardo Tavares prefeito de Traipu na eleição de 2016;  apoiará agora a reeleição do federal Marx Beltrão (PSD). Sabe-se que Eduardo Tavares renunciou o cargo no início deste ano, com o propósito de disputar uma cadeira federal; isso sem o apoio da galega prima, que vive ameaçada de ir para xadrez, por conta de denúncia na Justiça feita pelo o próprio ex-prefeito, que encontrou uma série de irregularidades no governo da prima.

 

Palmeira dos Índios

Informações dão conta de que o ex-vereador Sérgio Passarinho pode assumir a Secretaria de Irrigação e Desenvolvimento Sustentável de Palmeira. “Ainda não há nada definido, mas existe a possibilidade; visto que Sérgio tem acompanhando o prefeito Júlio Cezar nesses últimos dias” disse um informante. A pasta era comandada por Luciano Monteiro, que se desincompatibilizou para possivelmente concorrer nessas eleições ao cargo de deputado estadual pelo Avante.

Oposição

Como vereador Sérgio Passarinho desempenhou um bom trabalho no Legislativo e tem se destacado como apresentador de programa político numa rádio FM local. É bom salientar que ele disputou a reeleição no pleito passado pela coligação no bloco da então adversária de Júlio Cezar, Verônica Medeiros. Na verdade, de tempos em tempos, a política tem requintes surreais, vide supostas alianças quando adversários tornam-se possíveis aliados.

Colônia Leopoldina

De autoria do vereador Franklin Amorim, prefeito Manuilson Andrade acaba de sancionar Lei que viabiliza  auxílio para ajuda de custos para atletas do município que habitualmente se deslocam  para diversas competições amadoras fora da esfera de Colônia. .

Colônia Leopoldina II

Com a lei já em vigor, a Prefeitura assume a missão de custear as despesas com inscrição em competição, hospedagem e transporte terrestre para os atletas competidores. Na verdade a Lei garante esse auxílio em quaisquer competições ou etapas esportivas.

Jacuípe

A Promotoria de Jacuípe solicitou ao delegado do município a abertura de um inquérito policial, a fim de apurar uma denúncia de crime de peculato praticada na autarquia previdenciária do município. A solicitação veio junto com a abertura de investigação do Ministério Público Estadual (MPE/AL), publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. A denúncia foi protocolada no órgão estadual dando conta de que o presidente do órgão reteve indevidamente valores referentes ao desconto de empréstimos consignados de servidores, sem repassá-los à instituição financeira credora.

Rádios

Foi aprovado na terça-feira, Projeto de Lei do Senado que aumenta a potência de transmissão para rádios comunitárias. A proposta segue para a Câmara dos Deputados. A proposta estabelece aumento da potência para até 150 watts, com altura irradiante não superior a 30 metros e possibilidade de acesso a dois canais específicos em nível nacional para as emissoras em frequência modulada. Praticamente nos 102 municípios alagoanos, existem esse tipo de emissora.

Água Branca

A Prefeitura está anunciando para os dias 3,4 e 5 do próximo mês,  a programação da 15ª edição do Festival de Inverno. Entre as atrações: Luanzinho Moraes e Luan Estilizado, The Fevers, Forrozão das Antigas e Banana Nativa, Fabinho Pressão, Gatinha Manhosa e Jonas Esticado. Além destas bandas, o festival contará com a participação da Orquestra Nostalgia e atrações musicais da cidade.

Pipeiros

Prefeitos de  Craíbas, Coité do Noia, Igaci, Girau do Ponciano, Quebrangulo, Traipu e Lagoa da Canoa estão sendo orientados pela AMA, a fim de providenciar todo um levantamento cabível, no sentido de sensibilizar o governo federal a garantir a retomada da operação carro pipa. Esses municípios foram descredenciados do Programa, porque Brasília  entendeu que nas devidas regiões teve recentemente caídas de chuvas. Outros 30 municípios alagoanos escaparam do corte federal.

Quadro geral

Hoje o Exército Brasileiro atende 95 mil pessoas, com 140 caminhões pipa nos 30 municípios que possuem decreto de emergência com vigência até agosto desse ano. Para que esses municípios não percam o abastecimento pela operação, AMA e a Defesa Civil do Estado realizarão um mutirão para elaboração de um novo decreto de emergência por seca, na próxima segunda-feira, dia 16, com todos os coordenadores municipais das defesas civis.

 

Santana do Ipanema

Esta semana o prefeito  Isnaldo Bulhões, recebeu as visitas do suíço medical officer da Organização Mundial da Saúde, Moazzam Ali, do consultor em Saúde Reprodutiva da OMS, Adriano Tavares e da consultora nacional de saúde da mulher da Organização Pan-Americana da Saúde, Mônica Reis. Debateram  sobre o Serviço Sentinela entre a rede básica de saúde e o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues.

Procedência

Na verdade Santana do Ipanema tem o status de município sentinela, na implantação da saúde reprodutiva e na diminuição dos casos de zika-vírus, sendo destaque para a OMS.
Isnaldo Bulhões destacou que foram implantados os testes para todas as gestantes do município, fortalecendo o serviço de saúde.