Flávio Gomes

12 de julho de 2018

O risco Toffoli

Joaquim Falcão, em “O Globo”, sobre a tentativa do PT de tirar Lula da cadeia: “O maior concorrente de Lula e do PT, nestas eleições, não é Ciro Gomes, Marina Silva, Geraldo Alckmin ou Jair Bolsonaro. O maior concorrente é o atestado de réu por corrupção passado pelo Poder Judiciário. Como contestar esse atestado? O marketing judicial, patologia da democracia, tem sido nestas eleições tão importante quanto foi no passado o marketing eleitoral. Este foi o maior desafio. Rachar o Judiciário, colocar dúvida no eleitor. Lula seria candidato perseguido, em vez de ser réu condenado. Foi essa a mensagem vitoriosa? O tiro saiu pela culatra? Em Brasília, muitos temem a próxima viagem do presidente Michel Temer à Africa do Sul, no fim deste mês, para a reunião dos países que formam os Brics. Rodrigo Maia e Eunício Oliveira não vão assumir a Presidência. Tornar-se-iam inelegíveis em outubro. A ministra Cármen Lúcia assumiria a Presidência da República. Seu vice, o ministro Dias Toffoli, será presidente do Supremo por alguns dias.Uma nova janela de oportunidade se abriria para a defesa de Lula. Peticionar a Toffoli para beneficiá-lo? Acredito que não. Seria desestabilizar por antecedência a gestão de Dias Toffoli no Supremo. Rachá-lo de vez. Mas o fato é que a instabilidade decisória do Judiciário é a nova forma de poder. Poder fugaz. Até mesmo de um juiz de plantão.”

Liberado

Por recomendação do Tribunal de Contas da União, o Ministério da Integração Nacional garantiu a retomada das obras do trecho IV do Canal do Sertão, em Alagoas. Serão liberados R$ 226 milhões para a conclusão dos serviços. O Canal do Sertão, que já tem 93 km prontos, ganhará outros 30 km, até São José da Tapera.

Dom Quixote

Na luta para trocar a Assembleia Legislativa pelo Senado o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) tem feito campanha praticamente sozinho, sem vinculação a políticos. Duas raras exceções são os prefeitos Rui Palmeira, de Maceió, e Rogério Teófilo, de Arapiraca. Ainda assim, Rodrigo Cunha está bem avaliado.

Convergência

O inusitado é que em Arapiraca Rodrigo Cunha tem os apoios de Rogério Teófilo, atual prefeito, e de Célia Rocha, ex-prefeita e principal opositora da atual administração do município. Sempre que tem oportunidade Célia não economiza críticas a Rogério, mas tem sido só elogios a Rodrigo, a quem apoia para o Senado.

A pedidos

O prefeito Rui Palmeira atendeu ao Ministério Público Estadual e ao MP de Contas, ao intervir no transporte público de Maceió, “em virtude da inadequação da prestação dos serviços de operação e manutenção”. Ricardo Wanderley, presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados, será interventor, por 180 dias.

Lamentável

Do médico Hemerson Casado Gama, ao confirmar o encerramento das atividades do instituto que leva o seu nome: “Há quatro anos venho assumindo os compromissos da entidade, mas não consigo mais continuar mantendo-a, pois a ELA é uma doença muito cara, e atualmente a minha família vive de doações de amigos.”

Opinião

Do Fórum Nacional de Juízes Criminais: “O FONAJUC entende que a prisão do ex-presidente Lula é constitucional e legal, sua condenação criminal foi confirmada em segunda instância, autorizando o cumprimento do mandado de prisão e o início da execução provisória da pena, ainda que haja recurso para instância superior”.

 

*Jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva: “O ministro Gilmar Mendes arquivou inquérito contra o senador Jorge Viana (PT-AC) inconformado com o que chama de ‘prazo irrazoável’ de duração da investigação, que se arrastava há mais um ano.”

*O cantor Lourenço, acompanhado da Banda L4, é a atração de hoje no Sesc Poço, pelo projeto Quintas no Poço, a partir das 19h30m, com repertório de música brasileira. O acesso é gratuito, tanto para comerciários como para o público em geral.

*O projeto Sonora Brasil, do Sesc, apresenta hoje, 20 horas, no Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho, em Marechal Deodoro, a  Banda Manauense (AM) e a  Filarmônica Aconchego. Às 10 horas haverá oficina de tuba, trombone, trompa e trompete.

*O Grupo Teatro Popular de Ilhéus (BA) apresenta o espetáculo “Medida por Medida” hoje, na Praça Ceci Cunha, em Arapiraca, e sábado, 14, na Praça Multieventos, Maceió. Sempre a partir das 19 horas e com acesso gratuito para o público.

*A Semana Mundial do Rock será festejada, de hoje a sábado, no Parque Shopping Maceió. Hoje e amanhã, das 17 horas à meia-noite, tem Vila Gastronômica, Rock Store e Palco Pub Fiction; sábado, 17 horas, tem o Rock In Park, com várias atrações.

* O Complexo Cultural Teatro Deodoro abre hoje, 19 horas, no primeiro piso, uma exposição do artista alagoano Coco Ferrez. A visitação ocorre até 26 de agosto, das 8 às 18 horas. O acesso do público é gratuito para conhecer as obras do artista.

“Nunca houve uma decisão minha que não fosse confirmada pela turma ou pelo pleno”

Gilmar Mendes

Ministro do Supremo Tribunal Federal