Flávio Gomes

7 de julho de 2018

Troco uma centena de corruptos

Percival Puggina: “Faríamos bom negócio se trocássemos 100 corruptos por um STF decente. Com um Supremo formado por juristas de alto nível, juízes de verdade, conscientes de seus deveres e responsabilidades, ficaríamos livre desse flagelo que mantém a nação em sobressalto. E os corruptos acertariam suas contas com a sociedade porque é isso que acontece quando as instituições funcionam. Não estou sendo sarcástico. É incalculável o montante dos prejuízos que esse STF vem causando à política, à moral do povo, à credibilidade das instituições, à segurança jurídica e à estabilidade necessária ao funcionamento regular da economia. Não há adjetivo polido para a conduta do ministro Dias Toffoli na sessão de 26/06 da Segunda Turma do STF. A finalidade da sessão era abrir as portas da liberdade a um grupo de condenados da Lava Jato com culpa confirmada pelo TRF-4. No lote, para disfarçar, o ex-chefe José Dirceu. A ideia do trio Toffoli, Lewandowski e Gilmar era romper o entendimento colegiado da corte sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Sabem todos os ministros, sabem os advogados dos presos, sabem os condenados, sabe o Brasil que prisão após o trânsito em julgado de sentença condenatória é sinônimo de liberdade eterna para quem roubou muito. E um tanto mais breve para quem roubou pouco. É uma liberdade alugada com dinheiro das vítimas.”

Tem mais

O apoio de Célia Rocha (PTC) à candidatura do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) ao Senado não é só questão sentimental, por ser ele filho da saudosa amiga deputada federal Ceci Cunha. A ex-prefeita de Arapiraca nunca nutriu, na verdade, muita simpatia pelo senador Renan Calheiros (MDB), concorrente de Rodrigo.

Justificativa

Deputado federal Maurício Quintella, candidato ao Senado, ao “Diário do Poder”, sobre a licença de 120 dias: “Para não me expor a levar faltas, preferi tirar licença para ficar full time aqui no Estado. Termina neste dia 7 a fase de inaugurações de obras, e começa a fase de planejamento, conversa com lideranças e prestação de contas”.

Confiança

Desembargador José Carlos Malta Marques, presidente do TRE/AL: “O processo eleitoral de 2018 será focado em quatro pilares: agilidade, segurança, transparência e imparcialidade. Com eles, garantiremos eleições seguras em todo o Estado e, se tudo correr como estamos planejando, teremos novamente um pleito tranqüilo”.

Restrições

A partir de hoje, e até a eleição, os Estados e a União não podem autorizar publicidade institucional, a não ser com prévia autorização da Justiça Eleitoral, em caso de grave e urgente necessidade pública. Também nesse mesmo período estão proibidos shows, eventos e inaugurações financiados com recursos públicos.

Agenda

Os municípios, que já investem nos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, podem ter mais recursos para incrementar tais ações, através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente. Detalhes serão apresentados na AMA na próxima 2ª feira, às 10 horas, a prefeitos e assessores da área de assistência social.

Opinião

Do apresentador José Luiz Datena, da Rede Band, pré-candidato ao Senado pelo Democratas em São Paulo: “Quando você liberta um político ladrão, quando solta um Zé Dirceu, que teria de cumprir pena, dá a perspectiva, pelo princípio igualitário da lei, de libertar amanhã um bandido do PCC, do crime organizado”.

*Será celebrada neste sábado, 8h30m, na Igreja de São Pedro, Ponta Verde, a missa do 7º dia por Marta Vasconcellos Bernardes, viúva do ex-deputado estadual José Bernardes, que também foi Secretário de Saúde e candidato a prefeito de Maceió..

*O Posto Avançado do Senac em Palmeira dos Índios promove, da próxima 2ª feira até 13 de julho, das 19 às 21 horas, a 1ª Semana de Empregabilidade, série de palestras ministradas pelo instrutor Caio César de Almeida. Informações em 3421.2563.

* Neste sábado, o Projeto Lazer Itinerante, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude,vai à Comunidade São Rafael, no Jacintinho, dentro da programação elaborada pela Prefeitura de Maceió. As atividades acontecem das 15h às 19h. 

*A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe) realiza neste sábado o 1º Simpósio Internacional da Primeira Infância, que abordará intervenção precoce, novas perspectivas e novos rumos. No auditório da Unit, das 8 às 18 horas.

*O Teatro Jofre Soares, do Sesc Centro, tem como atração neste sábado, 17 horas, a cantora Juliana Mascarenhas com o show “Maria Bonita”. A direção é de Kemersson Lemos. O Teatro Jofre Soares fica na Rua Barão de Alagoas. O acesso é gratuito.

*O programa “Aplauso” deste domingo tem como personagem a cantora Maria Creusa, uma das expressões da autêntica Música Popular Brasileira. Das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM, com pesquisa e produção de Givaldo Kleber.

“Foi Lula, preso por corrupção e lavagem de dinheiro, quem vetou a lei estabelecendo a obrigação de os sindicatos prestarem contas ao TCU”

Cláudio Humberto Rosa e Silva

Jornalista