Blog do Dresch

6 de julho de 2018

Paquistanesa Nobel da Paz no Brasil

A jovem paquistanesa Malaia Yousafzai, que em 2012 foi baleada na cabeça pelo Talibã e posteriormente recebeu o Prêmio Nobel da Paz, vai participar de um evento no próximo dia 9, em São Paulo, a convite do Itaú Unibanco, para discutir o papel da educação no desenvolvimento infantil das mulheres no Brasil. Participam ainda alunos de escolas públicas e representantes de ONGs e será transmitido pelas redes sociais do banco Itaú.

Nobel da Paz em SP 2

O atentado sofrido por Malaia, então com 15 anos, dentro de um ônibus escolar chocou o Paquistão e o mundo, porque ela defendia o direito à educação para meninas. A região é comandada pelo Talibã que não permite a educação das mulheres. Ela e sua família foram retirados do Paquistão e levados para o Reino Unido, onde conseguiu sobreviver e se recuperar. Voltou a estudar e após terminar o ensino médico começou a cursar filosofia, política e economia na Universidade de Oxford.

Nobel da Paz em SP 3

A sua recuperação e a sua determinação em continuar a luta pelo direito das mulheres a educação em todo o mundo, fizeram com que fosse escolhida para receber o Nobel da Paz em 2014, com apenas 17 anos. Hoje, Malaia é uma das principais ativistas mundiais que defendem o direito das meninas em estudar. Seu trabalho humanitário já a levou a diversos lugares do mundo onde esse direito é ameaçado.

 

Que a bancada nos socorra

Neste finalzinho de mandato, os nossos deputados e senadores ganharam uma ótima oportunidade de dizer a que vieram. Alagoas necessita de sua participação, rápida e efetivamente, para reverter a decisão do governo federal de cortar os recursos do Programa do Leite. Somente uma demonstração de união e de determinação da bancada, do Governo do Estado, dos dirigentes da cadeia produtiva do leite, pode forçar o Ministério do Desenvolvimento Agrário a reverter o corte das verbas que garantem o acesso de 80 mil famílias a um litro de leite diário, distribuídos há cinco anos e que representam um importante complemento nutricional. Ontem, em Major Isidoro, centenas de produtores de leite da região pediram ao governador Renan Filho seu engajamento nesta luta, acompanhando as lideranças a Brasília. Atualmente cerca de 180 mil pessoas estão vinculadas ao Programa do Leite, segundo assinalou o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas, Aldemar Monteiro, assinalando que o corte dos recursos é um desastre para toda a cadeia produtiva.

Clássicos do rock

A homenagem elaborada pela Orquestra Filarmônica de Alagoas ao Dia do Rock (12 de julho), não poderia ser melhor. Dividir o palco do Teatro Deodoro, as 20h de hoje (6) com uma baita banda de rock, apresentando o que dizem ser “duas linguagens em diálogo”. O maestro Luiz Martins garante que este é um concerto para todas as idades e gerações, com um passeio pela história do rock, de Elvis Presley a Iron Maiden e com paradas nos Beatles, Queen, Pink Floyd, Led Zeppelin e Aerosmith. Dá prá tu?

Clássicos do rock 2

O concerto desta sexta-feira faz parte da “Série Mundo”, onde a Filarmônica de Alagoas flerta com um público mais jovem, que não consome música clássica, mas ouve e até participa de diversas outras correntes musicais. No mês passado, o mesmo Teatro Deodoro lotou em duas oportunidades, com a orquestra apresentando as trilhas sonoras de filmes.

Restaurante português

Um novo atrativo passou a fazer parte da bela cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, a partir desta quinta-feira, 5. O restaurante Casa Aveiro abre suas portas com a típica culinária portuguesa comandada por Kátia Aveiro, uma cantora com 17 anos de carreira e 4 CDs gravados. Mas e daí? O detalhe desta história é que o investimento é do craque português Cristiano Ronaldo, que deu adeus à Copa da Rússia, mas que bancou o empreendimento e o entregou a irmã, Kátia que por isso deixou a música de lado.

 

Restaurante português 2

O cardápio foi todo elaborado pela família e assinado pela mãe, Dolores Aveiro, que cozinhando sustentou a casa e educou os filhos Kátia, Elma, Hugo e o caçula Cristiano Ronaldo. Suas receitas são utilizadas também em outro restaurante da família, o Cascata & Girassóis, que fica na Ilha da Madeira, em Portugal. Além do empreendimento econômico, Kátia e o irmão famoso, também têm investimentos no ramo imobiliário, tanto em Gramado como em Lajeado, cidade do Vale do Taquari, no Rio Grande.

 

 

  • A seleção brasileira de futebol está impulsionando as vendas de cerveja e carne, entre outros produtos em todo país. Segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados, as vendas de bebidas chegam a registrar alta de até 50% e de 20% as de carne, nos dias em que a seleção entra em campo.
  • E neste ano, com as festas juninas, especialmente aqui no Nordeste, os supermercados obtiveram um percentual de vendas acima da expectativa.
  • Nos dias de jogo, o consumo se concentra nos momentos antes da partida, sendo duas a três horas se o jogo é a tarde (como hoje), e com uma hora de antecedência se a partida é pela manhã.
  • As vendas de bebidas quentes, aperitivos e até de refrigerantes também aumentaram, mesmo sem alcançar a mesma proporção das cervejas e das carnes para churrasco.
  • Linguiças, frango, salame e bacon aumentaram em mais de 20% sua comercialização, assim como amendoim e pipoca que tiveram aumento de 25% nas vendas.